Programado para ser um dia de luta contra os muitos equívocos do Governo Federal, a sexta-feira de paralisações começou a ser sabotada antes mesmo de seu inicio


Ainda era sexta-feira (23) quando uma publicação do jornal Folha de S. Paulo informou que muitos sindicatos não adeririam os movimentos da ultima sexta (30). A reportagem explicava que muitos hesitaram por conta das recentes declarações do Governo sobre a permanência, ao menos por enquanto, da contribuição sindical. Há negociações para extingui-la gradativamente e isso, infelizmente, já agrada boa parte dos movimentos sindicais. Isso somado ao compreensível medo e receio da maioria dos trabalhadores com relação aos seus patrões e a manutenção de seus empregos suscitou em, apenas, mais um dia de movimentação contrária a Temer e seu Governo. Para os que não acreditavam ser possível piorar, os ministros do STF Marco Aurélio Mello e Edson Fachin ainda presentearam os movimentos com prêmios insensíveis e desoladores. 
 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)

Na quinta (29), um dia antes da “Greve Geral”, os metroviários de São Paulo decidiram em assembleia que não participariam dos movimentos. Os representantes dos motoristas e, os quase extintos, cobradores de ônibus também já tinham decidido não paralisar na sexta (30) por conta das muitas represálias da Prefeitura de SP, chefiada por João Dória, defensor das Reformas que, por meio de multas quase milionárias, vem influenciando as decisões dos trabalhadores do ramo.  


Represálias de todos os tipos enfraqueceram o dia que tinha tudo para ser de fortalecimento e amostra da luta que o povo, espero que em sua maioria, tem de travar com os atuais “representantes do Povo”. Com baixa adesão, a sexta de “Greve Geral” se deu, como de praxe, com pouca repercussão da mídia, exceto a independente, que se ativeram a publicar, já nos dias seguintes, os números pífios das muitas concentrações pelo Brasil afora.  Pouquíssimas pessoas foram às ruas ou paralisaram suas produções. Isto, mesmo em meio a uma semana em que as notícias advindas do Planalto central do País revelaram a obscuridade de todo o sistema republicano de coalizão. Na segunda (26), o envio da 1ª denúncia contra um presidente da República em exercício por parte da Procuradoria Geral da República que acusa Temer, nesta 1 ª denúncia, por crime de corrupção passiva. Na noite, quase madrugada, de quarta (28), a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou o texto-base da Reforma Trabalhista de autoria do senador Romero Jucá, “rei das surubas”, um dos maiores acintes ao trabalhador brasileiro desde a criação da CLTs, em 1943. Na mesma sexta-feira em que alguns milhares de pessoas foram às ruas contra o péssimo momento da Política nacional, o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, primo de Fernando Collor de Mello, comete o disparate de não aceitar o pedido de prisão contra o senador Aécio Neves e, não contente, ainda presenteou o País que manifestava com a liberação do retorno do senador às tribunas do Senado Federal. O senador que, para o ministro Mello, é “brasileiro nato, chefe de família, com carreira política elogiável” saiu ileso da epopeia produzida pela “Batista produções”, a melhor em gravações. 
 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)

Ainda na mesma sexta, da tal “Greve Geral”, o ministro, também do STF, Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo, um dia após o advogado do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, o da “mala”, ir a tribuna do plenário do STF, enquanto os ministros discutiam e votavam regras para homologação e relatoria de delações premiadas, no caso, a do empresário Joesley Batista da J&F, pedindo ao ministro que revisse sua posição quanto a prisão domiciliar de Loures.  O advogado expôs ao colegiado a situação, de acordo com ele, desumana de seu cliente que nem sol estava tomando. Então na sexta (30), o ministro Luiz Edson Fachin permitiu que Loures, ex-deputado gravado correndo com uma mala em que havia R$ 500 mil em propina, deixasse a prisão para aguardar as decisões processo em sua residência. 


Estamos tratando de um senador da República, com “carreira política elogiável”¸ gravado pedindo e ajustando o recebimento de propina, e planejado o assassinato de interlocutores do esquema. No mesmo pacote, um ex-deputado e ex-assessor do presidente da República gravado correndo, apreensivo, com uma mala que seria, segundo as investigações, entregue ao próprio presidente da República. Presidente este que também foi gravado esquematizando suas obscuras pretensões. Envolto a tudo isso, o Senado segue aprovando, sem aceitar discussão, a Reforma Trabalhista que, como tudo indica, tem tudo para ser sancionada ainda este ano. Após a votação de quarta (28), o projeto seguiu para o plenário do Senado com pedido de urgência na tramitação, onde precisa passar por dois turnos para a aprovação.   
 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)

Me espanta muito, vermos as ruas ou, até mesmo, as redes se acostumando com as manchetes de “crise” sem demonstrar qualquer tipo de organização. A pasmaria é espantosa. Temos passado por semanas agitadíssimas que, diferente da crise econômica, sim, são desmedidas. É algo que margeia, obviamente sem o mesmo brilhantismo e prazer, o surrealismo de Dali. Se numa semana em que vimos o que vimos, parte da população preferiu hesitar ou comemorar a possível manutenção do imposto sindical, invés de cobrar a falta de controle do País, e ministros da Suprema Corte optando por aliviar para notórios usurpadores, prefiro não dar uma de Nostradamus e imaginar os próximos dias. 


Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

1 comments so far,Add yours

  1. Realmente, um dos dias mais vergonhosos da história do país, não pela RESIGNAÇÃO da Classe Trabalhadora, até compreensível, mas sim pelos acintes bem citados. É um trágico momento do Brasil.

    ResponderExcluir