Brasileirão 2017 - Rodada 11 - Flamengo 2 x 0 São Paulo

Escalação
Renan Ribeiro; Araruna, Rodrigo Caio, Lugano e Junior Tavares; Jucilei, Wesley, Petros, Marcinho, Lucas Pratto e Cueva.

O jogo

Ceni montou a equipe com uma linha de três volantes no meio campo. Nosso meio-campista virou ponta. Na lateral direita Araruna retorna a jogar depois de muito tempo. Tinha tudo para ser um jogo complicado e foi. O primeiro tempo demorou para acontecer algo. O jogo foi truncado. Muitas faltas. Preciosismos de ambas equipes. O Flamengo ainda conseguia avançar e ameaçar. Até conseguiu marcar avançado. O SPFC por outro lado só perdia as jogadas acionadas pelo Araruna, os lançamentos eram imprecisos ou imediatamente rechaçados. Uma bola perigosa do São Paulo? Nenhuma! E o Flamengo? Dois gols. Um de falta de Guerreiro que cobrou brilhantemente. Outro gol de primeira executada por Diego após bela jogada no meio da área. Um logo em seguida do outro. questão de 5 minutos. Logo num momento que a partida estava mais equilibrada.

Começou o segundo tempo com a saída de Wesley e entrada de Denilson. O coitado é sempre jogado na fogueira. Ele entrou pela esquerda e Cueva ficou centralizado. As jogadas parecem um pouco melhores do que nos primeiros 45 minutos. Petros tentava avançar, Lucas Pratto muitas vezes teve que sair da área para buscar a bola, Marcinho pela esquerda fazia o que podia. No seu último lance a bola chegou em Lucas Pratto que ao girar para finalizar escorregou e a bola para as redes pelo lado de fora. Marcinho saiu para chegada de Wellington Nem. 

Mais desespero na defesa. Diego tentou algumas vezes, mas foi impedido pela sagacidade de Renan Ribeiro em defesas consecutivas. Na última a bola trava em Rodrigo Caio e chega mansa para o goleiro Tricolor. A resposta foi quase do mesmo jeito foi com Cueva ao receber livre e chutar cruzado, mas Réver afastou em cima da linha. Aos 30, saiu Cueva para entrada de Shaylon.  O Flamengo se fechou para armar contra-ataque e o SPFC avançou. Diego quase fez olímpico. Wellington Nem teve seu arremate de cabeça, mas saiu pela lateral e assim acabou o jogo.

Situação grave e pode piorar

Não foi um jogo chato. Foi um jogo ruim para o Tricolor que iniciou a partida com 3 volantes no meio-campo e jogando Petros para estrear apressadamente. Ele foi voluntarioso. O problema é ter com quem jogar próximo. Cueva estava perdido na ponta esquerda. Com quem vai arrumar as jogadas? Lucas Pratto que várias vezes saiu da área? Os dois gols não foram falhas do Renan Ribeiro que deu o sangue para que o placar não fosse maior. Só no segundo tempo que Ceni recebeu uma luz de discernimento e colocou Cueva em seu devido lugar. 

Wesley rende tanto quanto Cícero. O que está acontecendo? Araruna sempre perdia a bola. Marcinho e Denilson avançavam, mas eram facilmente marcados. O SPFC só tomou dois gols porque o Flamengo tirou o pé. Recuou. Não fosse assim seria muito mais complicado. Lucas Pratto se desdobrou pra ajudar. Quando finalizava a bola chegava tranquila ou era para fora. Que falta de mira desse São Paulo! O São Paulo entrou na zona do rebaixamento. Pisou na areia movediça. Difícil sair uma vez que se está lá. Principalmente para um clube que é gigante. Baixa a moral, baixa a confiança, bate a tristeza. Só morre ali no logo quem se desespera e se debate ou aceita e lá fica até ser dragado. Para sair disso é preciso mexer com a mente. Inteligência e fé! 

Nesta segunda-feira (03) a diretoria do SPFC demitiu Rogério Ceni do seu cargo como técnico. A mesma diretoria que o bancava no sábado, apesar de entender que era complicada a situação e por ser um ídolo do clube. Essa mesma diretoria tinha que mostrar a cara na mídia e assumir sua irresponsabilidade. Mas é sempre do mesmo jeito. É mais fácil alguém se desfazer um peão do que de um rei, comparando do jogo de xadrez. Só que o rei não governa sozinho. Possui bispos e torres poderosos. Onde eles estão agora? O presidente só está lá porque sua chapa o defendeu e o colocou lá. Onde estão todos eles agora?

Enfim... temos uma partida complicadíssima na Vila Belmiro no próximo domingo. às 19h. O Santos não está em boa fase também, mas a nossa é muito pior. Pintado irá comandar a equipe no clássico. O novo técnico assumirá depois do jogo. Há quem diga que alguém foi atrás de Dorival. É um bom nome? É! Dá para resolver assim que assumir? Não. Há de se ter um tempo organizar o time e sair jogo a jogo desse lodo. Se puder colocar cada peça em seu devido lugar e assim permanecer a confiança vai voltando. Não espero vitória contra o Santos, mas torço com todas as forças por um empate. O que já é muito.

Temos 27 rodadas, 81 pontos a conquistar. O elenco hoje é muito melhor do que grande parte dos que estão à frente. Só que a reação precisa começar logo. Que Deus ajude e a diretoria permita. Vamos em frente.

Rogério Ceni

Antes de encerra eu quero agradecer a disponibilidade e coragem de Rogério Ceni ao comando da equipe. Devia ser realmente seu sonho comandar o São Paulo. Assim que chegou ele mesmo pediu para ser cobrado como técnico. É assim que você deverá ser avaliado. O que parecia que caminhava perfeitamente no Paulista virou uma bagunça após eliminações consecutivas. 

Sua postura de apostar naquilo que acreditava é louvável, mas é mais ainda reconhecer  que o que não está certo precisa mudar. Isso não é demérito. É aprendizado. Quem nunca teve uma meta alta, traçou um caminho e teve que se reajustar para alcança-lo. Ceni, por mais excelente atleta que foi não era nada perto do que é ser um técnico. Você deixou seu curso lá na Inglaterra sem concluir. Veio assumir uma equipe que você ama. Trouxe uma pessoa como auxiliar que você conheceu há poucos meses. O mesmo cara que te abandonou dias atrás. Como você conseguiu aplicar isso numa equipe para pensar se daria certo?

Com time profissional não se brinca, não se faz teste nem estágio. Poderia ter concluído e futuramente trabalhar dois ou três anos em outra equipe menor, ou até mesmo na base do SPFC. Porque não o fez? Soberba? Talvez. Sei também que foi usado como objeto de politicagem do senhor Leco. Rogério Ceni não é bobo nem cego, mas caiu em seus próprios defeitos por amar o clube. Não foi correto o que o clube fez com você. Nem parte da torcida que o humilhou. Se irá seguir no caminho de ser um técnico então conclua seu curso, estude, trabalhe. Como minha avó dizia: É por baixo que se começa.

Foi prejudicado pela postura, pela falta de um elenco de qualidade e pela perdas de atletas. Que sim, são variáveis importantes. 

Rogério Ceni como atleta é ídolo de todos os são-paulinos e todos os que amam futebol. 
Rogério Ceni como técnico é um homem que precisa de apoio e orientação, assim como recebeu quando chegou com seu pai no dia 7 de setembro de 1990 ao São Paulo Futebol Clube. Obrigado por tudo!
Compartilhe:

João Paulo

Publicitário de formação, marqueteiro de profissão (rs) e são-paulino de alma e coração. Trabalhador, marido e pai de família. Paulistano.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours