Olá leitores do blog Jovens Cronistas estou de volta ainda mais defensor da educação e da arte como necessidades básicas para nossa reflexão como sujeitos.


A Onda referida no título é um filme alemão de 2008 dirigido por Denis Gansel. O filme se baseia no livro de mesmo nome do escritor Todd Strasser lançado em 1981, fazendo referência ao que aconteceu em 1969 na Califórnia. Já o filme Alemão questiona se existe a possibilidade de um regime Fascista e Nazista acontecer de novo na Alemanha.T

udo começa com o professor de humanidades Rainer Wenger (JürgenVogel) que mesmo inconformado em dar aula de Autocracia ao invés de Anarquia propõe um projeto à turma o qual deveria apresentar como as condições criadas poderiam influenciar no ideal fascista.

Durante a semana a turma escolhe um nome: "A Onda". O que era experiência, um estudo para ver se ainda era possível o fascismo conquistar adeptos, se torna um movimento, ele praticamente toma conta de toda a turma e escola.

Os estudantes têm um jeito de vestir e um símbolo. Saem nas ruas e deixam as marcas da Onda através de pichações e intimidações. Somente o jeito de pensar da Onda é válido. Até o professor, o senhor Wenger, se influencia com o modo de pensar fascista.

O que noto de mais preocupante é a personagem Tim que se deixa envolver demais nos ideais da Onda, chega ao fanatismo.

Essa personagem tem características de adoecimento psicológico ao meu ver e abraça o movimento da Onda de tal modo que a violência é justificável para defender o que ela representa.

No Brasil atual seja pela figura presidencial ou por religiosos que doutrinam não pela lei do amor mas pelo discurso do ódio e o adoecimento da população vivemos um movimento similar a Onda.

Ainda bem que assim como no filme nem todos abraçaram o ideal fascista, nem todos seguem o ideal fascista em nosso País.

Lembrando que o filme é baseado em um livro que tem como referência um acontecimento de 1969 nos Estados Unidos.

Estamos vivendo uma experiência não de uma semana como no filme, mas de dois anos com o agravante da pandemia.

Assista ao filme, leia o livro, e, antes de tudo, conheça a história, estude os tipos de governo que a humanidade já teve, procure o professor de história e sociologia.

Experiências desastrosas como o nazismo e o fascismo não podem voltar (veja o caso da Alemanha, Itália, Espanha).

Não caia nas histórias falsas de que o Golpe de 1964 foi bom.

Bom para quem? Ricos? Empresários que, como nos dias de hoje, em meio à pandemia e mortes estão visando o lucro?

Não acredite nas Fake News, notícias falsas pelo Whatsapp.

Vamos dar valor a vida, essa Onda vai passar.

Link para o filme no YouTube: https://bityli.com/piCV9



Se inscreva em nossos canais no Youtube: TV Jovens Cronistas com a análise dos fatos políticos do Brasil e do Mundo e no JC Esportes, com conteúdos esportivos e destaque para transmissões ao vivo. Dê sua opinião, que é fundamental, seu like e divulgue para os(as) amigos(as)!

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Insta @jcesportess e @jcronistas.
Compartilhe:

Edenbergue Lima Neres

Olá sou Edenbergue Lima Neres,sou soteropolitano, Professor de História, gosto de literatura e estou aqui falando um pouco sobre cultura, não sou especialista e como a grande maioria dos brasileiros não tenho uma condição privilegiada a ponto de desfrutar de maneira integral das manifestações culturais. No que estiver ao meu alcance apresentarei textos informativos e reflexivos sobre cultura nacional e internacional quando possível. Esta coluna não é uma coluna para falar de política,mas como a cultura também é política os textos tem certo aspecto político,a cultura muitas vezes foi usada para dominar,mas meu interesse é falar da cultura do nosso povo. Vai ter textos sobre música e outras manifestações artísticas.Ter ou não ter cultura é sinônimo para muitas pessoas de ter uma educação,ou um nível de conhecimento superior ao comum entre a grande maioria da população chamada de massa. Mas o conceito,o que dizem sobre cultura é muito amplo mas a pergunta que tentamos responder é :cultura é o que? Reflita e um grande abraço!

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours