A pretensa reforma ministerial realizada pelo presidente Bolsonaro realmente trocou peças nos ministérios das Relações Exteriores, Justiça e Segurança Pública, Casa Civil e Defesa, além dos responsáveis pela Secretaria de Governo e Advocacia-Geral da União (AGU). No entanto, o tabuleiro onde o jogo é jogado segue inalterado. Os jogadores, aqueles que manipulam as peças, mantém o poder de decidir as estratégias necessárias para avançar as “casas”.

O lobby do Congresso Nacional, sobretudo do Senado, pela saída de Ernesto Araújo do Itamaraty surtiu efeito. Ele saiu. Mas o escolhido, Carlos Alberto França, foi uma decisão exclusiva da junta que desgoverna o Brasil. Nenhuma influência dos atores que “pressionaram” pela exoneração. Já a Defesa segue com um militar, o interventor de outros tempos Walter Braga Netto. Na pasta de Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres chega com sua maior credencial, o de amigo de longa-data da família. De lambuja, o Centrão, de onde veio e para onde voltará Jair Bolsonaro, conseguiu emplacar a deputada Flávia Arruda (PL-DF) na Secretaria de Governo, porque Luiz Eduardo Ramos é o novo ministro da Casa-Civil. André Mendonça, cotado para a vaga de Marco Aurélio Mello no STF (ministro se aposenta em julho), volta à AGU.


Também nesta edição o mais novo projeto de lei do deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) e a escolha do juiz responsável pelos processos de Lula no DF.

De segunda a sexta, sempre na faixa das 21h, o JC Informa​​ é o seu ponto de encontro com os cronistas do JC e as principais manchetes do dia. Neste espaço, os destaques dão o tom da conversa comandada pelo cronista Pedro Araujo, editor de Política no Recife, com a participação, em rodízio diário, de Claudio Porto e Adriano Garcia, ambos editores de Política em São Paulo, e Ulisses Santos, editor em Porto Alegre.

Torne-se membro(a) do canal: https://bit.ly/3cs3Mfe​.

PIX: editorial@jcronistas.com.

IBAN: BR8733923798000000473970238C1.

Ajude-nos a alcançar a meta de 10000 inscritos na TV JC. Inscreva-se no canal, avalie os vídeos e ative o "sininho" para não perder nada.

Contribua com nossa Vakinha: http://vaka.me/469309​.

Assine, e apoie o projeto a partir de qualquer valor: https://apoia.se/jovenscronistas​.
Compartilhe:

Redação

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours