Nos últimos meses eu participei de seis publicações e posso participar de mais algumas nos próximos meses, são desde artigos científicos até o meu próprio livro que foi publicado em setembro desse ano. Não que eu ache tudo isso ruim, porém estou cansado. Minha rotina nos últimos meses foi de um aumento considerável de escrita e de trabalho, são lives, entrevistas e colunas que escrevo que tomam meu tempo. Conversando com meu terapeuta chegamos à conclusão que deveria parar um pouco, mas como fazer isso nos dias de hoje?


Vejamos, estamos no meio de uma pandemia ainda, pode parecer que não, mas estamos. Porém, eu e outras pessoas temos que seguir, é estranho pensar nisso, que não importa o quanto andamos o caminho parece nunca finalizado. Uma vez li um texto sobre felicidade, nele estava escrito que nosso sistema não é feito para que sejamos felizes, sempre temos que querer mais, seja ser mais magro, mais belo, mais rico ou mais esperto, sempre mais.

Eu não fujo da regra, quero escrever o mundo inteiro, quero trabalhar pelos museus e quero ter meu tempo de lazer, mas onde eu paro? Onde eu descanso? Tem dias que penso em parar um pouco, mas a culpa que sinto em não continuar me faz seguir em frente. Reforço que adoro escrever e contar histórias, porém não é apenas isso que enfrento, o que tenho são problemas que vão desde do macro como a Pandemia ou até o mínimo como precisar fazer algo num momento que não quero. Creio que a vida não é assim apenas para mim, quantos que estão lendo esse texto agora não queriam apenas parar e não fazer nada, você consegue?

Uma das atividades que mais me motivaram a continuar é o resultado, sabe quando eu escrevo uma coluna, por exemplo, e elas tem um público grande isso me deixa feliz, são cerca de quinhentas pessoas que leem meus textos todas semanas, isso me motiva a continuar. O mesmo é para a escrita de um livro ou um conto para alguma antologia, é fantástico ter as minhas histórias aprovadas ao ponto de serem lidas por alguém.

Fonte: Ronaldo Oliveira


É bom vencer, mas o que não nos contam é que nem sempre vencemos e buscar a vitória a todo momento pode ser frustrante e cansativo. Ser a pessoa que nunca desisti pode ser bem complicado, porém é necessário termos um objetivo, pelo menos para mim é. Eu não consigo viver sem ter algo para conquistar ou alcançar, não sei vocês, mas parece que a vida sem objetivo não tem sentido.

As realidades de cada um são complexas e cheias de momentos e situações distintas, porém parece que desde que nascemos somos programados para metas e não para viver. Eu não sei como parar, a roda do sistema vai continuar e parece que aqueles que param são esmagados por ela, pois todos os outros estão girando em uma corrida que não sabemos onde vai dar.

Acredito que seja importante parar um pouco, já escrevi outras vezes sobre esse assunto de focar no agora e meditação, entretanto acredito que seja bom reforçar que ninguém aguenta ficar ao máximo o tempo todo. Me conte nos comentários o que você faz para relaxar depois de uma intensa rotina.


Minhas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram


Sobre a Coluna


A coluna O Mundo é um Museu é publicada sempre às sextas-feiras.
Compartilhe:

Pablo Barbosa de Oliveira

Sou Museólogo e Escritor. Escrevo sobre cultura na Revista Pauta e no Portal Jovens Cronistas. Criador do Museu de Instagram do IAPI. Fã de Fantasia e Sci-fi.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours