Enfim, dezembro, é estranho essa sensação de ter passado por mais um ano, ainda mais um ano como esse. Parece que no dia primeiro de janeiro de 2021 teremos uma sobrevida, fico pensando como isso faz parte de ser humano, quando os ciclos acabam e pensamos que tudo será resolvido, infelizmente parece que não irá, as coisas serão ainda complicadas nos próximos meses, mas a ideia do texto de hoje é falar sobre o que foi 2020?



Primeiro que 2020 foi um ano cheio, mas cheio de situações acontecendo ao mesmo tempo. Crises e eleições políticas? Tivemos. Tensões internacionais entre países? Sim. Problemas e desastres naturais? Ocorreram. Fenômenos ligados ao esporte, arte e jogos eletrônicos? Sim. E é claro, foi o ano da Pandemia do Covid-19. Me recordo de dezembro de 2019 comentar com minha mãe sobre um vírus que estava atingindo a China, achava aquilo bizarro, mas sem preocupações. 

Então veio 2020, foi uma virada de ano muito boa para mim, logo no primeiro mês consegui um emprego, mas não qualquer emprego, era o emprego dos meus sonhos, poxa, com 24 anos, pouco tempo formado e trabalhando no lugar que sempre quis, o que poderia dar errado? Bem, se pudesse falar para mim mesmo de dezembro do ano passado iria dizer o que deu errado. Em março o mundo parou, em maio fui demito, o mundo entrou em crise, muitas empresas se viram em meio a essas decisões que alavancou o número de desempregados e eu fui um deles. 

Poderia pensar que o mundo me pregou um peça, bem na minha vez de brilhar uma pandemia mundial me puxa das estrelas, seria egoísta pensar isso, não fui o único prejudicado e muito menos fui atingido de uma forma que me deixou passando necessidades, por sorte tive apoio e consegui me manter nos meses que vieram e é assim até hoje. 

Vieram então os meses de ouro para mim, escolhi focar no que conseguia fazer, tinha um livro escrito pela metade, terminei ele, fiz um curso de inglês e também criei o meu xodó que tem mais de 5 meses, o Museu de Instagram do IAPI. E então ainda numa crescente vieram lives com minha participação — até o momento que escrevo essa coluna foram quatro — além disso, um artigo publicado sobre a Vila do IAPI em Porto Alegre. 

Ai em setembro a outra metade do meu livro já tinha sido escrita e editada, então, já pronto, no dia 20 lancei ele. Já escrevia minhas colunas e então as coisas foram mudando. Entretanto, ainda assim é complicado, mesmo com todos os feitos e conquistas, 2020 não é um ano fácil.


Fonte: https://startupi.com.br/2018/11/2020-sera-um-ano-fantastico-para-ti/

Escrevi meu segundo livro esse ano, aproveito os momentos que tenho para avançar, mas ainda assim é difícil, pois minha vida pode ter tido conquistas e tudo mais, mas o resto do mundo não e eu vivo nesse mundo. Foi um vai e não vai de um vírus que nunca sai, por incrível que parece os dias anteriores a feriados e eleições foram momentos de queda no número de infectados, por coincidência, dias posteriores o número dos leitos ocupados aumentava, parece um roda que nunca para. Ainda assim o que se viu foi o crescimento de usos de soluções milagrosas e fake News sobre o vírus, sua origem e a cura. 2020 pode ter sido o ano com momentos bons, mas o resultado e balanço geral desse ano é desolador.

Agora ele caminha para o fim, não teremos nunca mais o ano de 2020. Vai vir 2021, com problemas e situações que teremos que enfrentar, momentos ótimos e novos desafios. Porém, 2020 vai e nós ficaremos como seus sobreviventes.

Minhas redes sociais:

Facebook

Instagram

Twitter


Sobre a Coluna

A coluna O Mundo é um Museu é publicada sempre às sextas-feiras.
Compartilhe:

Pablo Barbosa de Oliveira

Sou Museólogo e Escritor. Escrevo sobre cultura na Revista Pauta e no Portal Jovens Cronistas. Criador do Museu de Instagram do IAPI. Fã de Fantasia e Sci-fi.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours