Venho batendo nessa tecla há muito tempo. É inegável que Jorge Sampaoli é um ótimo técnico. Também não há dúvidas de que ele sobra em terras tupiniquins. Mas o que devemos nos atentar é qual o preço para se ter um técnico de tal calibre.

Ele pediu ao já bem qualificado elenco do Palmeiras mais de cem milhões em contratações, pagar a altíssima multa do Santos cujo ele abandonou e não honrou o contrato e ainda trazer toda a equipe técnica dele. O Palmeiras no meu ver, foi inteligente ao desistir de contratá-lo. O clube acreditava que as cifras do treinador eram muito grandes para quem não aceitava diluir esses números em bônus de metas alcançadas. Para ele, o Palmeiras era incapaz de lutar por títulos com aquele elenco que havia ganho 3 campeonatos nos últimos anos.

No Galo o treinador hoje pôde diminuir a diferença para o líder São Paulo em apenas um ponto. No meu ver, mal conseguiu competir de igual para igual. O Galo hoje foi pouco inspirado para o Morumbi. 

Mas é aí que vemos uma diferença: O São Paulo de Fernando Diniz não gastou um centavo sequer com contratações, trabalhando de maneira magnifica com jogadores jovens enquanto o projeto de Sampaoli no Atlético Mineiro já beira os 150 milhões de reais, fora as altas cifras pelo salário dessas contratações + a comissão técnica e com o adendo de subaproveitar jogadores que venham da base (crítica já existente em seu trabalho no Santos).

O Galo joga bonito, intenso, com identidade. Mas mesmo assim não chegou perto de ser unanimidade nesse campeonato, tanto que oscilou e perdeu a liderança.

O Palmeiras que para o treinador não tinha time competitivo o suficiente (inclusive recusando o projeto da diretoria de subir jogadores daquela que vem se provando uma das melhores gerações de base dessa década), conseguiu até aqui se recuperar no campeonato mesmo jogando oito meses fora com Luxemburgo. E ainda é semifinalista da Copa do Brasil e Libertadores, mesmo não gastando nem sombra do que gastara nos últimos 4 anos. Isso com destaques da base como: Gabriel Veron, Gabriel Menino, Wesley, Patrick de Paula, Danilo e cia. 

Antes da saída para o Celta, o trabalho de Coudet no Inter era excelente. O time liderava o campeonato brasileiro mesmo com um elenco claramente inferior aos demais postulantes ao título. Fazia ótima libertadores e ótima copa do Brasil. Isso sem poder usar nenhuma das regalias que o seu compatriota tem nos times brasileiros que dirige/dirigiu.

O Santos que há tempos sofre com problemas financeiros e políticos no clube se afundou ainda mais com as altas cifras gastas em contratações para Sampaoli hoje goleou o Grêmio nas quartas da Libertadores e se classificando pras semifinais da competição em um trabalho primoroso de Cuca. Logo ele, o cara que há um tempo atrás foi remanejado para um patamar de técnico ultrapassado pela mídia e muitos torcedores de outros clubes. Mais que isso, a classificação foi marcada por protagonismo de jogadores da base como Sandry e Kaio Jorge, a mesma base que foi negligenciada por Sampaoli e pode gerar um alívio financeiro futuramente.

Foram 80 milhões de reais gastos em 14 jogadores. Todos para Sampaoli deixar o Santos vice campeão brasileiro, 16 pontos atrás do Flamengo. Ser eliminado nas oitavas da Copa do Brasil e o vexame que é ser eliminado precocemente Sulamericana pelo River Plate do Uruguai.

Esse texto não é feito de maneira destrutiva. Não é feito para dizer que o argentino não é um técnico acima da média no Brasil. Mas sim dizer que ele ainda deve no Brasil.

Jorge Sampaoli pode até encantar em campo em várias das partidas de seus times, mas suas qualidades não podem maquiar suas deficiências defensivas (especialmente em transições, contragolpes) que sempre acabam por punir seus times em eliminações pela forma que suas equipes atuam. Se seu jogo não dá certo, sempre coleciona goleadas por conta disso. Seja qual time ele treinou, ou dá muito certo ou ele vai ter momentos em que serão encaçapados por outro time. Especialmente em função de seu gosto pela variabilidade tática, estrategismo. Ele pensa e planifica muito bem determinadas partidas, mas por mudar drasticamente com frequência, comete erros que custam caro.

Para muitos, o melhor técnico em atividade no Brasil. Para mim, um bom técnico que necessita de muito mais que outros para poder trazer resultados que até agora não foram suficientes para se levantar uma taça. 

Diante do São Paulo FC ele mais uma vez não conseguiu entregar. Me pergunto até quando o treinador irá responder seus problemas com desculpas de que falta jogador e que não entregam as contratações que ele pede.


Se inscreva em nossos canais no Youtube: TV Jovens Cronistas e confira nosso novo canal exclusivo de esportes, o JC Esportes e nossos conteúdos esportivos, com destaque para transmissões ao vivo, dê sua opinião que é fundamental, seu like e divulgue para os amigos! 


Curta nossa página no Facebook: Jovens Cronistas!, siga-nos no Insta: @jcesportess e @jcronistas

Compartilhe:

João Paulo Travain

26 anos, formado em história na Universidade Estadual do Paraná-Campus Paranavaí. Amante de música, e futebol, sendo adepto fanático pela Sociedade Esportiva Palmeiras, a Juventus F.C e o Boston Celtics.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours