O fato aconteceu na última terça-feira (21),em uma chácara que possui um vasto terreno entre os bairros da Vila Constancia e Botujuru, na cidade de Campo Limpo Paulista. As queimadas para “limpeza” do mato é um problema constante na região. Com a capinagem realizada nos últimos dias, o dono do imóvel optou por atear fogo na vegetação por volta das 16h.
O incêndio teve uma rápida propagação por conta do vento forte e vegetação extremamente  seca- Victor Ricardo

Com o clima seco e os ventos característicos do outono, o fogo logo se alastrou facilmente pelo campo e, em poucos minutos, tomou proporções incontroláveis, colocando em risco, inclusive, três casas vizinhas próximas à Avenida Casa Branca. Além das chamas fortes, uma grande quantidade de fumaça tomou conta da região.
O fogo também atingiu uma área de mata fechada próxima à propriedade. O local já passou por um reflorestamento por se tratar de uma margem em torno de uma afluente do Rio Jundiaí. Gradativamente, o local tornou-se refugio de macacos e tucanos na região, e agora teve parte do seu ecossistema prejudicado pela atitude do proprietário.
A chacará possui acesso por uma rua de terra na altura do nº138 da Av. Casa Branca e outro acesso próximo ao número 69 da Rua Andradina. Duas vezes por ano realiza incêndios para limpar a vegetação presente no local.
Mais um incêndio que aconteceu recentemente na Estrada Faustino Bizetto, o pior da situação é que o aparelho que distribuí às redes telefônicas quase foi atingido- Victor Ricardo

Em tempos de Covid-19, a fumaça causada pela “limpeza” colocou em risco o sistema respiratório dos moradores que possuem algum tipo de problema pulmonar. Atualmente os gestores públicos da região de Jundiaí tenta conscientizar de todas as maneiras possíveis para que a pratica de incêndios propositais seja abolida do cotidiano dos munícipes.
Consultada sobre o ocorrido a Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista,  orientou que os munícipes denunciem as queimadas pelo setor de ouvidoria que pode acessado no link http://www.campolimpopaulista.sp.gov.br/ouvidoria/ouvidoria-campo-limpo-paulista.php ou ligue no 199 para acionar a Defesa Cívil, que tem funcionado como órgão de inspeção e de triagem para o Corpo de Bombeiros de Jundiaí.


Ressaltando que os incêndios propositais são proibidos conforme a Lei Estadual N° 10.547 de 2000.


Se inscreva em nossos canais no Youtube: TV Jovens Cronistas e confira nosso novo canal exclusivo de esportes, o JC Esportes e nossos conteúdos esportivos, dê sua opinião que é fundamental, seu like e divulgue para os amigos!

Curta nossa página no Facebook: Jovens Cronistas!, siga-nos no Insta: @jcronistas

Compartilhe:

Victor Ricardo

Apaixonado por esporte. Adoro ler,assistir e escrever. Minha maior satisfação é levar conhecimento sobre o futebol para você, meu caro amigo. Curta o nosso trabalho e estou à disposição para qualquer dúvida, elogio ou crítica. Forte abraço!

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours