O Brexit não rolou em 31/10, como vinha sendo defendido pelo premiê do Reino Unido Boris Johnson. O que vai rolar, mesmo, são as eleições gerais de 12 de dezembro próximo aprovadas pelo Parlamento na última semana. Na briga pelo voto dos britânicos, o próprio Boris, o trabalhista Jeremy Corbin e a figura por trás do plebiscito de 2016: Nigel Farage, do partido do Brexit. Pela segunda vez este ano os espanhóis vão às urnas para escolher seu novo primeiro-ministro. O encontro para definir os novos parlamentares está marcado para 10/11. Pedro Sánchez, do Partido Socialista e Operário da Espanha – PSOE, tenta manter-se no cargo sob forte desconfiança dos principais setores políticos do país. O líder o PSOE ganhou a eleição de 28/04, porém não obteve êxito constituir aliança e formar governo. Ao custo de 700 milhões de euros, as quatro eleições em quatro anos simbolizam período um tanto controverso de alguns ganhos sociais à base da sociedade espanhola e derrotas às bandeiras do campo à esquerda do país. Na América Latina, o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, começou a escolher seus ministros e já tomou algumas decisões: o país deve sair do Grupo de Lima e não mais reconhecerá a figura de Juan Guaidó como presidente autoproclamado da Venezuela. Manifestações em defesa do voto popular em Evo e Mesa tomam as ruas de províncias bolivianas, com paralisação de serviços rodoviários em regiões declaradamente de oposição ao presidente de origem indígena.

Pela primeira vez a prefeitura de Bogotá, capital da Colômbia, será governada por uma mulher. Cláudia Lopez, da Alianza Verde, ganhou as eleições municipais do último domingo 27/10. No Chile, milhares de pessoas seguem nas ruas mesmo após os anúncios de Sebastian Piñera. O pastor da Universal Uidimilo Veloso, preso na Costa do Marfim em setembro acusado de ter denegrido a denominação brasileira, foi libertado depois de forte pressão de populares na ilha de São Tomé e Príncipe. Estes e outros assuntos nesta edição do JC Internacional, com apresentação do cronista Claudio Porto.



Ajude-nos a alcançar cada vez mais inscritos na TV JC. Inscreva-se no canal, avalie os vídeos e ative o "sininho" para não perder nada.

Contribua com nossa Vakinha: http://vaka.me/469309
Assine, e apoie o projeto a partir de qualquer valor: https://apoia.se/jovenscronistas

Apoie por meio das seguintes contas bancárias:

Bradesco Ag: 99 C.C: 324035 - 5 | Adriano Garcia
Caixa Ag: 1103 Operação: 013 Conta: 20002-0 | Claudio Junior Porto Santos
Itaú Ag: 2777 C.C: 02351-2 | Claudio Junior Porto Santos

Faça parte de nosso grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Iy9Ns3kXPOS
Compartilhe:

Redação

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours