Amigos e amantes do Calcio! Estamos juntos mais uma vez, neste meio de semana, para comentar as classificações de Lazio e Atalanta para a decisão da Coppa Itália no próximo 15 de maio. O diagnóstico simples, como entrega o título, é que avançam as equipes que melhor jogaram, melhor propuseram o jogo nesta fase semifinal. Claro que a "justiça" no futebol se mede não por chances criadas, mas por quem mais coloca a bola na rede, mas nesta eliminatória, as coisas andaram juntas.


Mesmo jogando no San Siro, o Milan não fez por merecer a classificação e com a derrota por 1 x 0 ante a Lazio acabou eliminado em casa. Foi um jogo onde nem parecia que o time de Gattuso atuava em casa. Sem repertório, as principais possibilidades de gol foram criadas ao longo de toda partida pelos visitantes. Piatek muito isolado praticamente não pegou na bola e as raras tentativas se resumiam em "dar a bola em Suso pra ver se acontece alguma coisa". Evidentemente não funcionou.

Na etapa final o Milan sentindo a responsabilidade por atuar em casa, foi com mais veemência pra cima e num lance onde perdeu o gol no ataque, sofreu um contragolpe mortal que rendeu a eliminação. Jogados doze minutos, contragolpe concluído por Joaquin Correa pra colocar a equipe da capital em uma vantagem absolutamente desconfortável, visto que á partir daquele momento o time rossoneri precisava virar o jogo para conseguir a classificação.

Minutos depois o Milan, na coisa da empurrança, como diria o VSR, até conseguiu empatar com ele, Cutrone. Mas o atacante estava em posição de impedimento e o gol foi invalidado. O time até tentou manter o ímpeto ofensivo por alguns minutos, mas dada a tamanha falta de repertório, logo sucumbiu e até com relativo conforto e exigindo ainda de Reina serviço, o time de Simone Inzaghi levou o jogo pro final e com muita festa, garantiu a classificação para a decisão.

Classificação esta importantíssima para a Lazio, haja vista a temporada decepcionante da equipe até aqui. O título pode significar a vaga na UEFA Europa League, que na Série A está praticamente descartada. Rapidamente, tivemos infelizmente cânticos e gestos racistas por parte de ULTRAS da torcida da Lazio contra o jogador negro Bakayoko. Sim, isso é absurdo e execrável, sim também, sabemos que estes mesmos ultras, no passado apoiaram o fascismo de Mussolini. O grande problema da abordagem jornalística é a generalização. Como jornalista, sei o poder que pode ter uma manchete e vi muitas manchetes Brasileiras no sentido de dizer que: "Torcedores da Lazio foram racistas com Bakayoko". Tal manchete dá a entender que todo torcedor laziale tem essa postura e isso não procede. Trata-se de uma minoria nojenta, que há em muitas torcidas da Itália e deve ser silenciada e BANIDA do futebol. Pena ver que há tantos "jornalistas" IRRESPONSÁVEIS que não pesquisam nada e jogam manchetes sensacionalistas para o público. Tenho vários amigos laziales, uns até mesmo de esquerda e mesmo os que não são, discordam com veemência de tais atos, então, essa generalização além de burra, é criminosa.

Rapidamente em relação ao Milan, o time vem numa queda vertiginosa de rendimento, sem mostrar nenhuma efetividade ofensiva e perdendo pontos importantes no Calcio, pode acabar perdendo a vaga na Champions League que parecia encaminhada e com isso, parece-nos que o caminho de Gattuso no comando da equipe está perto do fim. A ver se, e quem irá substituí-lo.


Na segunda semifinal nesta quinta (25), a Atalanta recebeu a Viola que buscava salvar a temporada, visto que a equipe de Firenze não está na luta por vaga nas ligas europeias via Série A. E por boa parte do jogo esteve classificada, mas o melhor futebol do time da casa foi premiado com o gol de Papu Gomez que colocou os nerazzurri bergamascos na decisão.

A partida de ida em Firenze tinha sido um espetacular 3 x 3, então, qualquer empate até 2 x 2 daria a vaga aos visitantes. Visitantes estes que deram um grande passo para a classificação ao abrir o placar logo aos dois minutos de jogo com o colombiano Muriel. Onze minutos depois porém, em cobrança de pênalti, Ilicic, um dos grandes nomes da equipe na temporada, empatou.

Depois disso o jogo ficou num cenário onde a Viola tentava amarrar o jogo e segurar o empate, buscando também uma proposta de contragolpe que é interessante e é uma das armas da equipe, porém, Chiesa e seus companheiros viviam uma jornada apagada e os contragolpes foram raros e por vezes a própria transição matava a jogada. A Atalanta por sua vez criava e levava cada vez mais perigo, acabou sendo premiada com o gol aos 23 minutos da etapa final em finalização de Gomez, com direito a falha do bom goleiro francês visitante, Lafont. 

Mesmo após sofrer o gol, a Atalanta seguiu dominando a partida e criando mais possibilidades, a essa altura os visitantes precisavam virar o jogo, missão muito difícil dada a superioridade técnica adversária. No final ainda tentaram uma pressão, sem grande perigo.


As partidas de volta acabaram determinando a superioridade das classificadas Lazio e Atalanta ante Milan e Fiorentina, nesse sentido não poderia haver classificação mais justa. Se questionarem sobre "favorito" ao título, a Atalanta na minha visão hoje joga o futebol mais vistoso na Itália (isso não significa que é o "melhor", como o futebol do Santos não é o melhor do Brasil) e será muito legal se com esse jogo pra frente promovido por Gasperini o time vencer a Coppa. Por outro lado, não podemos desprezar o time da Lazio, time este que joga a vida nessa decisão, pois não deve avançar sequer à Europa League através da Série A, é um time que tem jogadores muito interessantes, que vive um momento turbulento, mas pode iniciar o processo de reerguimento após uma temporada ruim, através deste título, não se pode descartar uma vitória laziale neste confronto decisivo, do próximo dia 15. A certeza é que são dois times que jogam pra frente e nesse sentido, será uma final muito gostosa, onde estaremos como sempre, juntos.



Se inscreva em nosso canal no Youtube: TV Jovens Cronistas, dê sua opinião que é fundamental, seu like e divulgue para os amigos! Acompanhe nesta sexta às 17h, o "Futebol pelo Mundo" com os destaques do futebol internacional, na Europa, na Libertadores e também abordando a Copa do Brasil. 


Curta nossa página no Facebook: Jovens Cronistas!, siga-nos no Insta: @jcronistas 

Imagens: AFP e ANSA.

Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours