Amigos e Nação Corinthiana! Estamos de volta para comentar a antepenúltima partida deste tenebroso ano, especialmente o segundo semestre para o Corinthians, onde a equipe foi até o Paraná para enfrentar o CAP e saiu com um resultado que sincera e infelizmente eu já esperava, derrota por 1 x 0, com desempenho até que razoável na etapa inicial, mas envolvido por completo no segundo tempo. Porém, com este clima de fim de feira, o jogo fica em segundo plano, para discutirmos o provável fim de ciclo para Ventura e um (a meu ver improvável) retorno de Carille, que surpreendeu a todos quando veiculada a possibilidade na tarde ainda desta quarta (21).


No primeiro tempo da partida o time jogou bem, criando algumas possibilidades de gol, jogando dentro do campo adversário, isso foi até animador. Mas já no terço final do primeiro tempo o time já começou a sofrer, passando a ser salvo por intervenções de Cássio. Na etapa final o gol adversário saiu cedo, apenas seis minutos eram jogados, mais um gol de bola parada, com a bola passando por toda a defesa e encontrando o defensor adversário no segundo pau. O time segue inadmissivelmente marcando a bola no lance de bola levantada em todas as oportunidades. De que adianta ter organização tática defensiva, se na bola parada acontece isso?

O gol fez o Timão se perder de vez na partida, com o time paranaense criando possibilidades de ampliar o placar. Na reta final do jogo, com as mexidas de Ventura e muito mais na vontade do que em qualquer organização, o time tentou implementar uma pressão para buscar o empate, porém não obteve êxito.


Antes de falar de Carille, vamos analisar um pouquinho o jogo, o que já é gancho pra falar sobre a possível (e desejada) descontinuidade de trabalho de Jair no time. Vejam, eu sou um cara que ainda que revoltado, ainda que pau da vida, sempre procurarei ser justo e analítico.

Por um lado, parece randômica a opção do atual treinador por manter o time que na bacia das almas venceu o Vasco em cada na rodada passada e com isso, escapou (ainda que não matematicamente) do rebaixamento, pois o time não fez uma partida de alto nível, Danilo por exemplo mais uma vez confundiu-se entre ficar fixo no ataque e sair excessivamente da área, deixando um vazio para a principal jogada atual do time que são os cruzamentos. Fora a questão da lateral-esquerda, que dá-se um desconto por Carlos Augusto ter voltado de ter servido a seleção de base.

Por outro lado, se critica muito as mexidas do treinador, eu também fico puto da vida. Porém vejam os relacionados para o banco no setor ofensivo: Fessin, Araos, Clayson e Sheik, estes entraram, além do centroavante Roger. Ou seja, NÃO TEM BANCO. Vai botar quem? Eu? Vocês. Como diz o VSR, não cabe "ensinar a torcer", mas a gente tem que ter o mínimo de consciência, saber quem e o que o técnico tem á disposição e no que ele tem é isso mesmo. Apesar de eu não querer ver Clayson na minha frente mais nem com a máscara da Camila Rodrigues, porém é isso que tem pra mexer, culpem o Andrés e seu ímpeto pelo poder sem qualquer transparência, que deixa o clube no déficit mesmo depenando o elenco.

Dito isto, o Jair (esse sim) é uma boa pessoa, eu como comentarista o criticava bastante no Santos, por conta de declarações que pareciam ser muito arrogantes, como aquela de que o time não cairia e o elogiei muito enquanto treinador do Fogo. Hoje vejo que esse tipo de declaração dura, que parece demonstrar arrogância, na verdade demonstra INSEGURANÇA. Parece que o Corinthians chegou cedo demais pra ele. Não tenho raiva dele, como muitos, ao contrário, sei de suas boas intenções, sei da boa pessoa que é. Mas neste momento difícil do clube, sendo ROUBADO pelos que estão há uma década no poder, o que menos se precisa é de um treinador ainda inseguro. Por isso, apesar de ser favorável a continuidade de trabalhos de treinador, penso que a hora de trocar é agora, iniciar do zero um trabalho.


Porém, na minha cabeça não haviam nomes para conduzir este novo ciclo. Sim, sempre haverão as viúvas do Luxa, que como cornos apaixonados, sempre relevam os fatos. E o fato é que há anos este treinador não faz um grande projeto e quando faz um projeto razoável, como no Mengo e no Sport, as picuinhas colocam tudo a perder. No caso do Corinthians atual, tudo a perder pode significar um descenso, então, pra mim isto (gostem ou não) não é o caminho. O outro nome que me vinha a cabeça é o de Abel Braga, mas este infelizmente, por tudo que envolveu a rivalidade Inter e Corinthians é impossível.

Vem então essa absoluta surpresa de Carille, afinal, apesar da memória curta do brasileiro, todos são capazes de lembrar (e se quiserem, naveguem em nosso textos pra isso) que foi justamente Sánchez quem, digamos, "motivou" a saída de Carille, com picuinhas internas com o técnico, com situações absolutamente desagradáveis, que levaram o treinador e seus agentes a realmente se oferecerem pro mercado árabe e eu (diferente de muitos) não tiro as razões do técnico, pois ninguém, ainda mais vencendo tanto, tem de aceitar palhaçada de mandatário. Eu sinceramente NÃO ACREDITO que Andrés tenha reconsiderado e enfim reconhecido o quão bom é Carille. A ver as cenas dos próximos capítulos dessa novela, se for mesmo verdade, sou absolutamente favorável ao retorno e depois de muito tempo, terei um motivo pra elogiar (em meio a muitos ainda para criticar) o ainda presidente do clube Andrés Navarro Sánchez. 



Curta nossa página no Facebook: Jovens Cronistas!, siga-nos no Insta: @jcronistas e se inscreva em nosso canal no Youtube: TV Jovens Cronistas




Foto: Gazeta do Povo. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours