Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Salve, palestrinos, torcedores do maior campeão nacional, vamos repercutir o empate do Palmeiras ante o Flamengo em jogo realizado no Maracanã, no sábado (27), partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogo que era imprescindível o Palmeiras pelo menos conseguir o empate para não deixar o adversário colar na disputa pelo título, se manter na liderança, e o verdão conseguiu. Mesmo com os desfalques, mesmo com improvisação, mesmo com uma vinda pós Buenos Aires de cabeça inchada. Vamos ao jogo!

Palmeiras foi a campo com Weverton, Luan, Antônio Carlos, Edu Dracena, Victor Luís, Felipe Melo, Thiago Santos, Guerra, Dudu, Hyoran e Borja. Por incrível que pareça, os primeiros trinta minutos foram do Palmeiras jogando melhor. Flamengo até que assustava em alguns chutes de fora da área, especialmente com Vitinho e Everton Ribeiro. Mas pelo lado do Verdão, Borja saiu várias vezes da área para buscar jogo e quem apareceu bem foi o venezuelano Alejandro Guerra. Em uma finalização, chutou nas mãos do goleiro César. Em outra, em posição (equivocadamente) assinalada como irregular, chutou bem para ótima intervenção do goleiro flamenguista. Depois dos trinta minutos de Palmeiras, o Flamengo chegou com perigo mais uma vez com Vitinho, mas sem balançar as redes do goleiro Weverton.

Na segunda etapa, o jogo começou do jeito que o palmeirense queria. Lançamento de Antônio Carlos e Dudu que está jogando muita bola cortou a marcação e marcou um belíssimo gol no Maracanã. Mais um prato cheiro para o time jogar atrás. Mas fato que a partir da abertura do placar o verdão se sentiu confortável na partida. Confiante de que o "menos melhor" resultado que conseguiriam seria o do empate. Flamengo tentou uma vez com Vitinho e Weverton fez belíssima defesa. Minutos mais tarde, Paquetá rolou para Everton Ribeiro e Weverton defendeu. Vitinho teve outra oportunidade, mas mandou a bola por cima das traves. A insistência do Flamengo deu certo em jogada individual de Marlos Moreno que chutou rasteiro, no canto direito de Weverton para igualar a partida. Mais próximo do fim, Paquetá perdeu a chance clara da virada ao chutar por cima cruzamento da direita. E assim o Palmeiras segurou o empate, a liderança e a vantagem sobre seus concorrentes ao título brasileiro. Fim de papo!

Claro que é "chato" sair na frente do marcador e tomar o empate. Mas adotando uma boa dose de sinceridade: pós jogo ruim e derrota em Buenos Aires, desfalques de peças importantes do elenco, lateral direita improvisada com um zagueiro - ou seja, lentidão e fraqueza no setor - adversário embalado de três vitórias seguidas, marcando 10 gols e sofrendo nenhum (média de mais de 3 por jogo), o Palmeiras segurou essa "parte numérica", quebrou a invencibilidade defensiva do rubro-negro e ainda por muito pouco não saiu com a vitória em um jogo que deixaria o time com as mãos na taça. O empate foi bom resultado, visto também que a rodada colaborou. A diferença segue a mesma de quatro pontos para o vice-líder, mas com um jogo a menos a ser realizado. 

Avaliando os jogadores de maneira geral. Pela primeira vez vi uma partida em que Weverton foi realmente exigido. Costumava apenas aparecer em cruzamentos, saídas de bola, mas fez ao menos duas ótimas defesas que contribuíram e muito para que a igualdade permanecesse no placar. Luan, improvisado de lateral direito, não foi bem, mas por motivos óbvios: não é a sua posição jogar no setor. Tomou muitas bolas nas costas de Vitinho e levou quase sempre a pior no mano a mano com o jogador flamenguista. Meio de campo bom na marcação com Felipe Melo e Thiago Santos, mas com aquele velho problema de deixar a criação limitada, contudo, o jogo era para isso. Guerra entrou bem na equipe e apareceu bem no ataque quando solicitado. Já Dudu fez o que o palmeirense espera: jogo difícil? Bola no Dudu! Vem jogando muita bola principalmente após a chegada do Felipão e me assusta não entrar sequer no radar do treinador da seleção brasileira e nem ser cogitado por grande parte dos comentaristas! Que mantenha esse poder decisivo nos próximos jogos!

Próxima partida pelo Brasileirão é diante do Santos no Pacaembu. Há que vencer e "confirmar" o mando de campo diante do peixe. Jogo difícil visto que nos últimos 17 jogos pela competição o alvinegro somou apenas duas derrotas (ante América-MG e Cruzeiro) e, acima de tudo, vem fazendo bons jogos sob comando de Cuca. Palmeirense sabe muito bem que quando time de Cuca embala é difícil vencer. Pés no chão que estamos indo muito bem!


Leu o texto até aqui? Curtiu? Não deixe de seguir a nossa página Jovens Cronistas! no Facebook e o @jcronistas no Instagram para não perder nosso conteúdo!


Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours