Olá fãs de velocidade! Domingo de eleições no Brasil, mas nós, os fanáticos pela Fórmula 1, tivemos um outro motivo pra acordar ainda mais cedo. O GP do Japão carinhosamente abençoa nossas madrugadas de domingo uma vez por ano, e nesse dia 7 de outubro, coube a prova japonesa selar de vez o destino do mundial de 2018! Não é oficial, mas é apenas uma questão de tempo para Lewis Hamilton e a Mercedes serem coroados nos campeonatos de pilotos e construtores respectivamente, consolidando assim uma parceria que ficará marcada por muito tempo! Confira conosco o que de melhor aconteceu no GP do Japão de 2018:

Foto: Mark Thompson/Getty Images
Depois de um sábado desastroso, onde mais uma vez a equipe Ferrari se perdeu na estratégia, Sebastian Vettel largava de uma incômoda oitava posição, precisando de uma recuperação rápida. O objetivo era tirar pontos de Hamilton, ou ao menos minimizar o prejuízo. Porém, tanto a Ferrari como o próprio Vettel nunca demonstraram (nesse fim de semana) o foco necessário para ameaçar a posição das Mercedes, que com um carro ainda mais eficiente e confiável, parece ter recuperado o posto de força absoluta.

A partida foi tranquila para os ponteiros, com as posições se mantendo as mesmas no top 5. Vettel partiu bem e conseguiu ultrapassar as duas Toro Rosso, alcançando um bom quinto lugar. Um pouco mais atrás, quem prometia belas manobras era Daniel Ricciardo, que depois de sofrer novamente com problemas no motor Renault, partiria do décimo quinto lugar.

Vettel e Verstappen se tocaram na briga pelo terceiro lugar em Suzuka — Foto: Reprodução/FOM
Foto: Reprodução/FOM
Ainda nas primeiras voltas, o primeiro lance polêmico da corrida. Na chicane final do circuito, Räikkönen ameaçou uma manobra sobre Verstappen, que perdeu o ponto de freada, travando a roda dianteira direita. O holandês chegou a ir na grama, e ao voltar para a pista acabou bloqueando Kimi, que perdeu a quarta posição para Vettel, este que tinha mesmo ultrapassado Grosjean.
Um momento da prova que, mesmo vendo e revendo várias vezes, ainda deixa espaço para interpretações... Ao vermos o replay, podemos notar que Max tenta virar ao máximo o volante para o lado esquerdo, buscando retomar o traçado ideal. Não houve a intenção deliberada de fechar a porta para Kimi, o que teoricamente não caracteriza punição. Porém, os comissários interpretaram que Verstappen "regressou a pista de forma perigosa", dando-lhe assim 5 segundos de punição, pagos durante seu pit stop.
Antes de colocarmos a opinião pessoal, há que refletir sobre a interpretação do ponto de vista dos comissários. Mesmo com o holandês não agindo de má fé, seu retorno à pista foi sim efetuado de maneira perigosa, colocando a corrida de Kimi em risco.
É um lance muito interpretativo, e apesar de não concordar com a punição (justamente pelo fato de que Max não empurrou Kimi deliberadamente, não fazendo sentido puni-lo se a ação não foi proposital), entendo a maneira que ela foi empregada. Sorte da FIA que a decisão não alterou em nada o resultado de hoje, caso contrário os debates durariam até Austin...

Tocando mais um pouquinho o barco, chegamos ao segundo e decisivo ponto do GP japonês (e provavelmente, do campeonato como um todo). Quase 10 voltas completas, Hamilton liderando com Bottas em segundo. Max, de supermacios e com uma punição de cinco segundos deve parar em breve, enquanto Vettel também de supermacios, aparece na quarta posição e começa a acreditar que pode sair de Suzuka com um bom resultado. Logo após a relargada, Seb decide mergulhar por dentro na Spoon, a curva que antecede a 130R. Porém, Verstappen não aliviou e os dois se tocam, com Vettel caindo para a penúltima posição.
Mais uma vez, há que se ter muita cautela nas interpretações. O ponto inicial de tudo é que Sebastian Vettel assumiu um risco. Ao mergulhar por dentro sem ter totalmente o vácuo do adversário, Seb se arriscou, e nesse ponto, é preciso ficar claro que assumir riscos culmina em lidar com as consequências dos mesmos. Do outro lado, Max Verstappen manteve sua postura tradicional, de não aliviar nas disputas, porém sempre no seu traçado e em nenhum momento se jogando deliberadamente em cima de Vettel. Nesse ponto, com ambos os pilotos estando dentro do regulamento, concluímos que nenhum dos mesmos está passível de punição.
Analisando a situação de Vettel no campeonato, é difícil condena-lo unicamente por esse "erro". Sebastian está numa posição em que precisa descontar a diferença para Hamilton, e para tal precisava também vencer a corrida! Em algum momento, Seb ia precisar tomar riscos. Infelizmente para o alemão, a hora e o momento foram mal calculados. Certamente, se pudesse pensar de fora do carro, Vettel não decidiria ousar contra Verstappen, já que o holandês tem histórico de não ceder fácil. Porém com a pressão dos fãs e a cobrança interna por resultados, é até compreensível o ocorrido com Sebastian. Certo mesmo é que Suzuka não será o fiel da balança de 2018...

Ricciardo won driver of the day for his charge from 15th to fourth. (c) Red Bull Content Pool
Foto: Divulgação/Red Bull
Seguindo a prova, tínhamos agora um top 5 preenchido por Hamilton, Bottas, Verstappen, Räikkönen e Ricciardo! O australiano se valeu de todas confusões e do SC para ganhar as posições do "grupo B" sem perder muito tempo, já se aproximando do finlandês da Ferrari. Com problemas para manter um bom ritmo de prova, Kimi vinha perdendo contato com Verstappen, obrigando a Ferrari a chamá-lo rapidamente para seu primeiro pit stop. A volta no meio do tráfego atrapalhou Räikkönen, que perdeu muito tempo e também a chance de ultrapassar Max, que mesmo pagando os cinco segundos de punição conseguiu voltar logo à frente de Kimi. Com um bom ritmo nos pneus macios, Ricciardo optou por um stint mais longo, e a aposta rendeu frutos! Outra posição perdida por Räikkönen, que já se encontrava na quinta e última posição do pelotão de frente. Com Vettel ainda remando fora da zona de pontuação, o domingo acabava ali para a Ferrari. Novamente, à exemplo de 2017, uma péssima segunda metade de campeonato, com erros de estratégia e de pilotagem, elimina as chances de título do time italiano. Já é hora de parar de amarelar em Maranello, caso contrário, cabeças podem rolar...

Com o pelotão de frente já estabelecido, hora de focar um pouco no meio-fundo do grid, procurando algumas boas histórias alternativas. Neste fim de semana, os destaques negativos ficaram por conta da Haas e da Sauber, que desperdiçaram a chance de alguns pontinhos em Suzuka.
Primeiro, Magnussen jogou duro até demais, movendo sua Haas depois que Leclerc havia iniciado o movimento de ultrapassagem. O resultado foi uma colisão, que acabou com um pneu furado e abandono para o dinamarquês, além de um bico danificado para o monegasco.
Logo depois do pit, foi a vez do próprio companheiro de Leclerc tentar estragar seu dia! Marcus Ericsson perdeu o ponto de freada e acertou a traseira de Charles, este que desta vez escapou sem maiores problemas. Apesar de continuar na prova, Charles sofreu com o desgaste de pneus, e acabou abandonando na segunda metade da corrida.
O outro carro da Haas, Leclerc, sendo ultrapassado por Pérez e tendo que se defender de Ocon até a última volta. Dois pontos jogados fora que podem fazer muita diferença na luta ferrenha com a Renault pelo quarto lugar.

Com poucas voltas para o fim, cabe destacar mais uma vez a notória evolução da Force India após sua compra pelo grupo de investidores liderados por Lawrence Stroll. Com o dinheiro voltando a ser injetado, a equipe recuperou o post de quarta força do grid, e só não terminará nesta posição no mundial de construtores devido à exclusão dos pontos conquistados antes de setembro. Parabéns aos componentes do time (agora) britânico, que mostram dia após dia seu valor na F1!

No pelotão de frente, Verstappen chegou a pressionar Bottas nas últimas voltas, mas o finlandês esteve sempre no controle e conseguiu manter o segundo lugar. Só agora, no último parágrafo, é que voltamos a mencionar o líder Lewis Hamilton, que com exceção de uma ou outra mensagem via rádio, sequer apareceu na transmissão! Vitória inquestionável do inglês, que liderou de ponta a ponta! Bottas e Verstappen completaram o pódio, com Ricciardo terminando num excelente quarto lugar.

Hamilton vence no Japão e penta pode vir nos EUA; Vettel se afoba, bate em Verstappen e é sexto
Foto: Clive Rose/Getty Images
De fato, não há mais dúvidas: Hamilton é o campeão da temporada 2018 de Fórmula 1! Com uma guiada irretocável na segunda metade e um carro muito bem acertado, não há nenhum concorrente que possa atrapalhar o pentacampeonato do inglês que pode vir inclusive nos EUA, caso Hamilton vença e Vettel não termine em segundo! Guardaremos a análise completa para a corrida do título, mas já fica aqui registrada a inquestionabilidade da conquista de Lewis, simplesmente o melhor piloto com a equipe mais competente ao seu redor.

Agora, Hamilton chega a 331 pontos contra 264 de Vettel! O alemão aparece agora mais próximo de Bottas (com 57 pontos a menos) do que do próprio Lewis! Valtteri tem 207 pontos ganhos contra 196 de Räikkönen e 173 de Verstappen.

Nos construtores, a Mercedes encaminha o título com uma vantagem de 78 pontos (538 a 460) sobre a Ferrari. A Renault segue em quarto, porém com apenas oito pontos de vantagem sobre a Haas, enquanto a Force India segue diminuindo a diferença para a McLaren, 58 a 43 para o time de Woking.

Confira a classificação do GP do Japão

Vettel's Clumsiness Costs Him Again As Hamilton Puts One Hand On The Title - Formula 1

Por hoje é só pessoal! Até daqui a duas semanas com o GP dos Estados Unidos, que pode definir o campeonato. Abraços!!







Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours