Amigos, volto com grande prazer aos textos inaugurando a cobertura da temporada espanhola com um ótimo jogo pela  Supercopa da Espanha.


A Supercopa da Espanha está em sua 32º edição e reúne o campeão de Laliga e o Campeão da Copa do Rei, em 2018 o confronto foi entre Barcelona que foi campeão do campeonato espanhol e da copa do rei, com isso o Sevilla (vice campeão) foi o adversário do time catalão.

Essa edição contou com fatos inéditos, o jogo foi realizado em Tanger, região norte do Marrocos, foi a primeira vez que o campeonato foi realizado em final de jogo único e foi a primeira vez que Lionel Messi jogou como capitão em um jogo decisivo.

O Sevilla começou com uma linha de 5 jogadores protegendo a defesa, tumultuando as tentativas de infiltrações tentando Suárez ou Messi, em um lance despretensioso Busquets tentou uma infiltração para Dembélé, o passe foi interceptado por Banega, com um passe preciso o argentino achou Muriel de frente aos zagueiros, o colombiano deu uma ginga de corpo a frente de Pique, soltando a bola na ponta para  Sarabia que bateu colocado sem chance para Ter Stegen, o lance foi marcado pelo impedimento equivocado e o uso do primeiro VAR na Espanha e abriu o placar para o Sevilla.

Após o gol a equipe do Barcelona tentou acelerar o jogo, buscando quebrar o bom posicionamento defensivo do Sevilla, mas a criatividade estava longe de ser a ideal e um jogador se destacava por desarmar precisamente os passes de Arthur e Rafinha, trata-se de Roque Mesa um ótimo volante, lembrando jogadores dos anos 60 com sua camisa dentro do calção, seu tradicional bigodinho e o desarme perfeito dos grandes volantes daquele período.

O time do Sevilla após abrir o placar deixou a posse de bola para o time do Barcelona, que continuava pecando na qualidade de passe e nível de precisão nos momentos de precisão, e essa posse fez o Barcelona rondar a área do time andaluio, em uma tentativa de infiltrar pelo setor central Arthur sofreu um carrinho de Banega, Messi assumiu a bola , tentando fazer gol na  sua vitima favorita  ( Já foram 31 gols), em uma cobrança  quase magistral, a bola pega na trave, nas costas do goleiro e sobra para Píque empatar o jogo aos 42 minutos do primeiro tempo.

A segunda etapa começou  de modo truncado, muito estudo por parte das equipes, o Barça fez duas alterações com dois jogadores habituados ao estilo de jogo Rakitic e Coutinho para tentar acalmar a partida e a virada do placar. Um posicionamento diferente foi observado na partida de hoje, uma movimentação maior de Messi pelo centro do ataque Catalão, essa função fez com que o meio campo funcionasse de forma dinâmica, aumentando a qualidade do passe e forçando a recuperação da bola no setor intermediário do campo, estratégia pensada para evitar os rápidos contra golpes do Sevilla.

Sem medo do empate o Sevilla também fez suas alterações e manteve as características pensadas desde o começo de jogo, André Silva substituiu Muriel que sentia o ritmo de jogo e Aleix Vidal entrou no lugar de Sarabia, a segunda alteração foi no sentido de tentar barrar o fluxo de jogo de Coutinho/Dembélé, pelo lado esquerdo e ganhar maior volume na saída ao ataque com Navas/Vidal, visto a versatilidade e rapidez  dos  dois jogadores.




Em lance isolado e vacilo de Banega que não prestou atenção na movimentação de Dembélé que recebeu a bola livre na entrada da área, usou toda sua técnica para acertar um belo chute e potente chute no ângulo do goleiro Vaclik, conseguindo assim finalmente romper a muralha de Sevilla e a vantagem no placar aos 34 minutos da etapa final, tirando parte da pressão que era destinada  ao jovem campeão do mundo com a França em Julho por parte da imprensa e por diretores que avaliavam a situação do jogador como algo preocupante.

No apagar das luzes o improvável aconteceu, um pênalti para o Sevilla, provando a inconsistência da zaga catalã, Ben Yedder o artilheiro do time  e destaque na ultima temporada se posicionou carregando a esperança de uma improvável prorrogação, um cobrança ridícula e a consagração de um herói, Ter Stegen defendeu a cobrança e garantiu assim mais um titulo para o Barcelona e consagrou um momentos histórico no clube.

Lionel Messi ultrapassou Iniesta e se tornou o maior vencedor de títulos da historia do clube, além de erguer sua primeira taça como capitão no clube que proporcionou a ele ser um dos maiores de todos os tempos, mostrando que uma nova era começa sob a liderança do gênio argentino, claro com muitos ajustes táticos, adaptação de jogadores como é o de Arthur e Semedo, será uma semana decisiva para que Ernesto Valverde defina o time titular  e tente acertar o posicionamento defensivo que foi o destaque ruim durante toda pré-temporada e mostrou ser um ponto fraco nesse primeiro jogo oficial, o clube catalão estreia contra o Alavés no próximo sábado.

Por sua vez o Sevilla fez um jogo interessante, conseguiu ser igual em alguns momentos e por um bom tempo conseguiu administrar a vantagem do placar e mesmo quando a perdeu continuou levando perigo ao gol do Barcelona, o time vem mostrando um padrão definido aproveitando principalmente  a velocidade, a derrota não fica como um aspecto totalmente negativo esse jogo mostrou que com alguns treinamentos específicos na parte de fundamentos  podem ajudar o elenco e levar a equipe a conseguir bons  resultados contra aos grandes clubes  no próprio campeonato espanhol ou na Liga Europa que é o foco do clube no momento já que o segundo jogo contra  o clube Lituano do Zalgris  é na próxima Quinta-feira .



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: AFP 


Compartilhe:

Victor Ricardo

Apaixonado por esporte. Adoro ler,assistir e escrever. Minha maior satisfação é levar conhecimento sobre o futebol para você, meu caro amigo. Curta o nosso trabalho e estou à disposição para qualquer dúvida, elogio ou crítica. Forte abraço!

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours