Salve, palestrinos, torcedores do maior campeão nacional, vamos repercutir a vitória do Palmeiras ante o Vasco da Gama pelo placar mínimo em jogo realizado no Allianz Parque pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018. Tendo em vista as competições de mata mata que o verdão vai disputar, foi escalada uma equipe considerada "reserva", um time misto, e tivemos as estreias de Gustavo Gomez e um uniforme novo que dividiu bastante opiniões. Bom, vamos ao jogo.

Felipão mandou a campo o verdão com Weverton, Mayke, Luan, Gomez, Victor Luis, Thiago Santos, Jean, Bruno Henrique, Lucas Lima, Gustavo Scarpa e Deyverson. Mais uma vez, o Palmeiras começou bem a partida. Marcava o Vasco em seu campo de defesa, dificultando a saída de bola cruzmaltina. Mas pecava na finalização final. Scarpa arranjou um bom chute de fora da área, mas para fora da meta de Martín Silva. O arqueiro vascaíno só precisou aparecer uma vez na primeira etapa em cabeçada de Deyverson para fazer uma bela defesa. O time carioca não podia vacilar muito na partida e chegou a assustar. O encarregado disso era o "elétrico" Pikachu que carregava as jogadas pelo lado direito do ataque. Em uma delas, aproveitando trapalhada de Victor Luis, por muito pouco a equipe vascaína não conseguiu a abertura do placar. Baixa para a primeira etapa foi a lesão de Gustavo Scarpa, segundo os médicos, no calcanhar, que deu lugar a Hyoran.

Na segunda etapa, mais uma surpresa. Sentindo o posterior da coxa, Weverton deu lugar para Jailson, ou seja, só restava a Felipão apenas mais uma troca. A segunda etapa começou um pouco com a cara da primeira, mas com o Palmeiras melhor. Hyoran era o encarregado por levar o Palmeiras ao ataque, mas esbarrava em sua própria infelicidade ou até mesmo na marcação vascaína. Mas em um de seus erros, a cabeçada errada bateu no travessão e sobrou livre para Deyverson sozinho fazer o típico gol de centroavante e colocar o verdão em vantagem no placar. Gol que tranquilizou os ânimos alviverdes e poderia ter sido mais tranquilo se o bandeira não tivesse anulado incorretamente um gol de cabeça de Gustavo Gomez. Hyoran teve duas boas chances de matar a partida no contra ataque, mas acabou sendo bloqueado pela marcação cruzmaltina. A melhor chance carioca foi novamente com Pikachu em cobrança de falta, mas por cima do gol de Jailson. Fim de papo.

Palmeiras fez uma partida de razoável para boa. Aspectos bons podem ser citados como a postura ofensiva, marcação pressão e, acima de tudo, organizada. Defesa bem na partida de hoje mesmo com um time com poucos jogadores considerados titulares. Lucas Lima carregou bem a bola e é possível notar que está outro jogador depois da Copa do Mundo, mais disposto e mais afim de jogar bola. Que continue assim. Deyverson ganhou as bolas que disputou, deixou seu gol que pode tranquiliza-lo para o resto do ano. Gustavo Gomez é cedo para falar, mas já mostrou ser um bom zagueiro; aparece bem na defesa, bom posicionamento e bom na bola aérea ofensiva, algo que vem faltando ao verdão há um bom tempo - desde o fim da dupla Mina e Vitor Hugo. De pontos fracos cito Victor Luis que foi mal, muitas bolas pelo seu lado do campo, algumas "trapalhadas", que colocaram até abaixo de um Diogo Barbosa aquém do esperado. O outro que foi mal hoje foi Hyoran, entrou no meio da partida, mas era facilmente desarmado, demorou demais para soltar algumas bolas e errou alguns passes bestas. 

Sobre o uniforme "verde musgo", particularmente não gostei. Pode ser uma ação de marketing, etc., mas um terceiro uniforme tem que ser algo que remeta a algum fato ou time histórico. Exemplos: azul remete à época em que o Palmeiras jogava de azul com a cruz de Savoia. Camisa amarela para quando o Palmeiras teve seus jogadores representando a Seleção Brasileira e conseguiu a marca de 25 jogos e 25 vitórias. Em 2011, fizeram um terceiro uniforme que remetia ao utilizado na época vitoriosa da Parmalat de 1993 a 1996. Enfim, é isto. Palmeiras tem um terceiro uniforme com uma cor horrível e que não remete a NADA de sua história.

Próximo compromisso do Verdão é contra o Bahia no Pacaembu pela Copa do Brasil. Uma vitória simples classifica o Palmeiras. Empate leva para os pênaltis e derrota classifica o Bahia. Não pode vacilar, embora esteja bem encaminhado.

Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours