Meu nome é Vinícius Mello, sou um jovem cronista e falarei sobre a NBA. Mostrarei informações misturado com minhas opiniões e tudo que você precisa saber pra sempre ficar atualizado sobre a maior liga de basquete no mundo. Para o meu primeiro post, discorro se existe ou não o melhor jogador de todos os tempos

Não existe prêmio. Não existe um evento. Nunca é unânime. Ser o melhor jogador da história do maior basquete do mundo não deve ser fácil. Não em matéria de dificuldade de jogo, mas uma dificuldade de lidar com essa pressão de ser considerado o maior jogador de todos os tempos. Para muitos, Michael Jordan é o maior jogador que já pisou em uma quadra de basquete e isso é justificável se compararmos os números de sua carreira e tudo que ele conquistou. Já outros, consideram Lebron James. A lista continua, basta continuar perguntando. A real dúvida é: o que faz um jogador ser o maior de todos os tempos? Talvez conquistas pessoais? Ou talvez número de títulos? Mas o que muitos não imaginam é que o maior jogador de todos os tempos pode, simplesmente, não existir.



Eras

Os anos 60 foram dominados pelos Celtas de Boston. Russell, K.C. Jones e muitos outros foram responsáveis por 9 títulos de campeões e isso fez com que Bill Russell fosse considerado um dos maiores jogadores da época e até hoje lembrado por ter sido um grande defensor.

Nos anos 80 tivemos a ascensão da NBA com a entrada de Larry Bird e Magic Johnson na NBA. Bird foi jogar no Boston Celtics e Magic no Los Angeles Lakers. Em 10 anos, o Celtics foi as finais 5 vezes e o Lakers 7. 

Bird e Johnson só chegaram a se enfrentar 3 vezes nessa época, sendo uma vitória para Larry e duas para Magic.



Obviamente que não podia faltar nos anos 90 a dinastia Bulls. Liderados por Michael Jordan, o Chicago Bulls foi campeão 6 vezes em 8 anos (provavelmente não ganhando todos os títuos durante os 8 anos, porque Jordan saiu em 1994 e só voltou um ano depois).

E, atualmente, vivemos a era Lebron James. Embora tenha mais derrotas do que vitórias nas finais, LJ já foi 9 vezes para as finais, sendo 8 consecutivas.


O que podemos notar é que em cada era existe um jogador que se destaca dos outros e isso o coloca na corrida de Melhor Jogador de Todos os Tempos. Mas o que, realmente, deve se levar em consideração é que esses jogadores nunca jogaram na mesma época, sobre as mesmas regras. E o mais importante: as posições em que eles jogam são diferentes, com papéis diferentes. Outro ponto a ser levado em consideração é que não podemos considerar um jogador maior ou menor pelo número de títulos. 

Campeonatos são conquistados com uma equipe boa e não apenas um jogador. Nunca saberemos com certeza como seria a performance de Lebron James jogando pelo time de Michael Jordan, assim como nunca saberemos como seria Michael Jordan jogando nos dias atuais. Assim como disse Kareen Abdul-Jabbar: “Não precisa haver só um Melhor Jogador de todos os tempos”.


E para vocês, existe um "melhor da história"? Opinem! 




Curta nossa página: Jovens Cronistas (Clique)




Imagens: Acervo, USA Today Sports, AFP 



Compartilhe:

Vinícius Mello

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours