Amigos e adeptos! Estamos de volta para analisar mais uma jornada da Liga Portugal, que teve desta vez seus principais jogos acontecendo no sábado, com o dérbi de Lisboa terminando em igual e em seguida com o Porto sendo surpreendido no Estádio do Dragão pelo Vitória de Guimarães, com isso, é início e muito ainda vai acontecer, mas de momento, estão juntos mas não abraçados, os rivais de Lisboa na liderança.


Benfica 1 x 1 Sporting

Um dérbi digno de sua grandeza foi o que se viu, com um início equilibrado, com um Sporting a sair a frente do placar, um Salin inspirado a baliza sportinguista e muita luta por parte do Benfica, que ficou na igualdade, um resultado a princípio razoável apenas, mas que horas depois deixou as equipes á frente do Porto. 

O jogo já começou com uma chegada de cada lado, na benfiquista intervenção fantástica de Salin na cabeçada de Ruben Dias e na chegada do Sporting jogada de Nani para Montero passar muito perto da baliza. Mas foi mesmo o guarda-redes dos leões o grande nome da primeira parte (e do jogo) com ao menos mais duas grandes defesas que garantiram a igualdade no placar ao intervalo.

Na parte final o Benfica começou atacando um pouco mais e exigiu aos seis minutos mais uma das grandes defesas de Salin, que vai se firmando embaixo da baliza leonina. Viviano terá, assim como Renan Ribeiro, dificuldades para conquistar a posição de titular quando voltar a estar disponível. Aos 15 minutos foi preciso o auxílio do VAR para que a penalidade de Ruben Dias em Montero fosse assinalada, na cobrança, Nani colocou a equipe visitante em vantagem.

A partir do gol sofrido, o Benfica que já chegava com mais intensidade, passou a efetivamente pressionar o Sporting exigindo mais defesas importantes de Salin, mas aos 40 minutos não foi possível suportar. Jogada trabalhada e o cruzamento da direita de Rafa Silva para o menino João Felix que veio do banco cabecear de forma certeira, festa na torcida. Minutos finais de tensão, mas Salin salvou o Sporting da derrota como ao longo de toda partida e o resultado ficou mesmo em igualdade, em um jogo com todos os ingredientes de um grande dérbi.


Porto 2 x 3 Vitória de Guimarães

Em um jogo com muitos ingredientes, reviravoltas e heroísmo do guarda-redes Brasileiro Douglas, o Porto acabou derrotado no Dragão ante o Vitória de Guimarães, pelo lado portista, o sentimento era de merecer melhor sorte, já pelo lado do Vitória, a sensação era de um grande feito ao arrancar da época. 

Foram ao menos duas primorosas defesas de Douglas antes que, após tabela com André Pereira, viesse o chute indefensável e espetacular de Brahimi para colocar o Porto a frente do placar aos 36 minutos. Parecia que seria mais uma daquelas vitórias tranquilas dos dragões quando aos 42 minutos Alex Telles cobrou falta com a habitual perfeição na cabeça de André Pereira para ampliar a vantagem antes do intervalo. Parecia, pois tudo mudou a volta para o relvado. 

A lesão de Brahimi mudou o cenário do jogo, com isso os visitantes ganharam terreno e confiança e chegaram ao gol aos 17 minutos após penalidade de Sérgio Oliveira em Ola John que acabara de entrar na partida, André foi quem converteu a cobrança de forma primorosa, não fosse assim Casillas que foi bem para a bola teria defendido. Treze minutos depois veio o empate, jogada pela esquerda, a defesa portista olhou a bola passar por toda a área e chegar do outro lado, onde estava Tozé para rematar a rede, outro que veio do banco. Instantes antes, o Porto perdia o substituto de Brahimi. Corona, também lesionado, entrando Oliver Torres, que não funcionou, o domínio do Vitória seguia.

Dez minutos depois do empate, aos 41, a virada, mais uma vez a defesa cochilou a partir de um lateral e o Brasileiro Welthon ajeitou para o também Brasileiro Davidson que completou o heroísmo do banco dos visitantes, que garantiram assim uma vitória gigantesca. No desespero, o Porto partiu para o ataque no fim e criou três grandes possibilidades, defendidas genialmente por Douglas, em duas delas o gol foi perdido na sobra, ficou a frustração, não era a noite do Porto.


Braga 3 x 1 Desportivo das Aves 

A jogar na Pedreira, o Braga enfim recuperou-se da eliminação na Europa League e do apagão na jornada passada que levou ao empate ante o Santa Clara, com uma boa atuação e vitória tranquila ante o Desportivo das Aves. 

Os gols saíram apenas na parte final, após uma primeira parte de domínio por parte do Braga, mas com muitos gols perdidos. E veio o susto, foram os visitantes a sair na frente, em jogada pela esquerda e passe na cabeça de Rodrigo Defendi para abrir o placar. 
A partir dai o Braga passou a intensificar a pressão e chegou ao empate aos 14 minutos, bola levantada para a área, Dyego Sousa ajeitou de cabeça para livre na direita da pequena área Wilson Eduardo fuzilar e igualar o placar. A virada veio três minutos depois, cobrança de escanteio e João Palhinha marcou. 

O domínio bracarense era completo e o gol que definiu o placar saiu aos 32 minutos, com Dyego Sousa, também na jogada aérea, onde a defesa do time de Aves terá pesadelos. Com o adversário entregue, foi caminhar para garantir o resultado nos minutos que se sucederam, vitória que pode marcar a retomada de desempenho da equipe. 


Demais Resultados

Marítimo 2 x 1 Desportivo Chaves
Portimonense 2 x 2 Santa Clara 
Vitória de Setúbal 1 x 2 Nacional
Feirense 1 x 1 Boavista 
Tondela 1 x 1 Rio Ave
Moreirense 1 x  1 Belenenses



Classificação*




































* Com o empate na tarde desta segunda, Moreirense e Belenenses somam 4 pontos e não 3. 




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Imagens: Zerozero/Kapta+ e AFP. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours