Olá amigos, hoje estou aqui para falar um pouco da eliminação do Santos na Libertadores ante o Independiente na noite desta quarta (28), que ocorreu (em parte) fora dos campos de forma juvenil e no mínimo tendenciosa. Santos de tantas glórias do passado, dos times sensacionais ,dos moleques da Vila, respeitado por ser a casa do Rei e pra minha geração por ter revelado o talento do “Menino Ney”. Zoados pelos adversários "por ser time de 'velho'”, mas hoje vimos a ira de jovens torcedores se materializar em um momento lamentável para a história deste clube.


Torcedores principalmente magoados por uma gestão ineficiente e omissa nas decisões do clube, tudo bem que isso é notado em 90% dos times da Série A do Brasileirão, dirigentes que muito falam e pouco fazem, pensam somente em seu “bem estar” próprio se apossando de poderes fictícios, e foi assim que o time da baixada virou uma bagunça já desde Marcelo Teixeira até o presente de momento, escândalos em vendas de jogadores, lados obscuros que nunca vamos saber de fato.


Tudo culminou na gestão José Carlos Peres que apesar do discurso bonito e todo o blá blá blá fez a mesma m…Que os demais e ele mostrando seu despreparo, ainda monta um péssimo departamento de futebol e jurídico que sequer consegue identificar a situação de um jogador poder ou não jogar, um erro imperdoável já que a entidade responsável pelo futebol na América do Sul, CONMEBOL, tem se mostrado bastante “rigorosa” com alguns clubes.


Curiosamente esses clubes foram só os brasileiros, sendo a Chapecoense envolvida em situação semelhante no ano passado e foi eliminada da competição, esse não é o único caso que corre no “tribunal” da Confederação, o River Plate escalou o atleta Bruno Zuculini, por sete jogos e simplesmente foi “punido financeiramente”, levanto a questão até quando nossos clubes e a CBF vão suportar essa atitude da CONMEBOL?


E chego a humildade conclusão que nada mudará por um bom tempo, suspensão de atletas, arbitragem tendenciosa cito dois exemplos claros Corinthians 2013 e o São Paulo em 2016 e por tantos outros casos envolvendo times brasileiros, essas situações serão corriqueiras porque temos dirigentes “Frouxos”em todos os aspectos,aceitam qualquer migalha do que é proposto.


O problema é mais estrutural e complexo, temos uma Confederação de futebol corrupta sem credibilidade alguma e força política então meus amigos esqueçam que aqui é o país do futebol pois não é podemos até ser o que mais ama esse esporte mas perdemos esse posto de os melhores há muito tempo atrás, sem querer ser pessimista esse tipo de intolerância e buscar maneiras de ferrar literalmente o futebol brasileiro irão perdurar por alguns anos ainda, porque os cartolas brasileiros "traíram" os demais da América latina, EUA e Canadá com seu voto em outra sede para a copa de 2026


E homens poderosos magoados são  piores do que criança de 5 anos, ficam bolando maneiras de derrubar os "amiguinhos" para ver vê-los humilhados. Você torcedor santista como pode mudar essa realidade? Virando sócio do clube, ganhando seu direito de escolher por pessoas certas que vão levar esse querido time a algo melhor, pessoas que tenham a “banca” suficiente de reunir os demais times e pressionar a CONMEBOL para acabar com esse balcão de negócios que a entidade se transformou. Cada vez que vocês desistem de pagar esse valor ou se abstém da vida política do clube mesmo não sendo  sócio o caminho fica aberto para que esses oportunistas roubem seu time de coração.

Permitem com que o presidente não esteja lá para defender seu escudo ou pelo menos amparar os jogadores, que largue o técnico á deriva para ele ter que se virar com toda situação de caos, temos parabenizar o Cuca por ser “Macho” de se preocupar com torcedor, de abrir a boca para falar sobre a real situação do time.



A violência da torcida não resolveu em nada a situação, somente atrapalhou o time e vai continuar prejudicando por um bom tempo ainda, abordando um último tema nós da imprensa também temos culpa por toda essa situação, exageramos a maioria das vezes em ser “clubistas” e vender a falsa imagem de que o time ia passar o carro para cima dos argentinos e não foi assim, temos que assumir a responsabilidade e ser realistas, o Santos não era nada favorito, pois vendemos que o time ganharia "fácil", mas na verdade escondermos o fato de ser um elenco limitado, além do Independiente ter um time muito forte, que ano passado foi campeão da Sulamericana sobre o Flamengo.

Então na verdade, esse "favoritismo" em parte, essa ideia de que o time tinha plenas condições de com o apoio do torcedor meter três ou quatro gols era irreal e se converteu no que vimos em campo, um time nervoso, que pouco fez e a linda festa vista fora e dentro do estádio antes do jogo, se transformou em lamentáveis cenas de violência que correm o mundo.

O mais sensato em toda essa questão é Cuca, que soube fazer uma autocrítica afirmando que muita coisa no clube precisa melhorar. Precisa mesmo, o apoio do torcedor nisso é fundamental, mas como já colocado, não o "apoio" que alguns dizem de berrar na beira do gramado, este também, mas sobretudo, o apoio de acompanhar a política do clube e cobrar uma melhor gestão.



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Foto: GazetaPress.




Compartilhe:

Victor Ricardo

Apaixonado por esporte. Adoro ler,assistir e escrever. Minha maior satisfação é levar conhecimento sobre o futebol para você, meu caro amigo. Curta o nosso trabalho e estou à disposição para qualquer dúvida, elogio ou crítica. Forte abraço!

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours