Amigos! A Copa do Mundo se foi, com a França sagrando-se campeã sobre a Croácia, uma competição onde fizemos uma cobertura (clique) do nosso ponto de vista e da maioria dos feedbacks que recebemos, absolutamente extraordinária, seja cobrindo jogos ou com especiais. Porém sabemos que com o fim da Copa, claro, as pessoas querem nos ler falando dos clubes brasileiros, das ligas internacionais enfim, porém ficou uma lacuna a ser preenchida e que a menos a mim incomoda bastante, afinal, teria sido Alisson um vilão? Essa resposta nos é muito simples, mas há que desvendar também os motivos da pergunta e da afirmação que leva a ela, vamos juntos.


Como parte de vocês que nos acompanha sabe, além de cobrir as convocações e os detalhes mais minuciosos da Seleção Brasileira neste projeto, ao lado do companheiro Léo Carrazza, que cobre os jogos, eu cubro também o Corinthians na nossa abordagem voltada ao torcedor, o Papo de Torcedor e em assim sendo, em sendo também um torcedor (como todo jornalista esportivo é, a diferença é se revela - se pode revelar - ou não) eu tenho vários fóruns do clube e pude perceber no geral, ou seja, em fóruns de futebol comuns a todas as torcidas essa revolta, mas em maior intensidade nos torcedores do clube que tinha lá o goleiro reserva Cássio. 

Essa "revolta" se intensificou ainda mais em dois momentos, o principal deles na quarta (18), com as grandes defesas de Cássio na vitória ante o Botafogo por 2 x 0. Foram ao menos seis extraordinárias defesas que colocaram uma pulga na cabeça dos torcedores não apenas de seu clube. O outro momento e aí agregando ainda mais gente, foi no dia seguinte, na ótima atuação de Vanderlei no empate do Santos ante o Palmeiras por 1 x 1, o goleiro do Peixe que é apontado por muita gente como alvo de "injustiça" em ter ficado de fora da Copa.


Claro, são goleiros extraordinários, a gente volta nisso já já, mas antes, cabe questionar: Alisson errou? O que Alisson poderia fazer de diferente em algum lance na Copa? Quando no face, nos grupos e nas rodas de amigos eu faço essa pergunta quase ninguém consegue responder de forma consistente, os poucos que respondem citam o gol da Suíça (onde se reclamou falta em Miranda, que não foi, a meu ver, zagueiro tem de ser firme e não pode marcar a bola) dizendo que Alisson tinha de: "sair do gol porque a 'pequena área é dele'" e o gol de De Bruyne em rápido contragolpe, numa bomba em diagonal que entrou na bochecha da rede. 

Vejam, essa máxima de que a "pequena área é do goleiro" é muito antiga e tem bastante valia, porém desde que não haja um zagueiro na bola, neste lance estava Miranda na bola, que molinho (na sua única falha na competição, é verdade) foi deslocado apenas com o toque da mão de Zuber, que ficou livre para fazer. Não foi falta a meu ver, respeito as opiniões contrárias e a falha foi totalmente dos defensores que marcaram a bola, principalmente do defensor da Internazionale. Se há um defensor na bola, porque o goleiro vai sair trombando tudo, se arriscar a caçar borboleta (afinal, há um corpo a frente no espaço, há um empecilho a chegar na bola) e aí sim falhar feio, se o defensor está na jogada, o goleiro não tem de sair desesperadamente, apontar que "tem que sair e pronto" é automatizar o futebol.

E o lance da Bélgica com todo respeito é piada, uma porrada a mais de 110 km/h, em diagonal, que entra na bochecha da rede, se pegasse seria um dos maiores milagres da história do futebol, uma defesa que seria extraordinária, não pode ser apontada como falha ao não ser feita, é incoerente. Estou ficando velho, essa garotada do zap provavelmente não sabe dessa, mas um dos tantos jargões que existem no futebol é: "bola que entra na 'bochecha da rede' é praticamente impossível de pegar" e é mesmo, eu que comecei minha vida jogando no gol, sei bem disso. Dito isto, o diagnóstico é de que Alisson não falhou, pode não ter precisado fazer milagres, mas falhar não.


Mas a meu ver, pior do que citar os lances acima é dizer que: "Alisson não fez nada na Copa", ora, se não fez nada foi muito por conta de Casemiro e da dupla de zaga, com destaque para este homem ao lado, Thiago Silva, que se recuperou do choro de covardia em 2014 e jogou todas as partidas de forma absurdamente decisiva, impedindo Alisson de ser obrigado a realizar grandes milagres. Não é que Alisson tenha "falhado" quando exigido e nada fez, Alisson não foi exigido porque essas três peças do sistema defensivo, mais o posicionamento e forma de jogo de Tite, impediram que fossem necessários grandes milagres, como o camisa 1 fez com a camisa da Roma, sempre que exigido.

Outra coisa é dizer que eu concordo 100% com a titularidade dele, quem nos acompanha na nossa cobertura da Seleção (clique), nós criticamos as primeiras convocações de Alisson, pelo simples fato de ele estar naquele momento sendo reserva de Szczesny na Roma, nos parecia uma baita injustiça aquilo, então, em tese, ele poderia (ou deveria) ter perdido espaço na seleção a partir do momento que foi pro banco. Quando o polonês foi para a Juve porém, o caminho ficou aberto para Alisson e ele mostrou sim a qualidade que já tinha mostrado no Inter e que no entendimento de Taffarel e Tite mostrou que era ele o goleiro a ser o titular, ele em campo fez por merecer seguir convocado e titular pelas grandes atuações e não a toa (não que eu concordo com o valor, mas é um mercado inflacionado) foi contratado pelo Liverpool na maior transação de um goleiro na história.


Então, respondendo a pergunta, evidentemente que não, Alisson não é vilão coisa alguma e dificilmente outro goleiro faria o milagre em lance gerado pela incompetência em permitir a mortal trama do contragolpe belga. Por outro lado porém, eu entendo perfeitamente a frustração do torcedor de sempre tentar achar culpados, ainda mais o goleiro, sendo que temos tradição de goleiros milagreiros, o que sempre foi um quesito fundamental para jogar na seleção, sem precisar ir longe, cito dois vitoriosos, o próprio Taffarel e o extraordinário São Marcos. 

Entendo sim, mas discordo da antipatia que vejo, que vi ser gerada por vários fatores: Alisson ter saído do país cedo, por ser um goleiro jovem e muitos acharem que pra ser titular de Seleção tem de ter já uma experiência (o que não necessariamente é verdade) dentre outros fatores e talvez o mais condenável, por ele ser considerado "galã" por muitas mulheres. É possível ser goleiro e bonito, como é possível (mas é difícil) ser jornalista e ser bonito, médico e bonito, etc, isso não deveria ser motivo de antipatia.

Concordo com Tite e tenho há bastante tempo a opinião de que o Brasil tem cerca de dez goleiros em condição plena de vestirem a camisa da Seleção, mas a maioria deles já está na reta final da carreira, ou estará na reta final em 2022. Portanto, assim como Ederson, grande parte do futuro da posição na Seleção, grande parte da nossa esperança está depositada em Alisson e sendo assim, aqueles que torcem pela Seleção, ou mesmo os que não torcem, mas acompanham e desejam ver uma Seleção competitiva, deveriam deixar de picuinhas baratas e apoiar um jovem e grande talento do gol no futebol Brasileiro.



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: AFP, Reprodução TV Globo e Divulgação Liverpool. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours