Reuters

Salve, pessoal, torcedores da seleção brasileira, um texto que eu nunca gostaria de estar escrevendo, ou melhor, sobre um assunto que não gostaria de estar escrevendo, mas vou cumprir meu papel. Seleção Brasileira acaba eliminada pela Bélgica pelo placar de 2x1 em jogo realizado em Kazan, pelas quartas de final da Copa do Mundo 2018. Fato que como foi dito em crônicas anteriores relacionadas à canarinho, Brasil mesmo se não fosse campeão, seria uma equipe guerreira que lutaria até o fim. Foi o que aconteceu. Mas... por que Tite está na foto "principal" do texto? Continua com a gente e descubra!

Tite mandou a campo o Brasil escalado com Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda, Marcelo, Fernandinho, Paulinho, Willian, Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus. E quem chegou melhor foi a seleção brasileira por duas oportunidades; em uma delas, cobrança de escanteio para Miranda desviar no primeiro "pau" e a bola morrer na trave depois de Thiago Silva tentar completar a jogada. Minutos mais tarde, pelo lado direito, cruzamento, o mesmo Miranda faz um corta-luz, mas Paulinho pega mascado na bola para desperdiçar mais uma boa chance para o Brasil. A Bélgica então foi ao ataque na primeira vez com Fellaini que conseguiu escanteio. Na cobrança, Kompany desviou para a bola bater em Fernandinho, enganar Alisson e morrer no fundo do gol brasileiro. 

Reuters

Ao contrário de edições anteriores das Copas, a seleção brasileira até que ficou mais nervosa em campo, mas aparentemente não perdeu a postura e muito menos sentiu o gol de maneira contundente. Brasil tentou dar uma resposta rápida com chute de Philippe Coutinho, mas Courtois estava lá para fazer boa defesa. Brasil em busca do primeiro gol, deu espaços para a Bélgica. Os diabos vermelhos armaram um contragolpe com Lukaku que serviu De Bruyne. O jogador do Manchester City-ING parou, olhou, calculou e soltou a bomba no canto direito de Alisson para fazer o 2x0 e encaminhar a classificação belga. Brasil precisava buscar de alguma forma o gol de diminuição do placar. Mas Gabriel Jesus errou cabeçada; Marcelo chutou, a bola desviada na zaga não foi suficiente para vencer Courtois. Coutinho ainda exigiu mais uma plástica defesa do arqueiro belga antes do intervalo.

Tite vendo que o time precisava de mudanças voltou com Firmino no lugar de Willian para o segundo tempo. Brasil precisava dar um susto! E logo aos 5 minutos, Marcelo chutou cruzado e por pouco Firmino não alcançou a bola. Aos 10 minutos, Gabriel Jesus sofre entrada de Kompany dentro da área, mas a bola estava fora do campo, caso contrário, deveria ser marcada a penalidade a favor do Brasil. Tite faz mais uma mexida, colocando Douglas Costa no lugar de Gabriel Jesus. O recém entrado puxou um contra ataque, chutou rasteiro para Courtois dar rebote, mas Paulinho não aproveitou a chance. O mesmo Douglas Costa fez jogada parecida, mas desta vez quem não conseguiu concluir o rebote a gol foi Neymar. Paulinho então deu lugar a Renato Augusto que, aos 31 minutos, recebeu belo passe de Coutinho para tocar de cabeça e incendiar o jogo.

Reuters

Brasil então literalmente voltou para a partida. Aumentou o volume de jogo, tanto que o contra ataque belga se resumiu a "bolas presas no ataque" e uma conclusão de Hazard. Mas o Brasil não deveria perder os gols que estava perdendo: Firmino na cara de Courtois carimbou o travessão. O mesmo Renato Augusto apareceu bem mais uma vez para concluir com os pés, mas a bola passou centímetros da trave direita de Courtois. Contudo, a bola do jogo talvez tenha sido aos 38 minutos após jogada de Neymar, Coutinho recebeu a bola açucarada para fuzilar no gol de Courtois, mas pegou mal demais na bola, mandando para longe do gol. Antes do fim do jogo, Douglas Costa puxou mais uma jogada de contra ataque, rolou para Neymar que exigiu grande defesa de Courtois. Era o adiamento do hexa confirmado. Fim de papo.

Brasil sentiu um pouco o primeiro gol em um erro crasso. Gol contra não se faz nem em amistoso, muito menos em jogo de Copa do Mundo. No segundo gol da Bélgica, o Brasil deveria ter matado o contra ataque na origem, assim como a Bélgica fez algumas vezes em que Neymar tentou puxar o contragolpe - no máximo era parado no meio de campo! No intervalo, confesso que seria mais ousado: Firmino e Douglas no lugar de Willian e Jesus (os substituídos, perfeitamente escolhidos). Douglas dou outra movimentação mais uma vez. Uma alternativa de jogada, visto que o miolo de zaga belga estava bem plantado e as jogadas não fluíam pelo setor. Fora os espaços deixados em demasia em outros contragolpes que não terminaram "na pior", pois Hazard estava com azar. Depois do gol de Renato Augusto, Brasil esteve bem na partida. Criou, lutou, tentou a todo custo esse gol de empate. Pecou na finalização, aquela ansiedade por igualar o placar de "um jogo perdido". Aquela recompensa por lutar até o final. Mas o futebol tem dessas. As vezes você luta, porém, perde. 

Mas então voltando ao começo do texto, por que a foto de Tite? Porque essa eliminação foi dolorida. Não deprimente como em 2010 com um time entregue. Não humilhante como foi nos 7x1. Dolorida porque o time lutou. Tentou. Foi competitivo. Um time que corria riscos de ficar fora da Copa, se classificou e foi competitivo até o fim mesmo! Isso passa muito pela mão do treinador e é por isso. Não é para apedrejar como a "cultura brasileira" manda. Tem que valorizar um trabalho que está sendo feito e espero que continue sendo feito. Talvez Tite precise de "bagagem" contra as grandes equipes e treinadores do mundo - vale lembrar que de grande ele encarou apenas Argentina, Uruguai, Inglaterra e Alemanha (essas duas últimas em amistosos e com times alternativos). Precisamos parar de ter apenas um técnico por Copa. Tite já nos deu alguns caminhos possíveis de ganhar. Pode ter algumas "teimosias" e aí vai de cada um, mas tem trabalho sendo feito. Que o gosto amargo desta eliminação seja por causa de um jogo. Por causa de um esporte em que a derrota faz parte. Mas que às vezes, é preciso pensar a longo prazo!

#FicaTite 

e nada mais!
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours