O conto de fadas russo acaba e os croatas avançam no jogo realizado em Sochi

A anfitriã contou com o retorno de Cheryschev  ao time principal depois de ter ficado no banco na vitória histórica contra a Espanha, o técnico croata Dalic promoveu uma alteração do time que jogou contra a Dinamarca Brozovic perdeu a  vaga para Kramaric, as demais mudanças foram no campo tático, Modric foi recuado para segundo volante jogando ao lado de Rakitic.


O jogo começou com pressão russa tanto na marcação tanto nas oportunidades de gol, pressão essa que desestabilizou o time croata do jogo colocando eles no “modo grog”, o jogo foi caindo de intensidade durante 20 minutos até que os croatas conseguiram recuperar a lucidez e ganhar volume de jogo ameaçando os soviéticos também.



Quando o time russo pareceu adotar a postura defensiva dos últimos jogos,  o contra ataque dos anfitriões foi fatal, bela triangulação entre Golovin, o meia Cheryschev e o grandalhão Dzyuba , ótimo passe de Dzyuba que achou Cheryschev  que na matada da bola deu um drible desconcertante no zagueiro Vida, e fez sua estrela  brilhar de fora da área acertou um chute espetacular sem chances  ao goleiro Subasic, placar aberto aos 31 minutos de jogo para os donos da casa.

A Croácia não se desesperou, esperou continuou fazendo seu jogo técnico, foram recompensados por isso quando aos 39 minutos, em um bom passe Perisic achou Mandzukic na lateral da área, com sua qualidade técnica o atacante cruzou a bola perfeita para Kramaric cabecear para o fundo do gol, empate croata para animar o jogo.

O primeiro tempo teve seus minutos finais em ritmo amistoso, nenhum dos times quis se arriscar deixando a resolução do jogo para a segunda etapa.

A etapa complementar começou com a Croácia dominando o campo, a posse de bola e já nos primeiros instantes surgiu uma chance clara de gol quando Rébic de bicicleta quase faz um gol antológico para virar o jogo e trazer mais tranquilidade aos croatas.

Pouco a pouco a Rússia foi retomando o ritmo de jogo, Samedov foi sacado do time para tentar a velocidade no contra ataque, principal jogada do time no jogo de hoje, principalmente buscando a qualidade técnica de Mário Fernandes, o jogo ficou aberto depois que os croatas chutaram uma bola na trave após a falha generalizada da defesa soviética, Perisic teve a chance da virada, mas a bola caprichosamente pegou no poste e saiu para o corte da zaga.

O autor do gol e grande estrela do time russo deu lugar ao Smolov, após a Croácia tirar Perisic e colocar na vaga dele Brozovic, as mudanças foram realizadas para o jogo não cair o ritmo visto que ambas as seleções jogavam bem e  a qualquer momento fazer algo diferente.

O dia não era bom para o setor criativo croata, Rakitic e Modric conseguiam somente manter a “posse de bola estéril” como diria o treinador Zé Ricardo, muitos passes para o lado, sem a objetividade do passe vertical que poderia municiar os atacantes, nisso sobrou até ao lateral Strinic que foi substituído e não gostou nada da alteração.

Cherchesov tentou mudar seu time, colocou Gazynski no lugar do grandalhão Dzyuba para tentar dar mais velocidade ao ataque, os russos sofrem com um problema crônico no seu  setor criativo, Golovin não brilhou, os ataques não saíram e os russos voltaram para sua disciplina defensiva tão eficiente.

O drama em Sochi continuou aos donos da casa e dobrou para os croatas, Subasic sentiu uma lesão muscular e jogou os minutos finais no sacrifício, os demais jogadores tiveram que correr para segurar a bola no campo do ataque, mesmo assim o goleiro conseguiu fazer uma  grande defesa no” chutamento “ de Erokhin, o alivio para os croatas chegou quando o brasileiro Sandro Meira Ricci apitou o final de jogo e mais uma prorrogação para os dois times que já estavam exaustos .

A continuidade do drama

Subasic recebeu atendimento durante toda a parada do jogo e voltou a campo, certamente foi um susto, os russos no primeiro minuto de jogo já conseguiram um escanteio para ameaçar o time croata e testar a condição do goleiro.

Modric tentou assumir sua liderança técnica, tentou uma arrancada sensacional mas após passar 5 jogadores foi travado pela zaga russa, a bruxa estava solta para os croatas que perderam o lateral Vrsalijko, e no cansaço Lovren quase entregou o jogo para os russo , um erro de passe caiu nos pés de Smolov que não conseguiu dominar a bola adiantada e perdeu a grande chance do time.


Eita futebol cruel já não basta punir o Brasil agora fez dos russos a próxima, aos 10 minutos escanteio para a Croácia, Modric colocou a bola na cabeça de Vida que contou com a sorte de Corluka passar na frente de Akinfeev matando o goleiro da jogada,  sobrando somente ao mesmo Smolov  do lance anterior tentar tirar a bola e ele não conseguiu, decepção da torcida anfitriã e a primeira virada no tempo extra desta Copa do Mundo

O segundo tempo foi dominado pela Rússia que tentava atacar, buscou o jogo, tentou escanteios, a Croácia não deixar a bola rolar, tentou esfriar o jogo e a torcida, mas não deu aos 9 minutos, uma falta na direita da área, Dzagoev que entrou após o gol croata colocou a bola como fosse com as mãos para o brasileiro Mário Fernandes que cabeceou como um artilheiro nato pra empatar o jogo, se tornando o herói forasteiro e animando os donos da casa, deixando o jogo aberto novamente.


É foi no coração, sem muita técnica os russos mantiveram o sonho vivo, levaram para as penalidades novamente, acreditando na mística que só esse país tem.


O final do sonho


Rússia
Smolov- Errou
Dzagoev- Converteu
M. Fernandes- Errou
Ignashevich - Converteu
Kuziaev- Converteu

Croácia
Brozovic- Converteu
Kovacic-Errou
Modric- Converteu
Vida- Converteu
Rakitic- Converteu




Hoje não teve a mística, Akinfeev ou um forasteiro salvaria a grande mãe Rússia definitivamente do perigo, os croatas cobraram com extrema maestria, foi um final digno para o personagem principal da historia chamada Copa do Mundo, o conto de fadas um dia acaba, eles viveram o máximo que podiam esse momento, mostraram uma garra impressionante, horaram seu povo e o principal se superaram  em campo jogaram muito mais do que podiam, as limitações russas são visíveis e o risco de eliminação era iminente, porém o time mostrou que com esforço e jogando coletivamente é possível chegar longe.

O figurão Cherchesov  foi o espirito  do time, usou de todo seu conhecimento tático e principalmente não quis inventar, aproveitou as características de seus jogadores, usou uma base nacional de atletas conhecidos  do público local, usou do brasileiro Mário Fernandes sem preconceitos e mostrou o quão importante foi esse jogador para seu sistema de jogo, fez a estrela de Cheryschev e revelou Dzyuba uma grata surpresa... Parabéns selecionado russo vocês foram demais, espero que aprontem mais vezes e que as próximas gerações se apaixonem ainda mais pelo futebol  e que novos craques possam surgir desse país tão grande e guerreiro.

Os croatas por sua vez fizeram o jogo  seguindo suas características, pensaram no condicionamento físico durante os 90 minutos controlaram o jogo, na prorrogação foram cirúrgicos mas no setor defensivo vacilaram e quase deixaram a classificação ir embora no próprio tempo extra, nas penalidades foram perfeitos nas cobranças, novamente tem a chance de chegar a uma final, agora é olhar para o passado, aprender com os erros cometidos em 98 e rever toda a trajetória nessa edição da Copa, tentar retomar o bom futebol da primeira fase, buscar concentração e acreditar no talento dos seus dois principais jogadores Rakitic e Modric, é um time mais preparado do que os ingleses, a experiência  em torneios  eliminatórios é maior.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Compartilhe:

Victor Ricardo

Apaixonado por esporte. Adoro ler,assistir e escrever. Minha maior satisfação é levar conhecimento sobre o futebol para você, meu caro amigo. Curta o nosso trabalho e estou à disposição para qualquer dúvida, elogio ou crítica. Forte abraço!

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours