Talvez minha ilusão entrasse em campo quando o estádio de Kazan ainda estava vazio e longe ainda de receber um jogo de Copa, começou a existir lá atrás quando em certa manhã foi feito o anuncio de Tite como técnico da seleção, o que representaria Uma nova Era (clique) para a nossa Seleção, foi uma alegria enorme, finalmente teríamos um treinador de verdade, a energia positiva foi tomando conta de todos que gostam de futebol e enfim voltavam a acreditar na seleção, foi difícil ver aquele começo de eliminatórias, meu  Deus será que o Brasil não vai pra Copa, tristeza no ar até que em umas das arrancadas mais incrível já vista, pelo menos para a minha geração, esse elenco conseguiu se classificar e ser o 1º colocado das eliminatórias com sobras.


Pouco a pouco a euforia e o orgulho de assistir a esquadra brasileira aumentavam, agora não vai ter 7x1, é só energia positiva, vamos lá a hora é essa, enfim começou a Copa , primeiro jogo não muito bom, segundo razoável e o terceiro considero muito bom, os mexicanos  tentaram agredir, tentaram jogar sujo mas felizmente aqueles deuses do futebol  os puniram com os dois gols, ah  mais aí veio a Bélgica, todos que iram assistir e tinham o sentimento de orgulho e estavam confiantes na vitória.



Gaúcho, que do céu nos proteja e desculpe por falharmos novamente com você

E eu era um deles que decidi apoiar incondicionalmente, independente das limitações ou da dificuldade do jogo e nessa atitude começa minha dor, aumentada com um gol o belga feito por Fernandinho, novamente você cara, segunda copa fazendo m****, infelizmente sim! O futebol  é algo ingrato nem sempre ele terá um herói, e na maioria dos casos é um vilão, esse rapaz se tornou novamente culpado por alguma maldade que sequer fez, injustiçado pela bola, por que meu Deus não aconteceu isso com Fellaini um jogador por vezes desleal, qual a razão dele ser "beneficiado"?

Simples, o objeto deste jogo é uma esfera é impossível direcionar ela, quando menos você imagina um desvio muda tudo, eu acredito que erros acontecem, poxa, o Fernando é um ser humano não uma máquina, na hora do jogo como torcedor  é difícil entender isso e somente entendi isso as 2 da manhã, que madrugada terrível, busquei na alegria de Renato Augusto a motivação para tentar sorrir mesmo que de forma singela novamente e ter a inspiração para este texto.

É, a maldita bola nos puniu novamente, porque ela é tão ingrata com quem tratou ela tão bem no passado, que coisa linda era ver Pelé, Mané, Zico, Sócrates, Romário, os 3 R’s  enfim, nas redes do mundo ainda balançam seus últimos gols e na memoria brilham os lances maravilhosos, mas infelizmente no futebol da vida jogamos contra um adversário duro, que é o Time do tempo e certamente ele vai colocar a gente em impedimento quando estivermos de cara para o gol da vida e vai ganhar num contra ataque fulminante da gente, o tempo impede tudo, impede perpetuação, faz com que abandonemos sonhos , ele é a razão física que limita nosso universo e nossa existência na terra, e ele limitou novamente a  gente, dando apenas 45 minutos para tentar virar um jogo que já estava ganho (para o adversário) desde a primeira etapa, 90 minutos foram pouco, os jogadores da seleção mereciam um acréscimo de um dia pra virar esse jogo, o tempo acabou para essa Copa, mas por sorte ele deu a Neymar, Coutinho, Douglas Costa e mais novos garotos que certamente vão ajudar a tentar  vencer novamente uma Copa do Mundo.

Sem falar de futuro neste momento, perdemos para caras que fizeram por merecer, o tempo foi cruel com eles também, as eliminações na juventude trouxeram a maturidade a eles, talvez demore décadas para que no tempo-espaço da nação belga para surgir caras tão excepcionais, povo que torceu, sofreu e agora merece a alegria, tudo bem você pode me falar “ Lá o futebol não é o mais importante”, “ eles são europeus tem tudo que precisam”, “ trouxa somos nós que acreditamos ainda nisso”, meus amigos, digo que em parte, vocês tem a razão, futebol não é tudo, temos nossos problemas aqui e muitos mas não é hora, quer dizer,  nunca é hora de relacionar isso ao esporte como bem cita o colega Adriano na primeira edição deste quadro (clique), mas podemos que tirar uma lição disso, o esporte unifica as pessoas, vemos nas grandes exibições dos jogos em 4 anos é a primeira vez que vemos “Coxinhas” e “Mortadelas” juntos, se abraçando sem ódio, sem ofensas.

Perdemos sim, “agora o país continuará a mesma merda”, não vai ser uma Copa que vai resolver todos os problemas, ou melhor, NENHUM PROBLEMA. O futebol é um caso separado, a solução para resolver as angústias do país é tentar em Outubro analisar com calma e votar conscientemente numa decisão muito pensada, exigir investimento em educação, saúde e em oportunidades para que todos tenham um futuro melhor, adiantou o que torcer pra outro país? Cara você é brasileiro, foi esta pátria que te pariu, esporte nunca resolveu nada somente trouxe alegria, ou vai dizer que não tem orgulho daquele carinha que todo domingo carregava uma bandeira verde e amarela com orgulho, que se dedicava mesmo com uma carroça pra tentar ser o melhor e mostrar que amava esse país, que amava esse povo, tudo pode estar dando errado agora mais isso vai passar, esse sentimento de derrota vai passar nós somos incríveis .

Não poderia carregar essa dor sozinho, nem ficar só no meu cantinho, se temos algo a aprender com os belgas não é jogar futebol, mas sim nos unir em todas as questões em que precisamos evoluir, seja no esporte, seja como povo, seja nas questões do país. Enfim,. vamos em frente voltamos a rotina normal, não é hora de fulanizar culpados, somos humanos, erramos todos os dias tentando acertar, o trabalho de Tite tem que ter uma sequência pois foi um dos melhores até hoje ,começar do zero não é opção, seleção é trabalho a longo prazo não é chegar agora e contratar o "boleiro dos pampas" que acha futebol europeu uma bobagem e estudo desnecessário  na área do futebol, mantenham Adenor lá que o resultado vai ser grandioso é só perguntar para o torcedor corintiano.

Nilton Santos e seu amor pelo Fogão
E aos novos jogadores e aos que estão no futebol  brasileiro peço, parem de ir para Arábia, China  ou PQP, dinheiro é bom sim mas não te trás realizações no futebol, tentem fazer a carreira aqui, ganhar títulos ter identificação com nós torcedores e para depois chegar com humildade na Europa, que admito é o principal centro do futebol, lá sim vocês conseguirão evoluir como esportistas, ou se for apaixonado faça como Nilton Santos que dedicou sua vida ao Botafogo, é disso que precisamos de ídolos, líderes que entendam o que é essa paixão, não digo que isso aconteceu nessa seleção mas nas 4 eliminações anteriores existiam jogadores com nojo de defender nossa pátria, talvez essa seja a resposta para entender o sucesso das outras seleções, eles fazem com paixão, então sigam o legado desse elenco se não forem com a cara de alguém se inspirem em Mbappé que da exemplo ao seu povo (ao não cobrar para atuar na Seleção Nacional) com apenas 19 anos e enorme maturidade.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: Reuters, AFP,  Arquivos do Botafogo FR (Arquivo). 
                


Compartilhe:

Victor Ricardo

Apaixonado por esporte. Adoro ler,assistir e escrever. Minha maior satisfação é levar conhecimento sobre o futebol para você, meu caro amigo. Curta o nosso trabalho e estou à disposição para qualquer dúvida, elogio ou crítica. Forte abraço!

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours