Amigos e Nação Corinthiana! Estamos de volta aqui, num quadro onde o comentarista é e representa o torcedor, com seriedade e alto nível, o desafio é esse e não é fácil, talvez por isso a pequena quantidade de clubes neste momento ativos no projeto, mas vamos lá. Como o título do texto ilustra, o Corinthians foi merecidamente derrotado em um Morumbi com ótimo público, ante um São Paulo muito melhor treinado, pelo placar de 3 x 1, no dia em que foi anunciada oficialmente a perda de Rodriguinho para o Pyramids FC do Egito, onde Alberto Valentim será o técnico e Keno um dos pontas.


O primeiro tempo anunciou o que viria a acontecer na etapa final, Jean praticamente não teve trabalho e o controle territorial do jogo foi totalmente adversário, com mais posse, indo pra cima, exigindo defesas de Cássio, no Corinthians as pontas não funcionavam com Romero mais preocupado em fazer simulações e arrumar confusão do que em jogar futebol e um Marcos Gabriel que ganhou a titularidade de presente de aniversário, é a única explicação que se encontra para titularidade deste, enquanto Pedrinho inexplicavelmente é banco e nos parágrafos de análise, vocês vão conhecer a mirabolante explicação de Loss para isso.


O Tricolor seguiu melhor na etapa final e acabou fazendo o gol em cobrança de escanteio aos 10, onde o time marcou a bola e Anderson Martins subiu alto para marcar o gol, falha de marcação. Eu honestamente (pra vocês verem que eu analiso futebol com a cabeça certa) gostei da mexida de Loss ao perder Renê Jr (que está devendo e deve perder a posição pro novo contratado Douglas que chega do Nense) e colocar Jadson no time, que até cresceu na partida e conseguiu alguns escanteios, mas aos 24 o time da casa chegou ao segundo, recuo tenebroso, absurdo de Gabriel para ninguém e Reinaldo entrou em velocidade, driblou Cássio e finalizou para Henrique salvar, mas a bola volta pra ele no rebote para marcar.

Clayson entrou na vaga do ninguém, mas já era tarde, o jogo estava definido, o volume de jogo e a consciência tática e técnica do São Paulo foram muito maiores, não dava pra imaginar o time indo buscar o empate após uma atuação tão ruim. O terceiro do time mandante foi o mais polêmico e levou ao gozo o restante do país que odeia o Corinthians. Após o escanteio a bola sobra na entrada da área para Reinaldo que chuta, a bola desvia onde aquele "doutor" fazia cirurgia ilegal em Léo Santos e muda a trajetória, o que mata Cássio e ela passa por baixo dele, a meu ver não chega a ser um "frango" pela mudança de trajetória, mas é uma infelicidade e os oportunistas e clubistas estão desfilando na web.

No fim, Jonathas, um centroavante de qualidade, em quem coloco muita fé, descontou em um lance típico do "9" que precisamos, usando a "7" que era de Jô, recebeu o passe, ajeitou no peito e encobriu o goleiro, belo gol, gol de centroavante clássico, um consolo em uma atuação terrível. Foi sacramentada a derrota do Corinthians ante o São Paulo, enfim o adversário soube o que é vencer após muito tempo e goza de alegria. O torcedor corinthiano tem essa alegria comumente, que eles "zoem" um pouco, deviam estar com muita saudade disto.


Vejam, não pelo jogo, afinal como comentarista eu sei separar os sentimentos pela derrota do meu time, da análise. Mas por outras situações, confesso que estou extremamente irritado. Então vou procurar ser bem objetivo na análise. Loss está sendo patético ao não escalar o jogador que vinha sendo o grande diferencial da equipe, que é Pedrinho e foi ainda mais patético na justificativa para tal, de que: "Romero não pode jogar na esquerda" e que os dois brigam por posição. Ora, se Romero foi campeão Brasileiro jogando pela esquerda e outra, em qualquer lado que tu coloca Pedrinho ele inferniza.

É um treinador que apareceu muito bem na base, mas que tem tomado péssimas decisões e quando questionado, dá respostas absolutamente despeitadas e vazias, com uma arrogância que passa a impressão de que é um Ser que "não erra", ao contrário, erra e erra pra cacete e tomou um verdadeiro nó tático (desculpem o termo batido) de Aguirre, que faz um trabalho espetacular no rival e merecidamente coloca uma equipe a qual pouco se esperava antes da competição, na luta pelo título.

Não, eu ainda não digo que Loss deva ser demitido, pois seria no calor de fortes emoções, é o segundo jogo na volta, um clássico, onde o time em um melhor momento venceu, nada além do normal. Ainda mais no sentido de que se trocarmos o comando, vamos trocar totalmente a filosofia, não há mais herdeiros de Tite para manter isso, em trocando, muda-se completamente a metodologia e já não deu certo uma vez. Loss falou com um Ar de arrogância que praticamente o desmentiu, que: "Precisa se reinventar e 'vai' se reinventar", mas sem perder a essência e o caminho do time, ou seja, vai mudar nada, é alarmante. Loss precisa descer um pouco do alto das suas convicções e entender que já seria difícil mesmo fazendo tudo certo e será ainda mais difícil com erros idiotas e teimosias, ele é técnico do Sport Club Corinthians Paulista, não é possível que não tenha o mínimo de "amor" pelo emprego.


Sobre a perda de Rodrigo, apesar de ser um opositor de Andrés Sánchez (e eu não tenho nada a ver com o Garcia rico, estou pobrinho, pobrinho), entender que não só ele, como seu grupo político foram salvos pelo campo e bola várias vezes apesar da péssima gestão, não dá pra condená-lo por essa transação em si, o valor não é baixo, são 6 mi Euros por um jogador de 30 anos. A questão é que até um jogador que chegou mediano, era fatiado, o clube deve ficar com apenas 50% desse valor, é uma vergonha.

Além disso, apesar de termos zagueiros promissores, tu perder Balbuena não é fácil, tu perder Maycon, por valores baixíssimos, os empresários e clubes estrangeiros fazem a festa no clube, que perde referências técnicas e pode perder ainda mais, pode perder Fagner e não tem NINGUÉM pra repôr, pode perder Cássio, que é goleiro de Seleção e isso tem um valor no mercado, pode perder Pedrinho, que desperta a atenção do futebol europeu, pode perder Romero, o fã de Neymar, mas que é muito útil, só precisa ajustar os miolos. E aí Diretoria? Cadê a transparência, pra onde está indo o dinheiro das transações?

Como já disse no texto anterior, em Agosto a justiça dará um parecer sobre a investigação de irregularidades na eleição do clube, caso as denúncias sejam confirmadas, que as medidas para a deposição da Diretoria e convocação de novas eleições sejam devidamente tomadas. Para que venha uma gestão que tenha verdadeiramente transparência e que não seja adepta da prática de fazer tudo para se manter no poder, como estamos cansados de ver no nosso país.


Por fim, não vamos aqui julgar o Rodrigo por sua opção, palhaçada de chamar de "mercenário", ele tem 30 anos, deve ter (como a maioria dos atletas tem) muita gente pra ajudar nas suas costas, que seja feliz, que faça o pé de meia e quem sabe, se estiver em condições, realize o desejo que segundo ele tem, de voltar ainda a vestir nossa camisa. Boa sorte a ele!



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: GazetaPress e Acervo JC. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours