Amigos! Já está começando a bater aquela saudade, várias seleções já partiram do país da Copa, várias delas tidas como favoritas inclusive, já não temos jogos todos os dias, as Quartas de final estão chegando e vamos curtir esse restinho, que na verdade é o mais importante desta Copa a cada segundo que resta. Por isso estamos juntos mais uma vez no nosso Crônicas da Rússia (clique), para analisar estes jogos decisivos que por aí vem, da forma que vocês que acompanham certamente conhecem, indo no detalhe além, saindo do óbvio, do caioísmo. 



Uruguai x França

Um jogo absolutamente difícil de se opinar, a França enfim mostrou o seu melhor futebol ante a Argentina, com este aí do lado, um Mbappé destruidor (será que o Barça contratou o francês certo?) um Griezmann que pode ainda entregar muito mais, mas começa a crescer, além de um meio campo forte na defesa e na transição com Kanté e Pogba. 

Meio este que é o fator mais deficitário do Uruguai NO ASPECTO CRIATIVO, quem nos lê efetivamente sabe a minha posição, o meio do Uruguai destrói muito bem e não poderia deixar de ser diferente, jogando com quatro volantes praticamente desde a saída de De Arrascaeta do time titular. A minha crítica é sobre a função ofensiva de criação no meio, ela INEXISTE no Uruguai, sobretudo no que joga hoje, a bola é jogada na dupla de ataque e ela que se vire e quando entra o Cebola, este não consegue dar qualquer tempero ao jogo. 

Analisando este cenário, se a França jogar tudo o que pode, deve comandar as ações do jogo, porém com um Uruguai com a defesa muito sólida e sem a responsabilidade de ter de propor, podendo assumir de vez no jogo a real identidade deste time, que é de se fechar e ser mortal com a dupla de ataque esplêndida formada por Suarez e Cavani. Ah, mas há um problema, tal qual James pela Colômbia, o atacante do PSG tem problemas importantes e pode ser desfalque do time neste jogo decisivo, em sendo, as chances francesas aumentam, com Cavani em condições eu colocaria 52% a 48% pra França, apesar da diferença no meio ser abissal, a dupla de ataque e a dupla de zaga extraordinária que tem Tabarez podem equilibrar e serem letais no contragolpe, bem como na bola aérea. 


Brasil x Bélgica

Outro duelo dificílimo, vocês podem pensar que o fato de a Bélgica ter tomado dois gols do Japão pode mostrar uma fragilidade e até um descredenciamento. Eu penso de forma totalmente diferente, esse momento desfavorável foi o -calejar, o teste que o time precisava pra se mostrar maduro e botar pra fora (parte de) toda a qualidade que tem. Contra a nossa Seleção tenham certeza, eles não irão jogar com a displicência que demonstraram na etapa inicial ante os japoneses, será um jogo bem jogado, porém de muita tensão.

O Brasil por sua vez não tem tido inícios de jogos bons, somente na estreia ante a Suíça, contra a Costa Rica a pressão decisiva foi na etapa final, contra a Servia em muitos momentos da etapa inicial o time adversário até teve o controle e o primeiro tempo das Oitavas foi mexicano. Essa desatenção não pode se repetir ante um adversário tão perigoso. Vejamos se volta o Marcelo, ofensivamente seu ganho é inestimável, mas há que ver suas costas, pois ele não é um marcador de qualidade e com certeza, a entrada de Fernandinho na vaga de Casemiro gera uma perda importante de marcação. Paulinho se for desfalque gerará uma perda de marcação, pois apesar de Renato Augusto cumprir esse papel por vezes, não é a função originária dele e isso pode atrapalhar ante um adversário tão criativo.

O meu cérebro fala em 51% a 49%, mas em se tratando de Brasil, digamos que seja 53% a 47% de chance de avançarmos. Ué, só isso, tecnicamente sim, pode ser que a Bélgica pipoque, que a camisa do Brasil faça a diferença, mas como eu não gosto de analisar futebol dessa maneira, porque aí qualquer um é comentarista, no aspecto técnico eu vejo sim a distância pequena e o nosso diferencial não sendo Neymar, mas sim a nossa defesa, que está queimando minha língua quanto a Thiago Silva e está muito bem.


Rússia x Croácia

Em tese, o time croata seria favorito, pelo bom futebol demonstrado na fase de grupos, um jogo que condizia com a qualidade que sabemos que este time tem.

Porém, o que vimos na fase de Oitavas de final ante a Dinamarca não foi isso, o time de Eriksen mesmo lutando contra as próprias limitações técnicas (não do meia do Tottenham, mas do resto do time, leia-se) mereceu passar pela partida que fez, mas nos penais bateu muito mal e propiciou a Subasic ser o herói da classificação de sua Seleção. 

A Rússia por sua vez foi muito aguerrida ante a Espanha e emocionou a todos com uma classificação brilhante, na luta até a última energia de seus jogadores e no brilhantismo de Akinfeev, vilão aqui no Brasil. O aspecto físico dos russos preocupou bastante, mas eles foram os que mais tempo para descansar tiveram, se tiverem um bom departamento físico, conseguiram se recuperar ao menos em parte dos problemas que apresentaram no domingo. Portanto, eu entendo evidentemente que no aspecto técnico o favoritismo da Croácia é largo, mas se o time não jogar o seu melhor, será sim sobreposto pela luta russa e o apoio da massa, jogando o que jogou ante a Dinamarca o time croata, a Rússia tem totais chances. 


Suécia x Inglaterra

O jogo que encerra esta fase, com mais uma grande surpresa, o time sueco que tem pouquíssima qualidade individual, mas fez uma boa eliminatória, depois eliminou nada menos que (uma enfraquecida) Itália e na Copa se classificou na chave que continha a Alemanha, com uma vitória contundente sobre um México que já tinha colocado na roda (no primeiro tempo) o time alemão e posteriormente eliminando um time mais qualificado tecnicamente que é a Suíça. 

Claro que a Inglaterra é favorita, mas sem nenhum desrespeito, não é um time que me passe confiança, não é um time que tenha peças que possam entrar e mudar o panorama de um jogo, é um time que tem um Kane, tem um meio-campo voluntarioso, tem um Rashford que pede passagem, mas eu penso que se a Suécia se classificar, na força deste coletivo aí representado na foto, não será um feito maior do que os citados no parágrafo acima, confronto (discordem a vontade) equilibrado. 


E para vocês, quem são os favoritos? Vamos debater! 



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: Acervo JC (AFP, Reuters, Getty) 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours