Amigos! Infelizmente após a derrota ante a Bélgica por 2 x 1 (clique), que foi brilhantemente comentada, assim como toda a jornada em campo desde as eliminatórias, a Seleção Brasileira acabou eliminada da Copa 2018, desta vez na fase de Quartas de Final. Como eu disse na proposta deste quadro lá no primeiro texto, antes ainda da bola rolar, o que fazemos aqui é nos aprofundar, ver aquele detalhe minucioso que passou despercebido. É isto que pretendemos aqui, apontar com a coerência de quem comentou todas as convocações, inclusive a convocação para a Copa (clique), erros e acertos que acabaram influindo neste resultado, mas apesar deles já adianto, a importância da continuidade do trabalho. Já aviso de antemão, se você leitor e leitora, espera ver aqui a fulanização dos problemas, uma caça de culpados, pode fechar a janela do seu navegador, aqui a conversa é séria, não existe sensacionalismo.


E se vamos fazer uma avaliação precisamos como já dito sim, voltar ao começo, mas bem no começo mesmo, que é a preparação, até por algumas coisas que vi, li e ouvi após a eliminação, afinal, quando perde "é tudo errado", nada feito é certo. Isso, claro, para os que não pensam o futebol, comentam sem analisar, com birra, com clubismo e até com o raivismo, algo que tem permeado o Brasil nos dias de hoje.

Paulinho teve uma queda física muito grande na Copa e foi bastante criticado, li que: "Tite morreu abraçado com 'o Corinthians'", "Tite nem deveria ter iniciado a preparação com Paulinho". Esperem, vamos parar nesta segunda. Deu errado durante toda a preparação a utilização deste jogador? Que por sinal interessou pelas atuações com Tite e a Seleção ao Barcelona, onde atuou na temporada e fazendo gols. A resposta para a pergunta é: DEU CERTO. O jogador foi fundamental na campanha que trouxe a Seleção até a Copa, não dá pra apagar a história por conta do insucesso. Sim, ao que parece o atleta chegou mal a Copa no aspecto físico, Renato Augusto (também odiado por grande parte do país pelo mesmo motivo) entrou (surpreendentemente) bem nos aspectos físico e sobretudo técnico nas partidas onde atuou e deveria sim, Tite ter o colocado na vaga do camisa 15, porque ele cumpre a função tática defensiva do Paulo, chega evidentemente bem a frente, o seu gol mostrou isso, além de organizar a chegada do time a frente.


Primeiro erro apontado (a não entrada de Renato na vaga de Paulinho - e não a convocação do mesmo, pra ficar claro - a partir do momento que a condição física do jogador era visivelmente ruim), infelizmente perdemos Casemiro para o fundamental duelo ante a Bélgica e aí sim é complicado, nem dá pra falar em erro, pois quem seria para vocês o jogador de primeira função, pra suprir eventual ausência de Casemiro?

Não há esse nome (não me venham com Felipe Melo, por favor), haviam nomes para a função para a qual foram chamados Paulinho e Fred, jogadores como Allan, Arthur, Rafinha. Mas para essa primeira função não. Eis que "sobra" então para Fernandinho novamente ser o "5" do Brasil ante um adversário fortíssimo no meio-campo e novamente o desastre, muito mal infelizmente, não protegeu a defesa em momento algum, os jogadores de frente belgas bailaram no meio e saíram na cara do gol, e ainda por cima o jogador (e também Gabriel Jesus) subu de olhos fechados e marcou contra.

Infelizmente Fernandinho nunca atuou bem com a camisa da Seleção e espero que revelemos um bom reserva para Casemiro, se já existir algum vocês apontem por favor (não é o Arthur, não sejam desinteligentes) e que este atleta não vista mais a camisa da Seleção, pode atuar bem no City, mas JAMAIS fez boas atuações pela Seleção. Eu digo isso com tristeza, afinal é um Ser-Humano, tem mãe, deve ter esposa e filhos, merece ser respeitado, como pessoa. Lamento e repudio totalmente os ataques racistas e criminosos que ele sofreu, futebol é esporte e lugar de bandido é na cadeia.

A atuação de Fernandinho inclusive prejudicou nossos laterais, Fagner não é o problema (o problema é onde ele joga), sem uma boa cobertura, um bom apoio dos volantes, Dani Alves também seria prejudicado, como foi Marcelo e como seria Danilo, que não mudaria em nada o estado de coisas da direita. Rafinha é um lateral absolutamente comum, tem a vantagem de ter um poder de marcação forte, como o próprio Fagner tem, mas de apoio muito tímido, não é nenhum crime o Fagner ter sido convocado e não foi ele personagem da derrota.


Eis que chegamos ao meio pra frente, infelizmente tivemos uma atuação muito ruim de nossos protagonistas, este, da foto, que acabou perdendo uma grande oportunidade de se consolidar como um dos maiores do mundo (palavras de Léo Carrazza) e também Coutinho, que apesar do passe magistral para o gol de Renato, também errou mais do que acertou na partida, se perdeu no emocional.

A meu ver, Tite gastou uma substituição no intervalo ao colocar Firmino que pouco contribuiu ficando sem função, na vaga de Willian. Se puxarmos para o jogo ante o México, o camisa 19 também não foi bem no primeiro tempo dessa partida e arrebentou no segundo, a mexida poderia ter sido simples, em lugar do próprio Jesus, que foi titular (na explicação de Tite) pela função tática que cumpria de voltar na marcação para deixar Neymar livre, o que já não era necessário perdendo o jogo. Mas depois conseguiu consertar com Douglas Costa que surpreendeu pela recuperação e fez um segundo tempo maravilhoso e o próprio Renato que fez um grande jogo, o Brasil se tivesse mais alguns minutos teria empatado, a convicção é essa e Courtois foi genial.

Mas na caça as bruxas que se faz a cada derrota, evidentemente se coloca Neymar como pipoca (pra mim isso não existe, mas de fato, ele jogou pouco) e se questiona a convocação de Taison, que terminou como "peso morto" não entrando no jogo da eliminação. Pessoal, ele era o ÚLTIMO RESERVA, último reserva que claro, eu não convocaria, mas não era ele a entrar ao invés do Douglas Costa, não era ele a entrar ao invés do Renato e nem seria o querido de muitos Luan a entrar, se convocado, Luan TAMBÉM SERIA A ÚLTIMA OPÇÃO. Talvez com o jogo indo para a prorrogação, com uma quarta mexida (pra quem não sabe, é possível em prorrogação isso) fazer isso, mas no lugar de Taison eu teria levado Jonas, 33 gols na temporada pelo Benfica, atacante matador, apesar de não ter o biotipo do centroavante.

Faltou sim o centroavante nesta vaga de Taison, o "futebol moderno" não exige o "9 tradicional" realmente, não sou nenhum antiquado (diferentemente dos que desrespeitavam a geração belga), mas, nas horas de pressão, no momento do desespero como era contra a Bélgica é preciso sim o pivô, o Jonas é o meu preferido, mas não é exatamente esse cara, no Benfica fez muito isso, com boa colocação principalmente. Mas no aspecto físico, o centroavante que tínhamos é William José, que seria (torcedor Brasileiro médio não acompanha o futebol europeu) tão criticado pela maioria quanto foi Taison.


Todos os apontamentos que fiz acima são coerentes com o que observamos em relação a convocação, mas é muito importante registrar que não houve, sim, NÃO HOUVE vexame, Kazinaço, nada disso, houveram circunstâncias ruins de uma partida entre dois grandes times, que ocasionaram a eliminação do Brasil. Mas Tite (mais uma vez) foi muito bem quando disse que foi um grande jogo de futebol, triste como torcedor, triste pelo contexto, mas um jogo emocionante, um jogo onde até merecemos o empate e o drama da prorrogação, que não veio.

E se não houve vexame, evidentemente que não há motivo algum para se pleitear troca de comando, Tite é o nosso melhor técnico e se for bom para sua carreira (afinal, são mais quatro anos preso a um projeto de Seleção) permanecer com o trabalho, trazendo jogadores que estão despontando, como Allan, Arthur, Paquetá, garotos como Rodrygo, enfim, é mais do que claro que não há outro nome que passe perto da qualidade de Tite e desta comissão técnica e desta coordenação técnica da Seleção, para conduzir o trabalho até 2022.

Comentando com a cabeça certa e fria, os erros sim existiram, mas os acertos os sobrepõem em muito, é ajustar esses pequenos pontos para voltar com tudo na próxima, o importante é que recuperamos totalmente o respeito e a competitividade do futebol Brasileiro. Sem terra arrasada e com inteligência, é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Como ilustra a imagem inicial do texto, a bola está mais uma vez com Tite.



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: Reuters, Acervo JC (Mowa Press), AFP. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours