Amigos! Mais uma vez estamos juntos, nossa cobertura da F1 nunca para, aconteça o que acontecer. E hoje para comentar mais uma prova sensacional, em Silverstone, casa da Mercedes, o xodó Hamilton já tinha tido descomunal trabalho para fazer a pole ante Vettel e esse trabalho foi por terra logo na largada, onde o inglês foi muito mal e perdeu a liderança para o rival ferrarista, a segunda posição para o companheiro de equipe e ainda foi tocado. Em prova espetacular de recuperação conseguiu terminar em segundo, mas sem evitar a vitória do alemão, que ganha pequeno fôlego na liderança.


Como já descrito na introdução, péssima largada de Hamilton e fantástica arrancada de Vettel, Bottas tomou do companheiro a segunda posição e aí a briga sobrou entre o inglês e Raikkonen, o tetracampeão travou roda e foi tocado na roda traseira pelo finlandês, o resultado foi Lewis com a prova prejudicada caindo para a última posição e o ferrarista condenado a uma (pesada a meu ver) punição de dez segundos.

Depois disso Hamilton passou a escalar o grid espetacularmente e em algumas voltas já chegava na briga com as duas outras principais equipes. As paradas ocorreram e Hamilton permaneceu mais tempo na pista, chegando a ficar em segundo lugar, mas logo foi superado por Bottas e viria ao boxe pouco depois. Na volta 32 Ericsson bateu forte e o Safety Car foi acionado, era a brecha para uma segunda janela de pit, com os líderes parando, exceção feita a Bottas, onde a Mercedes arriscou mantê-lo até o fim, opção que se revelou incorreta mais a frente.

Na relargada Vettel tentou atacar Bottas, que num primeiro momento ainda conseguiu defender-se, briga espetacular entre Raikkonen e Verstappen, o finlandês passou, mas o holandês com extremo talento retomou e defendeu a posição mesmo no lado de fora da pista, espetacular. Porém a emoção foi interrompida em seguida quando Sainz e Grosjean se enroscaram, novamente o carro de segurança e houve temor até de que a prova fosse assim encerrada, felizmente não foi o que aconteceu e vieram mais emoções.

De volta a ação, Verstappen não resistiu ao novo ataque de Raikkonen e perdeu a posição, após a prova aliás, o holandês criticou (com muita razão e pouco juízo) duramente o motor Renault que serve a Red Bull, posteriormente o garoto viria a abandonar por problemas de freios após rodar já por sintoma do problema.

Voltando a briga da frente, era extraordinária, um Mercedes, um Ferrari, outro Mercedes, outro Ferrari, muito próximos, briga como nos velhos tempos de Fórmula 1, carros com desempenho similar. Há cinco voltas do final, Vettel partiu pra cima de Bottas e ultrapassou para vencer, usando do velho jogo de equipe (mas passaria de qualquer forma) a Mercedes orientou Bottas a abrir para Hamilton e na briga finlandesa o piloto da Mercedes não resistiu a Raikkonen com pneus mais novos, Hamilton por sua vez compensou o maior desgaste com muito talento e conseguiu se manter na segunda posição, diminuindo com isso o prejuízo. Ao final, Vettel celebrou mais uma grande vitória, comemorando o fato de vencer em solo inimigo.


Amigos, assim como o GP da Áustria uma grande prova, uma prova daquelas que queremos ver na F1, com ultrapassagens, com uma alta performance ao menos de parte dos carros até o fim e fazer duas paradas ajuda nisso, essa insistência em parar uma vez só prejudica o espetáculo, mas isso de modo geral, a opção em um carro da equipe é válida, todo mundo fazer é que é o grande problema.

Nisso eu penso que Wolff está certo, a prova estava de toda maneira caminhando para a Ferrari, com Vettel a frente e Hamilton com quase nulas chances de vitória, tentou-se arriscar com uma parada só e mais cinco voltas, evitaria-se a pontuação máxima para o alemão da Ferrari, quase deu certo e não deu justamente por competência adversária, tá em casa, na corrida passada sim errou gravemente com Hamilton, que depois até parou e aí o erro "perdeu o efeito" prático.

O campeonato está muito bom, muitos riram quando no começo do campeonato eu dizia esperar uma diminuição da diferença entre as três principais equipes, entre as duas principais ocorreu em até mais larga escala. O carro da Red Bull é o melhor em aerodinâmica, mas o motor é uma porcaria, não cai bem para Verstappen reclamar, isso fica para nós, mas ele e Ricciardo tiram muito mais do que o máximo que pode dar um carro com este motor.

Agora, na briga pelo título tudo aberto, uma temporada espetacular, agora a vantagem de Vettel é de oito pontos sobre Hamilton, 171 a 163, com Raikkonen que tem feito um espetacular trabalho nas ultimas provas, a meu ver não há justificativa técnica neste momento para não seguir com ele, na terceira posição com 116 pontos, seguidos de Ricciardo com 106, Bottas com 104 e Verstappen que sem freio, teve freada sua arrancada com 93 pontos, grandes pilotos, grande campeonato.



Abrindo um parêntese aqui na Fórmula 1, mas claro, falando em velocidade, gostaria de parabenizar o garoto Pedro Piquet pela vitória na GP3, uma das categorias de acesso a F1, sua primeira vitória na categoria, logo no primeiro ano, na segunda bateria da prova em Silverstone neste domingo.

O resultado foi de dobradinha da equipe Trident, com o filho de Jean Alesi, seu companheiro Giuliano chegando em segundo. O Brasileiro já havia pegado pódio na primeira pista da temporada na França e o prognóstico é bastante positivo. Que venha Pedro Piquet e todo seu pedigree, que venha Sette Camara que tem conseguido bons resultados na Fórmula 2, que haja uma chance de retorno ao talentoso Felipe Nasr, enfim, que em breve voltemos a ter pilotos Brasileiros no grid da principal categoria do automobilismo mundial.



Classificação da Prova

*Gasly foi punido com 5 segundos por toque em Perez, que com isso herdou a décima posição, o piloto da Toro Rosso caiu para 13º. 



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: Reuters, GP3, FOM. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours