Estamos de volta amigos! Após agora há pouco a não exatamente grande, mas fundamental vitória da Seleção Brasileira ante a Sérvia (clique) brilhantemente comentada por Leonardo Carrazza, para comentar a até certo ponto surpreendente vitória por 3 x 0 da Suécia ante o México que confirmou a classificação da seleção nórdica para as Oitavas, onde vai encarar a Sérvia. 

Nisso vocês podem me questionar: mas Garcia, historicamente não há nada demais na Suécia ganhar do México. Realmente, mas o contexto sim é histórico, com uma Alemanha sendo sumariamente eliminada ante a Coreia em vexame histórico (clique), jogo que foi brilhantemente comentado pelo nosso Gustavo Araujo e um time que veio sem o grande jogador de sua geração e talvez da história do país e teoricamente um dos mais fracos de sua história, porém com muita força e coletividade, venceu com autoridade um adversário que vinha fazendo brilhante papel.


O jogo teve uma situação tática muito clara, o México tendo mais a bola, mas não conseguindo furar o forte bloqueio sueco, enquanto a seleção comandada por Janne Andersson tinha uma transição muito rápida e com isso armava os contragolpes e levava muito mais perigo que os mexicanos, mesmo com um terço da posse de bola.

Com este cenário os gols vieram na etapa final, Augustinsson finalizou para o gol, após o erro de Claesson. O segundo veio no contragolpe com Hector Moreno derrubando Marcus Berg, na cobrança do pênalti com categoria, o capitão Granqvist guardou. O terceiro veio mais uma vez na força, após lateral e o desvio para o meio, Álvarez tenta cortar mas faz contra em lance bizarro.

Neste momento o México poderia ser eliminado com um gol da Alemanha que ainda empatava e estava em cima da Coreia, com isso o time foi pra cima para tentar diminuir a desvantagem no saldo mas o gol não saiu, restou apenas torcer para a Alemanha se dar mal e foi o que aconteceu para a festa dos mexicanos e cá pra nós (com todo respeito aos amigos descendentes de alemães e simpatizantes germânicos) a nossa também.


Vejam, o México com isso ficou em segundo na chave e pega a nossa Seleção Brasileira nas Oitavas, quem comenta só resultado (conheço um monte desses) pode crer que com o 3 x 0 ante a Suécia, nosso adversário chegue "enfraquecido" pra encarar o Brasil, que o México seja um "mau time". Não é isso não, o jogo da Suécia é que foi muito competente, ante uma proposta que até parece a nossa, um time muito técnico, outros que jogam dessa forma que abram o olho com este time que vai endurecer muito para a Suíça, que precisará propor o jogo no confronto.

Este México jogou um belo futebol nas duas primeiras partidas, com direito a botar a Alemanha na roda no primeiro tempo daquela partida. Claro que quem só comenta resultado (de novo, me desculpem) vai dizer: "Pô seu chato, mas a Coreia 'também botou a Alemanha na roda'", botou não cara-pálidas, o time germânico sucumbiu a três fatores no meu entender, a displicência inicial, a desorganização posterior na tentativa ofensiva desesperada e uma atuação maravilhosa do goleiro coreano. Então, o que o México fez na estreia precisa continuar a ser exaltado e nos servir de alerta, ainda mais com a escassez de opções que temos dadas as lesões, como bem frisa em seu texto o companheiro Carrazza.



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Foto: AFP. 




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours