Reuters
Salve, pessoal, torcedores da seleção canarinho, vamos repercutir a classificação da amarelinha para as oitavas de final da Copa do Mundo 2018, ao vencer nesta quarta feira (27), a Sérvia na Arena Spartak, em Moscou. Um jogo que tinha todos os ingredientes para ser tenso nervoso, etc., tendo em vista a queda de seleções gigantes como a Alemanha na fase de grupos, ou então o sufoco passado pela Argentina. Mas o Brasil soube colocar a cabeça no lugar, e matar a partida no ponto certo. Vamos ao jogo.

Tite mandou a campo o Brasil com Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda, Marcelo, Casemiro, Paulinho, Willian, Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus. Mas o que mais assustou no começo do jogo não foi nenhum lance de gol: Marcelo sentiu algo na lombar, incômodo, algo a ser apurado pelos médicos da Seleção Brasileira e foi trocado por Filipe Luís. A partir daí o jogo começou realmente. Sérvia tentando fazer o que sabe de melhor: cruzamento para cabecear. Já o Brasil tentava sair com a bola no chão, em velocidade, aproveitando a característica de "cintura dura" dos jogadores sérvios. Gabriel Jesus começou a desperdiçar uma boa oportunidade na cara do goleiro Stojkovic. Minutos mais tarde, o "projeto do gol": Gabriel Jesus lançou Paulinho, mas o goleiro antecipou. Minutos mais tarde, Coutinho lançou, Paulinho antecipou o goleiro sérvio e tocou por cima: 1x0. Após o gol, algumas chegadas da Sérvia no escanteio, mas Alisson foi bem ao afastar a bola.

Na segunda etapa, o Brasil começou controlando, tendo a posse. Não atacou de maneira efusiva, na tentativa de esperar algo da Sérvia para deixar espaços. Mas a partir dos 10 minutos, a Sérvia resolveu tentar melhorar a sua sorte. Miranda apareceu de maneira estranha, quase fazendo gol contra, mas mandou a bola para fora. Minutos mais tarde, Alisson apareceu para defender e para afastar perigo de soco. Sem poder respirar muito, Alisson rebateu mal a bola, mas ela voltou em cima do joelho de Thiago Silva que espanou para longe. Tite colocou Fernandinho no lugar de Paulinho. Mas aos 22 minutos, a Sérvia provou do próprio veneno. Era tanta atenção em escanteio ofensivo que esqueceram de marcar na defesa: Thiago Silva subiu bem, depois da parede de Miranda, para fazer o 2x0 e tranquilizar.



Reuters
Depois do segundo gol, o Brasil deitou em campo. Em determinado momento, chegou a ficar com a posse por mais de dois minutos e a Sérvia, sem reação. Ainda teve tempo de Neymar perder boa chance para defesa de Stojkovic. Minutos mais tarde, em bola "pipocando na área" Neymar tentou dar um chapéu no goleiro, mas ele foi bem ao bloquear. Filipe Luís sentiu o gostinho de atacar para exigir boa defesa do goleiro sérvio. Renato Augusto ainda entrou no lugar do pendurado Philippe Coutinho, puxou um contra ataque, mas também não comprometeu. Fim de papo, de drama, etc. Brasil está nas oitavas de final!

Jogo começou nervoso como era de se esperar. O gol de Paulinho tranquilizou o time, mas parece que "a bruxa está solta" na seleção. Muitos jogadores lesionados já e Tite começa a ficar limitado por opções. Fagner substituindo Danilo fez mais uma partida segura, mas não pode ser substituído. Agora, o mesmo provavelmente vai ocorrer com Filipe Luís. Paulinho saiu por ser o jogador com "mais minutos" em campo, ou seja, há um certo desgaste embutido nesta alteração. A defesa passou um verdadeiro sufoco, principalmente no setor de Miranda: o próprio hoje capitão parecia um pouco assustado na defesa, mas foi importante no ataque. Por outro lado, alvo de críticas aqui mesmo, hoje foi digno de elogios: Thiago Silva não deixou UMA bola passar pelo alto na Sérvia. Na verdade deixou, mas no ataque para o segundo gol. Baixa mais uma vez vai para Gabriel Jesus "que ainda não ressuscitou", quem sabe para uma partida decisiva não seja melhor entrar com o Firmino de titular, já que o atacante do Liverpool-ING tem mais bagagem internacional que o do Manchester City-ING.

Reuters

Enfim, agora o Brasil pega o México pelas oitavas de final. É um jogo bem duro se puxarmos os últimos confrontos. Por outro lado, é um time que tenta jogar também e não ficar apenas na base de chuveirinhos como a Sérvia, por exemplo. Marcação dura eles possuem, assim como a famosa "catimba". Precisa ter cabeça no lugar e estar bem fisicamente para o jogo. Tite vem contando com uma bucha a cada jogo, já que vem perdendo jogadores por motivos físicos. Se as alternativas forem embora, com toda a sinceridade, não há time que aguente os 90 minutos.

Suíça 2x2 Costa Rica - Ponto de honra à Costa Rica

Pelo outro jogo do Grupo E, Suíça precisava apenas de um empate para se classificar. Ele veio com Dzemaili dando chute forte após ajeitada de cabeça de Embolo. A Costa Rica queria seu ponto e buscou o empate com Watson, de cabeça. Aos 42 do segundo tempo, Drmic acertou belo chute para colocar a Suíça novamente em vantagem. E então veio a "bizarrice" da partida: Bryan Ruiz reclamou de pênalti, juiz assinalou, mas por vídeo, o árbitro corretamente deu o impedimento do costarriquenho. Mas a Suíça queria porque queria retribuir uma penalidade: cometeu mais uma e dessa vez Bryan Ruiz contou com as "Costas Ricas" do goleiro Sommer para a bola terminar na rede e a igualdade no placar, primeiro e único ponto costarriquenho da Copa.

Suíça agora vai para as oitavas de final fazer o duelo "Su-Su": Suíça x Suécia. Imprevisível, visto que os dois times não pregam a ofensividade. Técnica por técnica, o time da Suíça é um pouco melhor. Mas vale lembrar que a Suécia vem de liderança em um grupo que tinha nada mais, nada menos do que a Alemanha.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours