Um jogo muito tenso como esperado entre Nigéria e Islândia, onde confesso a vocês, imaginava menor dificuldade para o time islandês, dada a fraqueza demonstrada na estreia pelos nigerianos. Mas outro fator fez a diferença, que foi a falta de técnica e criatividade do time azul, que tem apenas no seu camisa 10 Sigurdsson e no hoje reserva Hallfredsson tal característica, com isso, atacando muito na força e não conseguindo criar com a bola no chão e finalizar os cruzamentos, a Nigéria acabou fazendo valer sua técnica e velocidade no contragolpe e vencendo merecidamente por 2 x 0. 


Na primeira etapa tudo que esperávamos do jogo, muita tensão e uma guerra tática de pouca qualidade. Esta é a pior Nigéria da história, então mesmo tendo nos homens de frente mais recurso técnico, o time permanecia acuado por uma Islândia que tentava compensar suas deficiências técnicas com muita força e determinação, com isso os azuis dominavam a partida amplamente, mas pecavam na finalização e o jogo foi para o intervalo com o resultado de empate.


Na etapa final o time islandês seguiu indo pra cima mas sofreu duro golpe logo aos três, em contra-ataque após escanteio pela direita puxado por Moses o maravilhoso Musa ajeitou bonito e soltou a bomba para vencer Halldorssson. O jogo ficou parado após o gol bastante tempo para atendimento ao defensor Ragnar Sigurdsson. Depois disso o time islandês seguiu tentando atacar com muita garra, mas se abria cada vez mais, dando espaços para os nigerianos no contragolpe, foi dessa maneira que veio o segundo gol aos 29 minutos, novo contragolpe de Musa, onde com muita velocidade deixou o zagueiro e o goleiro para trás para fazer o segundo.

A Islândia teve a chance de diminuir em pênalti, cometido por Ebuehi em Finnbogasson, que foi assinalado apenas ante o auxílio do VAR, o cegueta Matt Conger, neozelandês não viu. Com excesso de preciosismo, Sigurdsson, craque do time, jogador do Everton, disparado o mais conhecido da equipe, quis mostrar técnica demais e buscar o ângulo na cobrança e ela acabou saindo por cima, raspando a trave, mas a "beleza" da batida não vale gol, não é assim! 

Finnbogasson teve ainda uma boa chance perto do fim, mas parou no jovem goleiro Ozoho. O time islandês tentou ainda algo no fim, mas faltou qualidade e a Nigéria quase acertou ainda o contragolpe. Fim de jogo, grande vitória nigeriana e o grupo totalmente aberto na rodada final.


E é muito fácil analisar o que foi esse jogo e entender como foi frustrada a ideia de que a Islândia decepcionaria no seu favoritismo e recolocaria a Argentina e o próprio time nigeriano na briga. A Islândia não consegue propor o jogo, é um time com pouca técnica, como já citado, no time titular hoje apenas um jogador tem essa qualidade, tentou penetrar a defesa adversária na força e não teve êxito, quando a bola passou na frente do gol, faltou o pé pra empurrar pra dentro. A Nigéria por sua vez, com o time menos técnico de sua história, aproveitou para explorar com êxito total a sua principal característica, o contragolpe, fez dois com Musa que destruiu o jogo e mereceu amplamente a vitória.


E na rodada final temos matematicamente todas as equipes com chance, mas variantes muito interessantes. A Islândia precisa vencer de toda maneira a Croácia, sabe a fórmula, já o fez nas eliminatórias, mas certamente será a seu modo, retraindo o time e tentando matar no contragolpe, situação dificílima infelizmente para os azuis. Já Argentina e Nigéria voltam plenamente para a briga, a Nigéria deve seguir na defesa e explorando um contragolpe, contra um time mal armado no meio por Sampaoli, que com isso tem sérias dificuldades para criar e uma defesa que nem se fala, é horrível, o melhor deles não joga que é Fazio. Não é "secar" dizer que a Argentina está sim novamente viva, pero no mucho, é um cenário no meu entender, claro, tudo no campo da tese, das observações, bastante favorável a Nigéria. Serão dois grandes jogos, ambos com nossa cobertura total aqui!



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Foto: Reuters 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours