Jason Cairnduff/Reuters

Salve, pessoal, torcedores da Seleção Brasileira, vamos repercutir o empate de 1x1 envolvendo Brasil x Suíça na estreia da nossa seleção na Copa do Mundo 2018, na Rússia. Um jogo duro, difícil, a ser resolvido nos detalhes (quem acompanhou a prévia do Grupo E sabe do que está sendo falado). Um jogo em que o Brasil conseguiu a vantagem no placar, mas não soube usar o campo disponível a seu favor. Ainda teve direito a polêmica que será discutida aqui. Vamos ao jogo.

Tite escalou a seleção brasileira com Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda, Marcelo, Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Neymar, Willian e Gabriel Jesus. E quem começou tomando a inciativa do jogo foi o time amarelo em jogada pelo lado esquerdo; a bola sobrou para Paulinho que chutou, o goleiro Sommer conseguiu desviar com a pontinha dos dedos, mesmo com o árbitro sem dar o escanteio. Mas o alívio brasileiro viria rápido. Bola no setor esquerdo do ataque, Philippe Coutinho pegou a bola, trouxe para dentro e chutou. A bola acabou morrendo no ângulo esquerdo de Sommer que voou de todos os jeitos, mas nada pôde fazer em um lindo chute com as características do jogador brasileiro. Ainda no final da primeira etapa, Gabriel Jesus foi contido pela marcação suíça no "um contra um".

Veio a segunda etapa e com ela o lance mais polêmico da partida. Escanteio em bola errada da seleção brasileira, Zuber subiu após empurrão em Miranda para empatar o jogo. O juiz não viu, árbitro de vídeo deixou passar, mas havia jogo ainda. Tite começou mexendo no Brasil colocando Fernandinho no lugar de Casemiro, para tentar ter mais presença ofensiva. Minutos mais tarde, Paulinho deu lugar a Renato Augusto. O time canarinho começou a atacar mais, porém Sommer fez bela defesa na cabeçada de Fernandinho. Philippe Coutinho recebeu boa bola, mas deu o efeito contrário, fazendo a redondinha sair pelo canto esquerdo de Sommer. Gabriel Jesus recebeu na cara do goleiro, foi agarrado pela zaga da Suíça, mas preferiu desabar no chão em vez de tentar algo a mais como uma finalização; óbvio que o árbitro não ia marcar o pênalti. Tite tentou uma última cartada ao colocar Firmino no lugar de Jesus e o Brasil foi para um "tudo ou nada". Teve mais volume de jogo nesse final; Neymar chutou de longe para defesa de Sommer. Miranda apareceu livre para chutar, mas a bola passou centímetros da trave. No último lance, Fernandinho chutou, mas a zaga suíça conseguiu impedir a bola de chegar no gol. Fim de papo.

Zuber sobe para empatar a partida (Fifa/Divulgação)

A começar pelos lances polêmicos: Miranda realmente foi empurrado, mas faltou mostrar que estava ligado na jogada. Deveria tentar pular, mostrar, escancarar que o empurrão foi DETERMINANTE para a continuidade da jogada. O fato dele ter ficado parado, nem pulado, etc., talvez possa ter feito o árbitro mexicano e os de vídeo interpretarem como que o empurrão não tivesse sido tão efusivo assim. O pênalti em cima de Gabriel Jesus poderia ser marcado? Quem sabe, caso o jogador tivesse desabado enquanto estava sendo puxado e não quando os suíços "aliviaram" a puxada, mas mesmo assim, poderia ser visto no tal VAR (árbitro de vídeo). 

Sobre parte técnica e tática, a Suíça foi bem ao conter o lado esquerdo ofensivo do Brasil; contendo Marcelo e Neymar é claro que para tentar parar a canarinho tinha que ser por esse lado. Coutinho mostrou bem a sua cara marcando um golaço, mas mesmo em desvantagem, a Suíça bloqueou a saída pelos lados do Brasil, dificultado e muito o contragolpe. As mexidas de Tite foram bem mais ou menos; Fernandinho no lugar de Casemiro pode até ser discutível, mas sacar Paulinho para colocar Renato Augusto não dá para entender, visto a importância ofensiva do volante do Barcelona. Se fosse para tirar Paulinho, colocasse um homem de frente como Firmino ou Douglas Costa para desafogar o lado esquerdo com Neymar e Marcelo que estavam praticamente bloqueados. Firmino entrou no "6 por meia dúzia" no lugar de Gabriel Jesus e até melhorou a produção ofensiva da seleção. Longe de ser aquela grande exibição, mas melhorou. Pode ser cruel com o "menino Jesus", mas Firmino precisa começar um jogo ou entrar mais cedo.

Enfim, estreia passou, nervosismo e ansiedade diminuíram. Suíça é o adversário mais difícil do grupo, marca bem e tem sua qualidade na saída de bola. Próximo jogo é diante da Costa Rica e se o Brasil quiser tranquilidade tem que vencer e procurar fazer saldo. Espero que Tite reveja algumas alterações que fez hoje - mexeu bem em amistosos, eliminatórias... por favor! Não vá mexer errado na copa!
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours