Olá amigos, os dois jogos desta manhã/tarde foram marcados por resultados inesperados, mas que mostraram a força das zebras do Grupo H da Copa de 2018


Antes de o jogo começar o destaque ficou marcado pela emoção de Radamel Falcão Garcia que finalmente disputa sua primeira partida em copa do mundo depois de 5 anos terríveis sofrendo de lesões que quase o tiraram do futebol.

O primeiro tempo foi de surpresa, o time colombiano tentou sair pressionando os japoneses nos primeiros lances da partida, e com 3 minutos de jogo após a roubada de bola Osako ganhou a dividida contra Murillo e saiu mano a mano com Ospina, o goleiro fez um verdadeiro milagre, mas na sobra Kagawa livre chutou e Carlos Sánchez se jogou em atitude de desespero com a mão na bola dentro da área...

 Uma ótima defesa, pena você não ser goleiro! Seu cabeção aproveita e leva esse cartão vermelho aqui...

Pênalti que o experiente Kagawa cobrou com extrema maestria no centro do gol deslocando o goleiro, festa dos Samurais azuis que vinham pressionados por um bom desempenho nessa Copa do Mundo.

 A Colômbia se desorganizou, recuando o meia armador Quintero, que era o homem mais lucido em campo, para a função do volante expulso, mesmo com a vantagem os asiáticos preferiram segurar e administrar o jogo.


"Quintero Gaúcho", autor do gol colombiano 
Em um lance bobo no apagar das luzes, Nagatomo espirrou a bola para o lado errado, Falcão dividiu com Yoshida e foi derrubado na entrada da área, falta para os colombianos.

Expectativa, tensão dominaram o clima do estádio já que o principal batedor James Rodríguez não estava em campo, Quintero assumiu a responsabilidade e no melhor estilo Ronaldinho Gaúcho mandou por debaixo da barreira e marcou um golaço encerrando o primeiro  tempo.




As esperanças colombianas se renovaram para a segunda etapa, mas logo o jogo mudou os nipônicos começaram a pressionar, criar jogadas ofensivas que levaram enorme perigo ao gol dos sul-americanos, eis que surge um escanteio Kagawa na cobrança perfeita para Osako fazer seu papel de centroavante, subiu mais alto que as torres colombianas Sánchez e Murillo e acertou uma bela cabeçada colocando os japoneses novamente na frente.



Vendo o jogo se tornar dramático o técnico Pekerman tentou fazer o que estava ao seu alcance tático, promoveu a entrada de James Rodríguez que fez partida apagada muito por sua condição física que não era a das melhores, a derrota por 2 x 1 do time colombiano  pode ser creditada a expulsão precoce do volante Carlos Sánchez, tudo bem que foi uma atitude de desespero, mas não era necessária mesmo que o gol acontecesse a seleção colombiana tinha chance de virar o jogo de maneira tranquila devido sua superioridade técnica, fica o alerta aos cafeteiros que tem condições totais de se classificar mas para isso exige uma atenção constante durante o jogo para evitar que erros assim aconteçam novamente.


A zebra parte 2


Na outra partida o jogo começou morno, os dois times se conhecendo buscando as melhores formas de sair para as jogadas ofensivas, a  Polônia nos primeiros minutos manteve o ritmo baixo, manteve a posse de bola mas era pouca incisiva na defesa de Senegal.



A seleção africana por sua vez começou  a gostar do jogo e acelerar o ritmo depois dos primeiros 20 minutos, criou mais oportunidades mas propiciou a primeira e única finalização do craque Lewandowski que passou ao lado do gol.

Surpreendida pela imposição física, os Polacos acabaram saindo em desvantagem no placar aos 37 minutos, jogada de Niang no meio campo que ganhou de Piszczek, tabelou com o Mané na entrada da área e o craque do Liverpool achou Gueye livre que encheu o pé a bola desviou em Thiago Cionek, matando o goleiro Szczesny da jogada.

O primeiro tempo terminou com o time polonês perdido e a seleção africana atacando e colocando mais pressão no jogo criando diversas chances de gol, vale destacar o posicionamento defensivo que anulou Lewandowski no ataque dos europeus.


O segundo tempo começou movimentado, os polacos buscaram mais o ataque criaram inúmeras chances do empate, porém todas finalizadas sem qualidade ou direção mostrando a maior fragilidade desse time que depende muito de seu artilheiro para marcar gols.


Quando o empate aparentava  ser eminente um recuo errado de bola em direção a Szczesny  colocou nos pés de Niang a oportunidade de fazer historia e dar aos africanos a primeira vitória na competição, e foi o que aconteceu saiu Szczesny atrapalhado (bem ao seu estilo sendo sincero) tomou o corte do atacante que ficou com o gol livre para ampliar o marcador aos 15 minutos da etapa final  e conseguir a liderança do grupo.


Nos minutos finais houve um recuo do time senegalês  que controlava o jogo com a posse de bola e numa falta boba na intermediaria o time polonês diminuiu a desvantagem, cruzamento preciso para Krychowiak executar  uma cabeçada precisa para o fundo dos gol, mas já era tarde para mudar o resultado e mais uma “zebra” aconteceu nesta  Copa do Mundo .

Ficou evidente que a seleção polonesa é a mais fraca das europeias, que depende extremamente do talento de Lewandowski, mas isso é pouco para quem pretende avançar para a próxima fase visto que as equipes sabem disso e criam sistemas para anular a movimentação e a oportunidade de cruzamentos para o atacante.

Por parte africana o destaque ficou pela partida tática feita por Mané, chamando a atenção dos zagueiros adversários forçando erros ou abrindo espaços para seus companheiros atacarem os espaços livres, como na jogada do segundo gol feito por Niang.



Parabenizo as seleções Japonesa e Senegalesa pela a forma com que jogaram hoje, sabiam de suas limitações, mas não tiveram medo de enfrentar as demais equipes, foram felizes nas suas jogadas que aproveitavam as características físicas de seus jogadores e principalmente os sistemas de marcação que anularam os adversários, e mostraram principalmente que Copa do Mundo é um evento magico que propicia superações, lembro principalmente da seleção japonesa que tem sido criticada e cotada como “azarona” ( inclusive pela a analise inicial que fiz deste grupo), mas o grupo conseguiu provar seu valor e dar passos importantes para continuar vivo na competição.



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: AFP, AP, FIFA.COM


Compartilhe:

Victor Ricardo

Apaixonado por esporte. Adoro ler,assistir e escrever. Minha maior satisfação é levar conhecimento sobre o futebol para você, meu caro amigo. Curta o nosso trabalho e estou à disposição para qualquer dúvida, elogio ou crítica. Forte abraço!

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours