Amigos e amantes do Calcio! Tivemos neste final de semana a realização da antepenúltima rodada da competição, destacando os resultados que deixaram a Juve com a mão na taça, que embolaram a disputa por Champions e Europa League e que esquentaram de vez e modificaram forças na luta contra o rebaixamento.


Milan 4 x 1 Hellas Verona

Na luta para garantir vaga na próxima Europa League, o Milan fez sua parte definindo em grande estilo o rebaixamento do Hellas Verona. 

O time de Gattuso começou a partida em cima e chegou ao gol inaugural logo aos nove minutos, na jogada pela direita de Suso, que rolou para trás e encontrou Çalhanoglu para finalizar forte e rasteiro e abrir o placar. Os rossoneros seguiram superiores e ampliaram aos 31 minutos, no passe de Bonaventura que encontrou na área Cutrone, que com facilidade ajeitou e bateu pro gol sem tomar conhecimento da frouxa marcação para ampliar a vantagem. 

O domínio do Milan era total, mas a ampliação do placar veio apenas na etapa final. Aos três minutos, tabela pela destra entre Suso e Abate que já dentro da área culminou com bela finalização do segundo. Apesar das principais chances seguirem sendo da equipe da casa, os visitantes até passaram a assustar mais chegando a colocar uma bola no travessão de Donnarumma. Aos 39 minutos veio o gol de honra, após cobrança de escanteio Kessié afastou e da entrada da área o sul-coreano Lee Seung Woo pegou de primeira, com muita felicidade para diminuir. Porém o Milan faria ainda o quarto com Borini, que recebeu dentro da área de Bonaventura e finalizou para dar números finais a um jogo de pleno domínio, que anima para a decisão da Coppa Itália, apesar da fragilidade do adversário. 


Juventus 3 x 1 Bologna

Com Douglas Costa mais uma vez mudando o panorama da partida, a Juve virou sobre o Bologna e ante o empate posterior do Napoli é praticamente hepta.

A Vecchia Signora como esperado criou as primeiras possibilidades e controlou as ações no início da partida, mas os visitantes acabaram se soltando e chegaram ao primeiro gol. Falha horrenda de Buffon na saída de bola e ação temerária de Rugani ao se abalroar com Crisetig cometendo pênalti. Simone Verdi bateu com categoria no meio, Buffon não conseguiu voltar e o time visitante abriu o placar e seguiu bem na partida após isso.

Na etapa final Allegri tomou uma atitude para reverter o quadro, colocando Douglas Costa na vaga de Matuidi. O colombiano Cuadrado sofreu pênalti cometido pelo malinense Keita, em clara carga nas costas, em lance que acabou ignorado pela arbitragem. Mas foi dos pés do próprio Cuadrado que saiu o gol de empate, cruzamento pela direita e De Maio tirou completamente de Mirante ao tentar afastar a bola, gol contra clássico ainda aos cinco minutos da etapa final.

Depois veio o show do Brasileiro, primeiro ele arrancou contra a marcação e foi parado por Mirante, no rebote Cuadrado não conseguiu tocar para a rede. Mas depois, com duas assistências, decidiu a partida. Antes porém o lateral sueco Krafth teve a chance de surpreender e recolocar o Bologna na frente do placar, mas acabou parando na trave. A virada veio após cruzamento maravilhoso do camisa 11 e praticamente certo na Copa pela Seleção Brasileira que encontrou Khedira na segunda trave, ele cometeu falta no defensor adversário, que por ironia era o mesmo Keita, mas o gol foi validado. Seis minutos depois, aos 23 veio o gol que confirmou a vitória, em mais uma jogada do Brasileiro, que recebeu na ponta e rolou para trás encontrando Dybala, que garantiu a vitória e deixa o time bianconeri a um ponto (ganho, ou perdido pelo Napoli) de confirmar mais um título, merecido pela regularidade da equipe.


Udinese 0 x 4 Internazionale

A Inter visitou a frágil e com grandes chances de rebaixamento Udinese e goleou, se reaproximando da vaga na próxima Champions League, com o empate entre Lazio e Atalanta a diferença caiu para dois pontos nas duas rodadas que restam.

O time de Spalletti começou amassando o adversário e isso já deu resultado logo aos 12 minutos, cobrança de escanteio da esquerda com Brozovic e Rannocchia se antecipou a marcação para guardar. Depois de 30 minutos de domínio interista, o time da casa chegou em duas possibilidades claras de gol, paradas por Handanovic, era o momento de ampliar o placar. Contragolpe fulminante aos 43, Rafinha arrancou pela destra e ampliou o placar. Nos acréscimos, lamçamento fantástico de Brozovic para Icardi, que partiu pra cima da marcação e finalizou pra fazer o terceiro.

A Udinese até tentou mostrar alguma reação no início da etapa final, mas a expulsão (justa) de Fofana, com isso a Inter controlou totalmente a partida e chegou ao quarto gol aos 26 minutos com Borja Valero aproveitando a finalização de fora após cobrança de escanteio. A equipe nerazzurri seguiu criando chances de gol e Karamoh sofreu um pênalti claro não marcado e depois perdeu uma grande chance embaixo do gol, mas o resultado estava mais que definido em uma vitória que pode significar uma remontada rumo a Champions.


Napoli 2 x 2 Torino

O Napoli praticamente confirmou o adeus (mais uma vez) a luta praticamente solitária para destronar a Juve de seu posto dominante na Itália, ao mais uma vez decepcionar o seu torcedor e ficar no empate em casa ante o Torino. 

O jogo começou equilibrado, com chegadas de parte a parte, mas finalizações imprecisas de fora da área de ambas as equipes. O primeiro gol saiu em um vacilo terrível na saída de bola visitante aos 24 minutos, onde Mertens roubou a bola de Burdisso praticamente embaixo do gol para abrir o placar. O Napoli teve ainda possibilidades de ampliar antes do intervalo e não conseguiu, na principal delas Callejón foi parado por Sirigu. 

Na etapa final os visitantes chegaram ao empate aos nove minutos, em jogada onde Baselli foi lançado e bateu prensado na zaga, o que acabou matando o futuro ex-goleiro partenopei (irá para o Milan, Reina). Eis que então Sarri lançou em definitivo a sua equipe ao ataque, primeiro com Milik na vaga de Mertens (para ter o centroavante que falta ao time), depois com Hamsik na vaga de Zielinski. Funcionou, Milik quase recolocou o time da casa na frente numa bola que caprichosamente acertou a trave próxima ao ângulo, mas praticamente em seguida o gol saiu, em ataque rápido onde il capitano recebeu de Callejón e bateu com categoria da entrada da área. 

Cinco minutos depois Milik perdeu outra chance, essa muito mais clara, embaixo do gol, o castigo viria. Aos 37 minutos em jogada trabalhada pelo lado esquerdo do ataque, a segunda assistência do sérvio (olho nele) Ljajic na partida, o passe preciso desta vez foi na cabeça de De Silvestri, que se antecipou a marcação atacando a bola e cabeceou um chute, sem chances para Reina, decretando números finais ao jogo e praticamente a realização do sonho da conquista nesta temporada.

Creio que ao Napoli de Sarri fica uma lição importante (independente de ele permanecer ou não no clube), não basta apenas jogar o futebol mais bonito da Itália e para alguns (fica aqui o descubra se estou ou não entre eles) do mundo, se não houver a competitividade, a dosagem certa entre o individualismo que decide e a necessidade do futebol coletivo, salvo os extraterrestres, ninguém resolve jogos e sobretudo campeonatos sozinho, além de uma melhor defesa, foi isto que faltou ao Napoli na temporada, mais equilíbrio, mais jogo coletivo, menos desespero de tentar resolver tudo na marra e com excesso de individualismo, cada vez que as dificuldades se apresentaram. Entendo que além da maior eficiência no mercado, esta é a fundamental diferença que não permite ainda uma luta exatamente igual entre as duas principais equipes da Itália hoje. Claro que o abismo diminuiu, mas ainda existe. 


Lazio 1 x 1 Atalanta

Na capital, só a vitória interessava a Lazio e Atalanta, que com o empate se veem ameaçadas nas suas lutas para chegarem a Champions e Europa League. Apesar de ter jogado em casa, pelas circunstâncias do jogo e pelo fato de ter sido ultrapassada em um ponto pelo Milan, além de ter parado em Strakosha, o resultado tem impacto muito mais negativo na equipe de Bergamo, a squadra laziale segue ainda dois pontos a frente da Inter, mas claro, a perigo o que tensiona depois de um ótimo trabalho no campeonato.

A fulminante Atalanta saiu na frente antes dos dois minutos de jogo em contragolpe rápido, onde De Roon lançou a atual sensação da equipe, o gambio Musa Barrow de apenas 19 anos, que tocou com categoria na saída de Strakosha. Aos 23, Luis Alberto recebeu na área, matou com categoria e rolou para o meio onde estava Caicedo para empatar a partida.

Na etapa final o equilíbrio permaneceu até em torno dos 75 minutos, quando a Atalanta intensificou a pressão, mas mesmo quando o jogo era equilibrado, as chegadas da Lazio eram imprecisas, Berisha praticamente não sujou o uniforme, enquanto as chegadas dos visitantes foram muito mais agudas, Strakosha foi obrigado a fazer ao menos seis grandes defesas para segurar o empate em casa, neste sentido o resultado apesar de perigoso, foi importante para a Lazio.


Cagliari 0 x 1 Roma

Após a (difícil encontrar adjetivos pra qualificar) eliminação na Champions League ante o Liverpool, em uma atuação digna de jogos de Real e Barça da arbitragem, a Roma reuniu forças e praticamente definiu sua classificação para a próxima edição da competição no terceiro posto da tabela, ao bater fora de casa pela contagem mínima o Cagliari, que entra na zona da degola em um momento culminante.

Na segunda chegada de perigo, aos 14 minutos, a Roma chegou ao gol, com Under, de volta ao time titular, recebendo de Dzeko no bico da área e batendo com muita felicidade para vencer Cragno. O Cagliari vendeu caro a derrota, criando várias possibilidades de gol, Alisson mais uma vez teve de salvar os giallorossi em ao menos três grandes possibilidades. Mas o que importa é a vitória, que premia a consolidação da equipe na reta final da temporada. 




Outra briga que está quentíssima e vai render muita emoção nesta reta final é a contra o descenso, que já apresentou várias reviravoltas até aqui. O esforço de reação de equipes como o SPAL (na foto), fez com que a diferença para clubes tradicionais, mas muito mal na temporada fosse pulverizada e a composição de forças do campeonato fosse alterada. 

Com as vitórias ante os já rebaixados Hellas Verona na rodada passada e a desta rodada em casa ante o Benevento, o SPAL agora está liderando o pelotão da luta contra a queda, dois pontos acima da zona de rebaixamento com 35 e na 14ª posição. Não torcendo contra ninguém, mas a história deste em particular é muito bonita, outro dia o clube estava falido, renasceu e subiu sistematicamente até a primeira divisão, algo similar ao que pode acontecer com o tradicional Parma nesta temporada, que segue lutando pelo acesso na Série B, apesar da derrota nesta rodada que praticamente salvou o Cesena de cair para a terceira divisão. Ainda sobre salvezzas, o Sassuolo venceu pela contagem mínima em casa a decepcionante Sampdoria e com 40 pontos garantiu a presença na próxima temporada da Série A.

A troca de comando parece ter feito bem ao Chievo, que parecia fadado a queda pela falta de aparente poder de reação, venceu em casa o Crotone (que também vem lutando com todas as forças) em confronto direto e sabemos o quão é importante uma vitória em confronto direto nesta luta. O time com isso avançou aos 34 pontos, empurrando para baixo o Cagliari com 33 e a Udinese em terrível crise com 34, que como já noticiado acima, foram derrotados nesta rodada. A luta contra o rebaixamento reserva muitas emoções para estas duas rodadas finais. 



Demais Resultados

SPAL 2 x 0 Benevento
Chievo 2 x 1 Crotone
Genoa 2 x 3 Fiorentina
Sassuolo 1 x 0 Sampdoria





Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: AFP, Reprodução Twitter (@juventusfc), Getty e LaPresse.



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours