Amigos e Nação Corinthiana! Estamos de volta nesse meio de semana para comentar a derrota do Corinthians em casa ante o Independiente pelo placar de 2 x 1, um resultado que embolou o grupo e deixa em aberto a possibilidade inclusive de eliminação na primeira fase, além de revelar problemas físicos do time, dos quais se tem de tratar com inteligência.


Os minutos iniciais da partida foram de tormento, desatenção total que levou o time argentino a marcar logo no primeiro minuto de jogo, jogada pelo lado direito de ataque do time argentino (esquerdo da defesa) entre Meza e Silvio Romero, que bateu, Cássio defendeu o chute mas no rebote lá estava Benitez para conferir o primeiro gol sofrido pelo Timão na competição.

Nos dez primeiros minutos o que se viu foram mais ataques do Independiente, Cássio os parava e ia se tornando o herói de um time até então desnorteado, que meio que na marra, tentou reagir nos minutos seguintes. Porém justamente quando o time tentava crescer na partida veio o segundo gol adversário, cobrança de escanteio, Romero de forma bastante infeliz raspa na bola e tira Balbuena e Cássio da jogada.

Mas justo neste complicado momento da partida, onde taticamente o time de Rolan era superior, o Corinthians conseguiu diminuir, em uma bola enfiada por Balbuena a Romero, que fez bem o papel de pivô, girou sobre a marcação e deixou Jadson livre para marcar. Pouco depois o Independiente teve um gol anulado por falta de ataque, Rodrigo foi empurrado pelo jogador adversário, para a Globo não foi falta, como não é novidade discordar de alguns de seus profissionais, empurrão nas costas é falta sim, lance bem anulado. Na última chance clara da etapa inicial, Romero cabeceou e parou em grande defesa de Campaña. 


Na etapa final, Carille optou por colocar Marcos Gabriel na vaga de Mateus Vital que realmente estava apagado na partida, o time argentino recuou bastante e apesar da displicência do jogador que entrou, o jogo foi outro, o volume do Corinthians cresceu bastante, o domínio que se esperava em casa enfim apareceu. O problema é que bastante cansado, Rodrigo errou tudo que tentou, desarmando vários ataques do time, faltou Carille perceber isso e sacá-lo, mas compreende-se, em um lance poderia decidir, ainda mais posteriormente quando recuado para a entrada de Pedrinho, entrada esta que fez muito bem ao time.

O menino partiu pra cima da marcação e criou várias possibilidades, é enfim o jogador capaz de romper defesas que o Corinthians precisa, ante este perigo o time adversário fechou-se ainda mais, era o bote para o empate, mas Sheik atrapalhou definitivamente os planos. Entrando na vaga de Jadson que fez grande jogo, o camisa 7 com 1:38 em campo e sem ter tocado na bola uma única vez, revidou uma chegada dura em Pedrinho e foi pra rua, lance nem estava mais valendo, atitude absurda.

Nos minutos que se seguiram o Corinthians ainda tentou pressionar, mas sem êxito, Rodrigo errou, Marcos Gabriel perdeu uma bola decisiva, que tinha de ter sido levantada pra área no fim (não é a primeira vez que isso acontece) e o resultado foi de derrota, apesar da mudança e da luta da equipena etapa final.



Vejam, não esperem de mim que eu seja um abutre que vai se servir da carniça de Emerson ou de qualquer outra, quem nos acompanha sabe que não sou e nem serei destes. Quando muitos criticaram sua contratação eu disse aqui e vocês podem procurar: "Se 'Anchieta' foi contratado, por que não contar com Sheik que tem qualidade". 

Tem qualidade, tem história, tem garra, está fazendo muito acima do esperado até, não tem sido apenas uma homenagem tê-lo no time, ele efetivamente está sendo útil. Mas não pode se perder desta forma, não é a primeira vez, mas esta foi uma vez crucial, há riscos para o time, que estava perdendo em casa, a gente sabe que ele é mentalmente um garoto apesar de ter mais de 40 anos, mas que a reflexão que ele declarou que vai fazer seja real e isso não volte a acontecer.

No mais, acho que falta mais criatividade a Carille, apesar do trabalho espetacular, todo mundo estava vendo que o time está esgotado, seria o caso de rodar o elenco, mas não colocando todo mundo reserva como agora ante o Ceará (que vai vir sedento por pontos) e sim numa avaliação inteligente com os deptos médico e de fisiologia para saber quem são os mais extenuados, nem elenco o time tem pra escalar uma formação totalmente reserva, isso parece mais algo pra ser visto, do que efetivamente prático.

Ainda na coisa da criatividade, por que tirar o Sidcley que é da função e tem uma força muito maior de apoio que Maycon e improvisar o camisa 8 na lateral? Esta é outra ação que parece muito mais jogar pra galera: "olha, ele tirou o lateral e botou um ponta", do que uma medida eficiente. Agora, sobre Pedrinho eu concordo e aí só quem vive o ambiente e tem informações do que se passa no clube pode julgar, o menino de fato não aguenta 90 minutos, é uma questão física, mas ele tem capacidade pra decidir, em determinadas situações ele deve ser o primeiro a entrar no time, é um jogador que particularmente, ainda usaria pra mudar o panorama das partidas, entrar com ele de início é queimar uma alteração e se a coisa apertar não ter quem possa mudar esse panorama no momento crucial do jogo, ms é fato que ele precisa entrar cada vez mais nas partidas.


Na Libertadores o Corinthians agora precisa jogar com a faca nos dentes as duas partidas finais, na Venezuela contra a sensação do grupo, o Deportivo Lara, não dá pra pensar em empate e o último jogo em casa contra o Millionários vai depender do cenário desta rodada 5, que é a chave pra definir o grupo. A sequência é muito dura, vai pegar o Ceará com time reserva, ok. Mas depois tem a volta ante o Vitória, depois o Dérbi, e aí vem Lara, Sport e por fim o Millionários, há que ter muita inteligência nestas partidas, pra seguir firme em todas as competições.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: GazetaPress.




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours