Caros palestrinos, torcedores do maior campeão nacional, vamos repercutir aqui a derrota ante o arquirrival Corinthians por 1x0 no tempo normal e por 4x3 nas penalidades que culminou no título alvinegro. Só que, se você que está lendo acha que o foco daqui seria para a arbitragem atrapalhada, o roubo referido na manchete é outro: roubaram o futebol do Dudu, do Lucas Lima, do Willian, enfim, já não é a primeira vez e muito menos o primeiro dérbi que o Palmeiras entra meio apagado. Vamos ao jogo.

Palmeiras foi a campo com Jailson, Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins, Victor Luís, Moisés, Bruno Henrique, Lucas Lima, Dudu, Willian e Borja. Acontece que logo aos 1:30 minutos de jogo, o Palmeiras simplesmente viu um time SEM HOMEM DE REFERÊNCIA, tocar a bola como quis em sua área e chutar no gol para abrir o marcador. Todo placar construído com esforço e dedicação na primeira partida foi por água abaixo. A partir de então o roubo começou. Aquelas jogadas de profundidade do Palmeiras foram roubadas e deram lugar a chuveirinhos sem rumos. Dudu recebeu muitas bolas pela direita e perdia quase todas, em vez de acionar o Willian pelo outro lado do campo. 

Voltando do intervalo, Roger mexeu na equipe colocando Keno no lugar de Willian e mais uma vez o que foi visto foi um time que não conseguia furar o bloqueio adversário. Por outro lado, entendo que não queria abrir demais para tomar o segundo e azedar de vez o caldo, mas o Palmeiras encontrou severas dificuldades. Roger tentou mexer mais uma vez colocando Deyverson no lugar do colombiano Borja, mas pouco foi criado. O lance "crucial" veio aos 32 minutos quando Dudu tem um choque com Ralf dentro da área. O árbitro a princípio marca a penalidade. Então ele foi comunicado pelo quarto árbitro que teve a famosa certeza de que não foi pênalti, mesmo ele estando extremamente mal posicionado. Aí que gerou reclamação de muitos palmeirenses: não a volta do pênalti em si, mas sim como foi feita. Até mesmo porque pênaltis mal marcados assim para o adversário nunca voltam, mas repetindo: não foi penalidade. Como se resolveria isso? Árbitro de vídeo que a CBF não quer nem saber de bancar e simplesmente apertou o botão do "dane-se" para os clubes brasileiros. 

Voltando a falar de futebol, o Palmeiras mal exigiu da meta corinthiana. Exigiu pouco. Então veio os pênaltis para o goleiro Cássio pelo menos sujar o uniforme: pegou as cobranças de Dudu e Lucas Lima que, sinceramente, eu mesmo tinha certeza dos cantos em que iam bater. Corinthians desperdiçou apenas uma única cobrança com o Fagner e foi campeão. Roger Machado pecou na escalação inicial ao deixar o meio alviverde sem um marcador. Resultado, um time como o Corinthians veio com meio solto, deitou e rolou logo no primeiro lance; um Thiago Santos na função que o Felipe Melo vinha desempenhando teria cortado a jogada do meio alvinegro logo de cara. É normal se abalar por um gol logo no início, mas passar 90 minutos sem exigir uma grande defesa do goleiro adversário? Não estamos falando de Palmeiras com Wesley, Max Pardalzinho, Ricardo Bueno! 

Dudu! Cadê você em 2018? Só tem aparecido para confusão! E o Lucas Lima? Não está jogando porque não tem como zoar no twitter depois? Cadê o Willian de 2017? Cadê aquela gana de vencer jogo? Olha lá! O Corinthians perdeu o primeiro jogo e entrou mordendo! Vocês perdem um jogo qualquer pra eles e ficam choramingando! Como dizia Felipão: TEM QUE TER RAIVA DO CORINTHIANS! "Ah porque o juiz voltou atrás". Beleza! Voltou! Porque não voltam atrás pro primeiro dia quando vocês, jogadores "estrelas", pisaram no Palmeiras, esqueçam tudo que fizeram até aqui e passem a construir tudo do zero? Isto é, sem ficar dando desculpa, mas sim jogando bola! Porque capacidade eu sei que vocês têm e muita! Roger Machado, agora é a hora de mostrar se você é bom mesmo ou fogo de palha: não insista em erros assim como não tem insistido. Mas pelo amor de deus! Dêem mais sangue em campo.

Menos, Galiotte. Menos...

Agora o assunto aqui é sobre algo que não gostaria de falar. Mas quem segue essa coluna sabe que tenho inúmeras críticas a respeito do senhor Maurício Galiotte. Hoje não é diferente. Não assisti entrevista nenhuma, etc., mas acompanhei a repercussão da verdadeira choradeira que ele deu. Foi algo realmente absurdo. Coisa de quem quer sempre transferir responsabilidade de derrota a qualquer um, menos ao time. Parece alguém que uma vez transferiu o peso de uma derrota a um "boa tarde" não dado, mas não vem ao caso discorrer disso. É sobre o pênalti ter voltado atrás a reclamação do Galiotte.

Tudo bem que depois que certo presidente suspeito assumiu "eles", as polêmicas acabaram pendendo mais para um lado. Mas, eu nunca vi o Galiotte chegar e cobrar o time pela falta de postura dentro de campo! Nunca vi Galiotte cobrar elenco fechado com treinador. Eu já vi presidente do Palmeiras fazer isso! Vi presidente mandar embora Robinho e Lucas porque ficavam de mimimi! Vi presidente quando árbitro voltou atrás falar que o time "beneficiado" não ia ganhar na "mão grande". Vi presidente chegar na entrevista coletiva e dar "esporro" nos jogadores que, em sua opinião, não estavam jogando com o brio que o Palmeiras precisa! E o que o senhor fez, Galiotte?

O senhor é gestor de um dos Palmeiras mais passivos da história desse clube! Quando parecia que o time tinha pego o brio, não! Cadê você cobrando? Nem o time que caiu em 2002 jogava com tanta apatia. Já acompanhei time ruim do Palmeiras, já me vi obrigado a defender "bagres" porque ao menos estavam ali suando a camisa do Palmeiras! Agora com um time de qualidade, jogando novamente abaixo, a culpa vai toda pra arbitragem? Ainda mais vindo de um presidente? MENOS! Mas muito menos! Comece cobrando mais atitude do seu time! Chega e fala: quem só quer o dinheiro do Palmeiras, que vaze! Independentemente se foi campeão disso, aquilo, etc.! Tem que ser a la 2016: quem está fechado com o Palmeiras, fica! Quem não quiser, vaza! As portas estão abertas pra descompromissados vazarem!


Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours