Olá fãs da velocidade! Voltamos nesse domingo para comentar as emoções do GP do Bahrein. E olha que eles não foram poucas, viu? Numa corrida onde muito se esperava de Hamilton e Verstappen, que largavam do meio-fundo do grid, quem apareceu no fim para 'roubar a cena' foi Valtteri Bottas, que forçou um show de pilotagem de Sebastian Vettel, agora líder absoluto do Mundial de pilotos. Tem ainda as corridaças de Marcus Ericsson (quem diria!) e Kevin Magnussen, e a maior aberração de todas: um motor Honda num quarto lugar e numa pista de alta!! Bem vindos à 2018 pessoal!

Na largada, vale ressaltar o bom trabalho de Bottas, que se aproveitou do lado mais aderente da pista para pular à frente de Kimi Räikkönen e assumir a segunda posição. Mais atrás, o surpreendente quinto lugar de Pierre Gasly se transformava numa impressionante quarta posição, que durou pouco graças à boa recuperação de Daniel Ricciardo. Mais atrás, Verstappen pulou bem e poucos metros depois já aparecia na 12ª posição, enquanto Hamilton, encaixotado, não saiu do nono lugar.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
E não demorou muito para o duelo entre ambos acontecer. Numa rápida ascensão, Max já se via atrás de Hamilton, e não hesitou! Já na primeira oportunidade, colocou de lado na curva 1 para ultrapassar o inglês. Numa manobra natural de corrida, o holandês espalhou na saída da curva, porém Hamilton não estava disposto a ceder a posição e não recolheu. Resultado: toque roda com roda e pior para o holandês, que teve um pneu furado e abandonaria poucas voltas depois.
Não há a necessidade de demonizar Verstappen a cada vez que o jovem holandês se envolva num acidente. Max tem sim um temperamento mais agressivo, porém não passou do ponto hoje. Foi uma disputa de corrida. Dura, porém de corrida. E quando ambos decidem ser duros, geralmente não saem limpos do incidente. De qualquer maneira, um início de temporada péssimo para Max, que já carrega um pouco de pressão para o GP da China.

Pior que o domingo de Max só mesmo o domingo da Red Bull. O time que esperava se recuperar depois de uma apagado fim de semana em Melbourne viu os dois carros saírem de combate quase simultaneamente, com Ricciardo sofrendo uma pane elétrica em seu bólido. Com um desempenho claramente inferior ao das equipes de ponta, a equipe austríaca perde novamente a chance de lutar por um pódio, e dessa vez sai de mãos abanando, sem somar qualquer ponto para o campeonato de construtores. Certamente, a Red Bull há de se recuperar muito em breve, e deve ter sua tradicional evolução pós-metade de temporada. Tampouco o terceiro lugar no Mundial de Construtores está efetivamente ameaçado, então não há com o que se preocupar. A calma na resolução dos problemas deve trazer os bons ventos de volta ao time austríaco.

Depois de um breve período de VSC para a retirada do carro de Ricciardo, a ação retornou à pista de Sakhir, e foi então que Hamilton entrou no modo 'Hammertime'! Precisando ganhar posições rapidamente, o inglês fez uma linda manobra na reta principal, ultrapassando três carros de uma só vez e pulando para o sexto lugar! Sem a concorrência da Red Bull, foi fácil alcançar Magnussen e Gasly, que se consolidavam como 'o melhor do resto', e em poucas voltas, Lewis estava de volta à briga.

Bem distanciados em pista, os líderes da prova passaram as próximas voltas sem sequer se aproximarem uns dos outros. Nos resta então olhar para o pelotão mediano do grid, uma gratíssima surpresa nesse fim de semana. São muitos os destaques a serem feitos, mas o maior deles tem de ser mesmo o francês Pierre Gasly. Com sua Toro Rosso Honda, o menino francês conseguiu um acerto quase perfeito para seu carro, foi agressivo defendendo a quarta posição de Magnussen logo no reinício após o VSC e fez uma corrida brilhante, sem erros! Uma exibição digna de piloto de time grande! Contrastando com apagado fim de semana de Carlos Sainz, outro postulante à vaga de Ricciardo na Red Bull. O espanhol que se cuide, pois a concorrência vem aí!


Uma posição atrás, porém igualmente surpreendente, Kevin Magnussen foi outro que se destacou no Bahrein. Depois do colapso que atingiu a Haas em Melbourne, o time precisava de um "prêmio de consolação" em Sakhir, e ele veio graças ao dinamarquês (já que Grosjean pouco apresentou no fim de semana). Com estilo oposto ao de Gasly, K-Mag foi agressivo o tempo todo, as vezes até exagerando (como na luta contra o tráfego das Williams depois de sua parada nos boxes), mas conseguiu abrir uma vantagem consistente sobre Hülkenberg, mostrando que esse era o seu fim de semana. Excelente resultado, tanto pra Kevin quanto para a Haas. A equipe está agora ciente de seu potencial, e tem tudo pra mandar bem em uma pista com características parecidas nasemana que vem. Já Magnussen vem confortável na equipe, batendo seu companheiro com sobras e mostrando seu real valor. Se Kevin souber dosar sua dose de agressividade, terá um ano fantástico! Carro (e talento) pra isso ele parece ter, veremos se sua mentalidade não o atrapalha.

Um pouco à parte dos holofotes, Marcus Ericsson trilhou seu caminho para levar a Sauber aos primeiros pontos da temporada em 2018! E mesmo que hajam (muitas) dúvidas quanto aos méritos do piloto sueco, há de se destacar sua direção nesse fim de semana. A posição de largada não foi das melhores, porém Marcus se mostrou competitivo durante a prova, fazendo seus pneus macios durarem 23 voltas e se mantendo próximo dos carros da zona de pontuação. Com uma estratégia semelhante à de Lewis Hamilton (com apenas uma parada), Ericsson voltou na sexta posição, mas sucumbiu ao melhor desempenho de Hülk, Alonso e Vandoorne, terminando no honroso nono lugar. Além dos importantes pontos na luta particular contra a Williams, a Sauber sai do Bahrein com um Ericsson um tanto quanto fortalecido na categoria. Depois de dois anos bem complicados, o sueco já tem sua caveira formada pelas más línguas, e agora precisa provar à todos que há um pouco mais que mero dinheiro garantindo sua vaga num cockpit. 2018 é o ano perfeito: terceiro ano no time, companheiro novato e parceria com uma equipe de ponta. É o ano do vai ou racha, veremos se Ericsson faz por merecer.

Voltando ao pelotão da frente, víamos um Hamilton bastante concentrado, fazendo exatamente o que achava necessário para a vitória. Com a estratégia de uma única parada, foi até onde pode com os pneus macios, e seguiu andando forte com os médios. Quando a Ferrari se viu ameaçada, resolver mexer os seus pauzinhos: antecipou a parada de Kimi, visando colocar um empecilho na corrida de Hamilton, fazendo-o perder tempo brigando com o finlandês e perdendo também as chances de vitória. O plano, que poderia dar muito certo, acabou nunca saindo do papel. Isso porque a equipe errou ao liberar Räikkönen cedo demais dos boxes, e o finlandês acertou em cheio um mecânico que trabalhava no carro, fraturando-lhe a perna. Nota triste do fim de semana, e que influenciou também dentro da pista.

Vettel agora estava sozinho contra duas Mercedes e com um pneu mais macio, porém (muito) mais desgastado. A 2ª parada era uma opção, mas o jogaria para o terceiro lugar com menos de 15 voltas para o fim. A Ferrari decidiu confiar na destreza de seu piloto, deixando-o terminar a corrida com um pneu macio de 40 voltas. E foi recompensada com uma exibição brilhante dentro da pista! Vettel sabia que não podia sair da pista, não deveria desperdiçar qualquer metro de vida do pneu. E com uma tocada suave, levou sua Ferrari ao limite nas últimas 10 voltas, sem cometer qualquer deslize. Bottas vinha logo atrás, também sem poder forçar muito, mas com um composto médio com duas voltas a menos tinha ainda muita borracha para queimar. O finlandês mostrou ótima forma, mas ficou ainda aquém do alemão, que fez um trabalho quase perfeito, sobretudo no final de prova, para garantir o segundo triunfo em duas provas no ano de 2018. Hamilton chegou perto, mas sequer ameaçou o segundo posto do companheiro. Voltando a destacar suas brilhantes exibições, Gasly e Magnussen vieram logo atrás, com Hülkenberg à frente de ambas as McLaren, Ericsson e Ocon, salvando o primeiro ponto da antes competitiva Force India. Infelizmente, parece ser mais uma garagista caindo no esquecimento no mundo da F1.

Depois da segunda corrida da temporada, Sebastian :Vettel já constrói sólida vantagem no mundial de pilotos. Com duas vitórias, o alemão vai a 50 pontos, contra 33 de Lewis Hamilton e 22 de Valtteri Bottas. Alonso vem num surpreendente quarto lugar, com 16 pontos ganhos, mas a exibição fraca contra as adversárias diretas (Renault e Haas) nesse fim de semana deixa uma preocupação, pelo menos para a primeira metade da temporada.

Nos construtores, o abandono de Räikkönen custou a boa vantagem que a Ferrari detinha sobre a Mercedes. Agora, apenas 10 pontos separam as escuderias (65 a 55 para os italianos). Quem ocupa o terceiro lugar é a McLaren, com 22 pontos ganhos (2 a mais que a Red Bull). Surpreendentemente (ou nem tanto), a única equipe que ainda não pontuou nesse ano é a Williams, que sequer chegou perto do top-10 em ambos os GPs. Nuvens negras parecem rondar o lendário time de Frank Williams...

Confira a classificação do GP do Bahrein:
Resultado final do GP do Barein (Foto: Reprodução/rede social)

Por hoje é isso pessoal! voltamos na semana que vem, com tudo o que rolar no GPda China. Abraço e até logo!




Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours