Amigos e Nação Corinthiana! O Corinthians na sua sequência de jogos, mais uma vez atuou fora de casa pelo Brasileirão, desta vez ante o Galo no Horto. Assim como na partida contra o Vitória, faltou intensidade ao time, que acabou "premiado" com o resultado de derrota na reta final da partida, 1 x 0, onde a arbitragem conseguiu desagradar a ambos, apesar de (sempre) a polêmica ser de um lado só.


O Timão começou bem a partida, com o controle da posse e demonstrando sua melhor qualidade técnica, o técnico Tite presente no Independência, poderia inspirar jogadores como Fagner e Rodrigo, que pleiteiam vaga na convocação do próximo dia 14 que irá definir os 23 convocados para a Copa do Mundo, convocação para a qual Cássio é franco favorito a terceira vaga no gol.

Porém, logo no comecinho do jogo o lateral convocável sentiu lesão na coxa direita e deu lugar a Mantuan mais uma vez improvisado, preocupação para o time e também para a seleção. Depois disso o time da casa se portou bem e criou algumas possibilidades, dando alguns sustos no camisa 12 do coringão. Até que aos 37 minutos o único lance do qual falarão nas próximas horas e dias, cobrança de escanteio, Ricardo Oliveira desvia bola com o braço e ela vai na trave, na sobra Roger Guedes fica livre pra estufar a rede. Após consultar o árbitro de fundo, o juiz anula o gol e inúmeras manifestações de revolta são vistas, no final a gente fala disso.

Aos 44 outro lance polêmico, desta vez contra o Corinthians e que irá repercutir muito menos ou nada. Em jogada de Maycon, o volante Patric puxa e derruba o camisa 8 dentro da área. Confesso que ao vivo não achei que fosse, o replay por trás do gol deixa claro o penal (faltou aí a atuação dos auxiliares) mas na visão do árbitro o absolvo de não marcar a infração, procuro ser justo.


O Corinthians começou o jogo dando a impressão de que imprimiria seu ritmo de toque de bola, mas o adversário cresceu, impôs um ritmo mais acelerado e dominou grande parte da etapa inicial, o setor ofensivo do time de Carille estava totalmente apagado, eis que para a volta, a tentativa foi com Sheik na vaga de Clayson que tem vivido de lampejos, a tentativa não funcionou.

O cenário da etapa final seguiu o mesmo, o time mineiro chegava com bastante objetividade ao ataque orquestrado por Otero e dava trabalho a Cássio. Na segunda chance dele, Ricardo Oliveira tentou cavar pênalti em lance com Balbuena (honesto ele não), a arbitragem não caiu na onda. A pressão atleticana se intensificou, a última tentativa de Carille foi com a entrada de Marcos Gabriel na vaga do cansado Rodrigo, haviam outras alternativas como Pedrinho ou até Danilo pra tentar segurar a bola no ataque e criar algo, mas o treinador preferiu o meia que também não viu a cor da bola.

Em seguida ao jovem técnico do Galo fazer três mudanças ao mesmo tempo veio o gol da vitória adversária, jogada de fundo com Patric (onde no meu entendimento a bola sai) que cruzou pra área onde no segundo pau Roger Guedes chega fazendo a carga por trás em Mantuan que vai mole pra bola, poderia ser lance de falta, fosse a carga ao contrário seria escândalo nacional, mas, o lateral não pode ser tão passivo assim, o desvio foi contra, mas a arbitragem deu gol (merecido) pro loiro que chegou pressionando o adversário e teve seus méritos no gol. Nos instantes finais o Corinthians tentou fazer o que NÃO FEZ em toda a partida, atacar, não teve êxito e a merecida vitória (por volume de jogo, entendam) foi do time mineiro.


Vejam, rapidamente em relação a arbitragem, por que meu negócio é comentar futebol. O árbitro de fundo (que geralmente é bundão) não é externa, é "interna", ele faz parte do jogo, teve visão para comunicar ao árbitro da infração e não foi bundão. Está se "confundindo" (propositadamente por ser o Corinthians na história) "interferência externa" com a comunicação que deve existir do árbitro com seus assistentes para validar ou não um lance, aliás, poderia ter havido isso mais vezes, tanto no lance do pênalti em Maycon, como no do gol onde é válida também a interpretação de falta de Guedes em Mantuan.

Sempre se cobrou que os assistentes de fundo não apenas espantassem quero-queros, quando um age pra tentar minimizar a ruindade da atuação de Dewson Freitas, não pode porque o Corinthians é a parte interessada no lance, esse moralismo sem "moral" é imoral mesmo.


Por outro lado, o gol adversário irregular ou não acabou estabelecendo uma justiça no placar. Uma atuação muito ruim do Corinthians mais uma vez, contra o Vitória, até pela limitação do adversário as natureza cuidou e o jogo ficou zerado. Desta vez o adversário foi melhor, o Corinthians não conseguiu imprimir seu ritmo de toque de bola e sucumbiu aos 41, podendo ter sucumbido até antes, não fosse a grande atuação de Cássio.

O time vinha bem na temporada e essa queda de rendimento a meu ver é muito mais física do que qualquer outra coisa. Existe um lugar comum de que sempre que alguma dificuldade se apresenta trata-se de "falta vontade", não é o caso, o time está claramente sentindo a sequência e as viagens, encarou com muita seriedade o início de ano, rodou pouco o elenco e aí está o resultado, o setor ofensivo não tem funcionado e precisa começar a rodar mais sobretudo no Brasileiro, Pedrinho é um cara que pode atuar em uma das pontas, claro, tem uma limitação física, não aguenta 90 minutos, mas é preciso achar alternativas pra rodar este time.

Roger que acabou de chegar e não é uma maravilha, mas é o 9, não está apto a atuar na primeira fase da Libertadores e nem na Copa do Brasil, está na hora de Carille pensar nele como alternativa para jogos no Brasileiro. Uma coisa é certa, este foi exceção feita a Jadson o time titular e tem Liberta no meio de semana ante o Independiente, a atuação precisa voltar ao padrão de antes do duelo no Barradão, conseguiremos?




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Foto: FuturaPress. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours