Amigos e adeptos, estamos de volta diretamente do Brasil, para comentar mais uma jornada da Liga Portugal em seus principais jogos até aqui, jornada esta que teve início na última quinta, com a goleada que afastou o Vitória de Setúbal da zona de descenso, empurrando para baixo o Desportivo das Aves, até culminar em dois resultados de suma importância, o triunfo do Benfica ante o Vitória de Guimarães que colocou os Encarnados ao menos provisoriamente na liderança do campeonato, enquanto no duelo direto que encerrou o sábado de jogos, o Braga bateu o Sporting, afastando os Leões da luta pelo título e gerando em algumas partes, indignação contra Jorge Jesus. Vamos então comentar estes dois principais jogos.


Benfica 2 x 0 Vitória de Guimarães 

Jogando na Luz, o Benfica se mostrou superior desde os instantes iniciais da partida, enquanto o Vitória de Guimarães que tenta se reerguer na temporada, agora com José Peseiro tentava e por vezes conseguia ser perigoso nos contragolpes. 


Aos 42, num ato de estupidez, João Aurélio colocou o braço na bola dentro da área, pênalti tolo também tem de ser marcado, não há o que reclamar (apesar das reclamações que houveram) e Jonas marcou mais um gol para o Benfica abrindo caminho para a vitória antes do intervalo. 

Na parte final o Benfica seguiu muito superior na partida e dando trabalho para o guarda-redes, até que aos 32 saiu o golaço que definiu a partida, arrancada rápida de Zivkovic que lançou Raúl Jimenez em posição legal, este levantou de letra lindamente para Jonas no centro da área fazer o que sabe, gol, o da vitória, ante o Vitória. O Benfica ainda teve duas oportunidades claras para ampliar, mas desperdiçou, o que já não importava tanto, o resultado de sumária importância estava garantido. Agora a equipe de Rui Vitória fica a espreita esperando o que pode fazer o Belenenses afim de impedir o Porto de conseguir os três pontos nesta segunda. 

Braga 1 x 0 Sporting 

E no confronto direto extremamente tático, muito competitivo e empolgante, levou a melhor quem errou menos, quem foi taticamente superior, que foi o time da casa, o Braga, o resultado pode ser visto por diversos ângulos, pode representar o fim da briga pelo título por parte do Sporting e o aproximar por parte do Braga na luta pela terceira posição, o que pelo nível de investimento e currículo de Jorge Jesus seria uma lástima para o torcedor Sportinguista. 

Por outro lado, numa visão mais "otimista" sob o ângulo de visão dos adeptos de ambos, por que não pensar que os líderes possam vir a tropeçar e tudo voltar a se embolar, não é este o cenário que se apresenta, mas no futebol tudo pode acontecer. 

O Sporting começou melhor a partida, criando possibilidades com um ataque leve e envolvente. Mas logo o Braga cresceu na partida, explorando principalmente seu lado esquerdo do ataque, direito da defesa leonina onde estava Piccini. No final da primeira parte, reclamações bracarenses em relação a arbitragem em dois lances, mas a arbitragem seguiu com suas decisões e o jogo foi para o intervalo empatado em zero. 

O domínio da equipe mandante que já se via na metade final da primeira parte se intensificou na parte final, com o Braga a encurralar o Sporting, criando as melhores possibilidades. As mudanças ofensivas de Jorge Jesus não tiveram tanto efeito, apesar de Ruben Ribeiro ser uma opção mais aguda pela esquerda do ataque. A coisa complicou de vez para o Sporting quando aos 37 o lateral Piccini, uma avenida para o ataque adversário foi expulso, após entrada dura na marcação alta, o lance seguiu e o gol do Braga quase saiu, quando a bola parou, segundo amarelo e balneário para o italiano. 

Depois disso só deu Braga e a recompensa deste controle veio aos 41 minutos com o defesa artilheiro Brasileiro, grande destaque do Braga Raúl Silva, que após cobrança de falta lateral, viu Vukcevic cabecear na segunda trave, encontrando livre na frente do gol o defensor que marcou o da vitória. Logo depois, confusão entre Coentrão e o treinador do Braga Abel Ferreira rendeu a expulsão do segundo, o jogo seguiu mas com possibilidades para o Braga ampliar o placar. 

Não foi uma boa exibição do Sporting, as mexidas não surtiram efeito, a última então mostrou a confissão de que a primeira não deu certo e o Braga fez uma partida superior merecendo a vitória. Começa a crescer entre os adeptos do Sporting a insatisfação com JJ e isso a meu ver é natural, a responsabilidade sobre os fracassos não pode sempre ser atribuída a arbitragem ou ao que quer que seja, há que assumir a parcela de responsabilidade do comando técnico, da perda de fôlego da equipe na segunda metade do campeonato. Quanto a Abel Ferreira, não é privilégio apenas dele ser um pouco esquentado, mas a parte disso faz um grande trabalho com sua equipe, sendo merecedor de incomodar os três maiores em mais uma temporada. 



Demais Resultados

Desportivo das Aves 1 x 4 Vitória de Setúbal 
Marítimo 4 x 1 Feirense
Rio Ave 2 x 0 Estoril 
Boavista 1 x 1 Tondela 
Portimonense 4 x 3 Moreirense 
Paços Ferreira 2 x 0 Chaves 


Classificação





Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Imagens: AFP, Kapta+, zerozero.pt (Tabela) 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours