Olá fãs do futebol holandês! Depois da parada para os amistosos internacionais, a Eredivisie voltou à ação neste fim de semana, e mais uma vez não decepcionou! 30 gols marcados em nove jogos, goleadas de um lado, viradas de outro e ainda muita indefinição na tabela: o líder PSV encara dois jogos seguidos que podem selar o título ou deixar a taça nas mãos do Ajax! Muito equilíbrio na luta pela UEL e o drama do Twente, que segue na última posição do campeonato restando cinco partidas para o final. Se prepare, é hora de voetbal aqui no JC!

Vitesse 0-3 Roda JC


Jogando em Arnhem, o Vitesse buscava reencontrar o caminho das vitórias contra o desesperado Roda JC, que vinha de uma importantíssima vitória diante do NAC, adversário direto na luta contra a degola. Porém, se os torcedores do time da casa esperavam ver uma boa exibição dos experientes atacantes do Vitesse, se enganaram (e feio!) Matavz sequer começou entre os titulares, enquanto Luc Castaignos e Roy Beerens fizeram muito pouco durante toda a partida. Com algumas mudanças pontuais na defesa, como as entradas do jovem lateral direito Karabeaev e do goleiro Houwen, vindo da base, o Vitesse decepcionou, criando e ameaçando pouco a equipe visitante.
Sem nada a ver com isso, o Roda aproveitou o péssimo dia do adversário para tirar a zica! Pela primeira vez desde o dia 7 de fevereiro, a equipe conseguiu marcar 2 ou mais gols em um jogo. 3 a 0 categórico, que consolida o bom momento do time e tira a equipe de Kerkrade da lama: o Roda JC é agora o time mais próximo de sair da zona do rebaixamento, a apenas quatro pontos do NAC Breda.
Apesar da boa fase, o cenário ainda é crítico: a equipe vai precisar roubar pontos de adversários mais bem colocados, como PEC e ADO para seguir sonhando com a permanência direta. Enfrentar um PSV já campeão também não seria nada mal para os Koempels, que precisam ser efetivos e cruzar os dedos para sorrirem ao final da temporada.
Do lado de Arnhem, o problema é de novo ela: a inconstância. Desde as últimas temporadas, o Vitesse mostra a fama de cavalo paraguaio, sempre perdendo o fôlego nos momentos finais. Dessa vez, o time vem alternando entre valiosos resultados (como o 3 a 2 sobre o Ajax) e vexames como o dessa rodada. Definitivamente, Fraser precisa encontrar o equilíbrio dessa equipe, até porque para vencer o playoff da UEL, desperdiçar um resultado dentro de casa é a última coisa que pode acontecer.

PSV Eindhoven 5-1 NAC Breda


Com o apoio de sua torcida, nada além da vitória interessava para o líder PSV. Os comandados de Philip Cocu enfrentavam um ameaçado NAC Breda, que vinha a campo na tradicional filosofia de 'jogar por uma bola'. Vrevem manteve o seu time sempre aquém da linha de meio campo, e contava com um dia inspirado de Bertrams (ex-PSV) para segurar um valiosíssimo empate contra os Boeren.
É, mas sábado foi o dia em que tudo o que o NAC queria deu errado! Desde o começo, os mandantes pressionaram (e muito) o gol de Bertrams, que até fez boas intervenções nos minutos iniciais, mas precisou contar com a sorte no forte chute de Hendrix, que explodiu no travessão. Pouco depois, o goleiro assistiu de perto Pablo Marí fazer pênalti em Luuk de Jong. Van Boekel viu e assinalou. Van Ginkel foi o encarregado de bater e converter, abrindo o marcador em Eindhoven já perto do fim da primeira metade.
No segundo tempo, o NAC até deu pinta que poderia incomodar. Ambrose teve grande chance no primeiro minuto de jogo, mas Zoet salvou! Na sequência, em mais um lance de infelicidade dos visitantes, veio o 2 a 0. Umar desviou a cabeçada de Schwaab, matando o goleiro e colocando o 2 a 0 no placar. Mas logo depois, o atacante teve a chance de se redimir. Após um presentão de Isimat-Mirin, Sadiq saiu na cara de Zoet e descontou,devolvendo esperanças ao time auri-negro.
Mas a remontada ficou só no pensamento. em nenhum momento o NAC voltou a ameaçar o PSV, e em menos de 10 minutos os donos da casa liquidaram a fatura. Primeiro com De Jong, pegando rebote após escanteio. Depois foi a vez de Bergwijn (contando com o desvio do zagueiro) ampliar para os Eindhovenaren, e por fim, Pereiro decretou a goleada.
Ótimo resultado do PSV, que dominou um adversário que deveria ser dominado (pela disparidade entre os elencos e também pela proposta de jogo). Agora, resta à Cocu focar nos próximos dois jogos: AZ em Alkmaar e Ajax em Eindhoven. Duas vitórias dão o título à equipe; dois tropeços podem deixar a diferença em apenas um ponto! É a hora da verdade, e apesar da dificuldade, o PSV ainda tem a arma mais poderosa: depende apenas da sua efetividade para assegurar mais um título!
Do lado do NAC, um quadro parecido: a equipe também se encontra na sua hora da verdade e segue na boca da zona da degola. Porém, restam ainda três confrontos diretos: Willem (casa), Sparta e Twente (ambos fora). A situação (ainda) não é crítica, mas em caso de revés no dérbi diante do Willem, a pressão sobre o elenco vai ficar gigantesca nas últimas rodadas, e aí tudo pode acontecer.

Willem II 3-2 Utrecht

Na luta por uma vaga na Liga Europa, o Utrecht foi até Tilburg encarar o Willem II, que precisava de uma vitória para respirar mais aliviado na luta contra o rebaixamento. Quem também apareceu para o confronto foi a chuva: um temporal deixou o Koning Willem II Stadion quase inundado, atrapalhando demais o bom toque de bola que o Utrecht costuma apresentar.
Porém, mesmo com muita água, foi o Utrecht que começou bem, e muito bem por sinal! Mais forte no início do jogo, Kerk demorou apenas 20 minutos para estufar as redes dos mandantes, numa cabeçada indefensável. 10 minutos depois foi a vez de Sander van de Streek mostrar seu valor e acertar um lindo chute no cantinho de Wellenreuther, 2 a 0 Utrecht! Aliás, vale destacar a excelente temporada de Van de Streek: são 8 gols e 6 assistências em 23 jogos. Nada mal para um jovem volante vindo da Jupiler League!
Tudo se encaminhava para uma fácil vitória do time favorito, mas ainda havia muito jogo pela frente. Numa cobrança de falta bem despretensiosa quase da intermediária, Tom Haye resolveu colocar a bola no ângulo direito de Jensen, literalmente onde a coruja dorme! Um golaço dos Tricolores, que acordou o time e a torcida! Pilhados com o apoio das arquibancadas, o time incorporou um espírito guerreiro, que num campo encharcado dava a impressão de uma partida digna de Libertadores. E jogando a sua final particular, o Willem seguiu em busca do improvável, que virou real apenas seis minutos depois. Tsimikas completou a bola alçada na área com uma bicicleta/voleio meio sem jeito, Jensen saiu mal e a bola morreu no fundo das redes! Era o empate ainda antes do primeiro tempo.
E parecia mesmo não ser o dia de Jensen. Logo no início da segunda etapa, o goleiro dinamarquês saiu jogando mal e a bola acabou caindo nos pés de Fran Sol. Com calma, o artilheiro da Eredivisie tocou por cobertura, completando uma virada histórica! 3 a 2 Willem e o estádio vinha abaixo!
Já no segundo tempo, calma era o que não existia na equipe visitante, que passou o resto do jogo cruzando bolas na área. Nem a expulsão de Heerkens foi capaz de mudar os rumos da partida, e a remontada foi completa pelos Tricolores! 3 a 2 suado, que praticamente sela a permanência do Willem por mais uma temporada. Agora já são 30 pontos ganhos contra os 23 do Roda. Para a equipe do novato treinador Reinier Robbemond, resta roubar alguns pontinhos nas últimas rodadas e focar no planejamento do ano que vem. Para o Utrecht, a derrota não influi tanto na situação de tabela: a equipe deve ir para os playoffs sem maiores problemas. Porém, o moral dos jogadores fica um pouco abalado depois dos pontos desperdiçados. De Jong com o que se preocupar, apenas devolver a calma que faltou à equipe neste sábado.

Groningen 1-2 Ajax


Jogando no Euroborg, o Groningen recebia o Ajax para um confronto que simboliza um pouco mais que uma simples partida da Eredivisie, especialmente para a torcida do Groningen. Um tanto quanto 'só' no norte do país, a ausência de rivais fez com que a torcida verde e branca criasse uma espécie de rivalidade com os Ajacieden, que costumava ser violente há alguns anos atrás. Ainda bem, os incidentes pararam de acontecer e os confrontos entre as equipes costumam ser mais calmos hoje em dia. Porém, precisando de pontos para dar um fim ao fantasma do rebaixamento, a torcida lotou o estádio e prometeu empurrar a equipe até o último segundo, buscando a tão sonhada vitória. Do lado vermelho e branco, os três pontos eram ainda mais importantes, afinal o PSV já tinha confirmado sua vitória. Deixar a diferença aumentar para 10 pontos restando 15 em disputa seria cenário de terra arrasada para o time de Amsterdã.
E se só a vitória interessava aos Amsterdammers, o cenário inicial não poderia ser pior! A equipe começou desligada na partida, precisando da boa intervenção de Onana para evitar o 1 a 0 adversário. Mas o goleiro camaronês nada pode fazer quando Van Weert antecipou a marcação na pequena área aos 15 minutos, abrindo o marcador e deixando estarrecidos a torcida visitante no Euroborg.
A imagem pode conter: 10 pessoas
E não parou por aí! O Groningen dominava o jogo, criando chances e mais chances para ampliar. Aos 25, veio a maior delas: pênalti de Veltman que colocou a mão na bola dentro da área. Mahi foi para cobrança, porém Onana foi melhor, mantendo a esperança da equipe visitante. Aliás, que partida do camaronês! Uma série de grandes defesas que mantiveram o Ajax no páreo, ainda no primeiro tempo.
Já na segunda metade de jogo, o Groningen manteve o domínio, mas ainda esbarrava em Onana. E de tanto perder, o Ajax foi lá e fez! Na primeira chance clara de gol dos Amsterdammers, Kluivert escorou de cabeça para o fundo das redes: 1 a 1 e mudança no panorama da partida.
O Ajax equilibrou o jogo e começou a ameaçar, especialmente com Ziyech de fora da área. Na ânsia do gol da vitória, a equipe se lançou demais, e num contra-ataque rápido, Veltman acabou fazendo a falta, tomando o segundo amarelo e sendo expulso! Era o fim da linha para os visitantes? Que nada! Mais uma vez, o Groningen não soube aproveitar o melhor momento, perdendo uma boa chance no ataque e cedendo o contragolpe. Num lance de sorte, a bola rebateu nos pés de Kluivert, que cruzou para Huntelaar. O experiente centroavante esbanjou da calma e com um toquinho de categoria decretou a virada em Groningen: 2 a 1 Ajax, que segue na luta pelo título! Agora, resta aos comandados de Bosz fazer sua parte nos próximos jogos e torcer por dois tropeços do PSV até o fim do campeonato. É difícil, mas não impossível. Já o Groningen segue na mesma: 29 pontos e precisando de pouco para espantar o fantasma da queda. Nada demais para esse fim de temporada no Euroborg.

Feyenoord e AZ goleiam, enquanto Twente segue penando

Jogando no De Kuip, Feyenoord e Excelsior fizeram o dérbi de Roterdã, numa partida que mais pareceu um jogo treino para os donos da casa. Saindo na frente logo aos dois minutos de jogo, o Fey não teve piedade: 5 a 0 no rival, com direito a presenças ilustres na arquibancada: Jorgensen e Van Persie (machucados) não foram sequer relacionados para a partida, e fizeram companhia ao ídolo Kuyt nas arquibancadas do estádio. Com a derrota do Utrecht, o Feyenoord consolida o quarto lugar na tabela, abrindo três pontos de vantagem para o adversário. Porém, o foco da equipe segue sendo a final da copa da Holanda (contra o AZ, 22 de abril), pela qual pode conseguir o único título na temporada e uma vaga na Europa League. Para o Excelsior, o sonho da UEL segue distante, mas possível: ir bem nos confrontos diretos contra PEC e Heracles é o que o time precisa para se reaproximar da zona de classificação e buscar a vaga nas rodadas finais.


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
Fora de casa, o AZ Alkmaar encarou o ADO Den Haag e não teve problemas para sair vitorioso: 3 a 0 com todos os gols marcados no primeiro tempo. A vitória praticamente garante o AZ no terceiro lugar, que já tem vaga direta na Liga Europa, podendo até se dar ao luxo de mirar o vice-campeonato, já que o Ajax se encontra apenas 5 pontos acima dos Alkmaarders. Fechar um ano fantástico com o título da KNVB Beker seria a cereja no bolo de John van den Brom! Para o ADO, o sonho do futebol europeu é ainda muito possível! Como o campeão da copa será Feyenoord ou AZ (ambos dentro da zona de playoff), uma vaga a mais será aberta, ou seja, nesse momento, o ADO está empatado em pontos com o Heerenveen, oitavo colocado e último classificado aos playoffs. Com o confronto direto entre as equipes ainda por acontecer, promessa de muita emoção para o time verde e amarelo nas próximas rodadas.

Por fim, falaremos do Twente e seu drama particular. Há 12 jogos sem vencer, a equipe foi até Venlo encarar o VVV com ânimo novo: Marino Pusic assumiu como interino nessa semana depois da demissão de Gertjan Verbeek. O antigo treinador conseguiu apenas uma vitória em 4 meses de trabalho, sendo que esta foi na copa nacional, contra o Cambuur, equipe da segunda divisão.
Pusic, responsável pela última vitória dos Tukkers na Eredivisie (já havia assumido como interino antes da chegada de Verbeek - 2 a 1 contra o NAC) conseguiu mudara atitude da equipe, que pressionou bastante no início do jogo. O destaque positivo fica por conta dos contra-ataques, sempre muito perigosos. Porém, com a posse de bola, o Twente tornava-se passivo, sem ameaçar muito o adversário. No fim, graças à excelentes defesas de Unnerstall, a partida terminou num 0 a 0 que agradou mais ao próprio VVV que o Twente: o time de Venlo conquista seu objetivo inicial, que era fugir do rebaixamento. As chances de Europa League são mínimas, não vale a pena os torcedores Venlonaren criarem esperanças. Do lado vermelho, segue o drama: lanterna da competição, com 20 pontos ganhos restando apenas 5 jogos. O próximo jogo é pedreira: ninguém menos que o Feyenoord no De Grolsch Veste. Porém, vislumbrando o bom desempenho em contra-ataques, essa é uma excelente oportunidade para o Twente surpreender e ganhar confiança para as últimas rodadas. Depois de muito tempo, é possível ver uma real luz no fim do túnel para o time de Enschede.

Outros resultados:

PEC Zwolle 2-0 Sparta Rotterdam
Heracles Almelo 1-2 Heerenveen

Confira como ficou a classificação da Eredivisie após 29 rodadas:

Tabela: WhoScored.com


























Bom pessoal, por hoje é isso! Sigam acompanhando o JC nas redes sociais, nos vemos na semana que vem. Até mais!







Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours