Amigos! Tivemos na manhã desta segunda (12) a última convocação de Tite para a Seleção Brasileira antes da oficial para a Copa do Mundo na Rússia, convocação para os amistosos ante Rússia e Alemanha nos dias 23 e 27 deste mês e tivemos surpresas nesta convocação, resta-nos analisar se "agradáveis" ou não, uma coisa fica muito clara, Tite ainda tem sérias dúvidas na composição do grupo, o que é perigoso. Que para a convocação final, ele saiba fazer as escolhas certas.


Goleiros - Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Neto (Valência) 

A convocatória já começou com polêmica no gol, está muito claro que ao menos em caso de lesão, temos dois goleiros definidos, os dois primeiros, merecidamente, ambos vivem um momento mágico. Em relação a Neto, já percebemos que Tite não tem problema com o cara ter sido reserva o ciclo quase todo, o nosso titular Alisson foi banco quase todo o ciclo de Szczesny na Roma e ainda assim foi titular, pelo que fez no Inter, mas o exemplo de Neto é mais gritante, está se analisando o momento que é ótimo no Valência, mas certamente Vanderlei e Grohe estão a sua frente em um momento onde algumas falhas de Cássio tornam justa a desconvocação e mostram que Tite analisa por mérito, como ele enfatizou na entrevista.


Zagueiros - Miranda (Internazionale), Marquinhos e Thiago Silva (PSG), Geromel (Grêmio) e Rodrigo Caio (São Paulo) 

Eu como alguns de vocês sabem, cubro o futebol Italiano, assim como o Português e já alertei muito aqui e nos textos do Calcio sobre a condição de Miranda, mas ele vem se recuperando, fez uma grande partida ante o Napoli (que claro, não tive influência na convocação) e segue sendo nosso melhor zagueiro. Penso ser um despropósito convocar Thiago Silva que está em visível queda e já é preterido no próprio clube (apesar de Unai Emery não ter muito crédito desde que assumiu o PSG), o ideal seria trazer Jemerson e talvez até Felipe que se recuperou no Porto e está novamente em um ótimo momento. Outro acinte é a convocação de Rodrigo Caio com e por respeito aos Tricolores prefiro não tecer comentários, todos sabem o que ele infelizmente (não) está jogando no seu clube. A convocação de Geromel me parece tão natural que até esqueci de comemorar, finalmente justiça foi feita.


Laterais - Dani Alves (PSG), Marcelo (Real Madrid), Fagner (Corinthians) e Filipe Luís (Atlético de Madrid

Por mais que Dani Alves por vezes se porte como idiota, é ainda o melhor lateral direito (no meu modesto entendimento) do planeta, não há como desconvocá-lo. Marcelo vive um momento espetacular, de consolidação da sua condição de melhor da posição no mundo. Surpreendeu a convocação de Fagner, que reagiu sim em relação a temporada passada onde caiu de rendimento, Tite dá uma resposta ao momento em que o jogador é atacado por ser considerado "maldoso", respeito quem vê dessa forma mas não penso assim, vejo sim que é um jogador que vai com muita força, muita vontade e acaba sendo imprudente, é importante lembrar que é mais um dos tantos pontas recuados a lateral na subida da base, assim como os titulares, logo a marcação não é o seu melhor fundamento.

Fagner foi chamado muito provavelmente porque na posição ainda segue sendo o segundo, visto que Danilo tem jogado improvisado na esquerda e Fabinho virou volante de vez, Marcos Rocha do Palmeiras hoje é o grande adversário nessa briga e aí Fagner está na frente, o jogador ainda não está no máximo no Verdão, alguns falam no lateral Edilson, importante na conquista do Grêmio na Libertadores e hoje no Cruzeiro, acho que pra seleção não, apesar de uma bola parada e uma raça (quando é o Fagner dizem que é maldade) interessantes. Na esquerda, é interessante ter um lateral mesmo, que tem todo o cacuete de marcação como Filipe Luís, é uma alternativa pra jogos mais difíceis, pra fechar mais o time quando necessário, fazer uma dobradinha com Marcelo na ponta, na meia, enfim. Se Tite quiser ainda pensar em laterais com a mesma força de apoio de Marcelo, Alex Sandro e Alex Telles (Porto) o segundo lesionado no momento, vivem grande fase e podem cumprir bem este papel.


Volantes - Casemiro (Real Madrid), Paulinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Gouan/CHN) Fernandinho (Manchester City) e Fred (Shakhtar) 

Vejam, Casemiro e Paulinho são titulares, não há qualquer questionamento e que não se lesionem. Fernandinho segue sendo opção interessante até pelas múltiplas funções que podem cumprir, apesar do peso de 2014. Sobre Renato Augusto, ele foi e é fundamental na sua função, um jogador que tem ótimas estatísticas em passes, em interceptações, um jogador que inicia as jogadas e carrega o time pra frente, é taticamente um jogador que cumpre de forma praticamente única a sua função e é por isso que segue não apenas convocado, mas como titular, falta entendimento da sua função tática pra querer que Coutinho ou Willian façam sua função, Renato dá combate, fecha como volante sem a bola, é forte fisicamente, não atua perto do gol, então há ranço e falta de entendimento aí. Porém, o momento não é bom, há que se pensar se não Coutinho ou Willian, é tolice, mas outro jogador cumpre a função.

Artur, o garoto do Grêmio seria um nome, mais defensivo até, Fernandinho no City faz isso, mas talvez não seja esse cara. Pelo que vejo do Shakhtar, Fred que foi muito cornetado por aí é um nome com essa chegada e essas características, com uma bola parada excelente, seu momento é muito bom, mas o meu primeiro nome seria tão achincalhado quanto por quem não acompanha o futebol europeu (e não é só cidadão comum que não acompanha, há quem trabalhe com esporte e seja totalmente alheio) que é o Allan que vem jogando demais no Napoli e tem um passe e uma chegada de trás muito qualificadas, além de também cumprir essa função sem a bola que Renato cumpre.


Meias e pontas - Willian (Chelsea), Coutinho (Barcelona), Anderson Talisca (Besiktas) e Douglas Costa (Juventus)

Com Neymar de volta, o que deve acontecer, a lesão e a cirurgia não foram tão delicadas assim (nada que justificasse toda aquela comoção) um dos dois deve sobrar, Coutinho tem mais cartaz e deve seguir no time, mesmo não podendo atuar na Champions League pelo Barça, é uma pena para Willian que vive momento extraordinário no Chelsea. Aí entramos em Douglas Costa, saiu do Bayern mas se recuperou de forma primorosa na Juve, tem vivido um grande momento e decidido jogos para a Vecchia Signora, deve estar na lista final.

O questionamento vem sobre Talisca, vive sim um bom momento mas não entendo, se é pra chamá-lo que chamasse David Neres que está arrebentando na Eredivisie (cuja cobertura volta com Ricardo Machado aqui no nosso projeto), é o melhor do campeonato até aqui. Tite cita vários na posição, Lucas Lima vive bom momento agora, mas é inconstante e mimado o que provavelmente o atrapalha com Tite, que enxerga bem esse tipo de traço de comportamento no jogador, Tite citou até Rodriguinho que vive sim bom momento no Corinthians, mas essa é uma mostra de que nessa função ele está ainda com muitas dúvidas. Aliás, pedir Dudu a essa altura é sandice, o palmeirense sabe que ele deve muito ao time ainda, que dirá a seleção.


Atacantes - Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Taison (Shakhtar) e Willian José (Real Sociedad) 

Sobre Firmino só pra atestar que ele calou a todos, até mesmo quem não acompanha, pois quando um momento é magnífico a notícia transborda, as grandes atuações do jogador estão noticiadas pra quem quiser ver e quem ainda quiser implicar com seu sobrenome é tremendamente infeliz. Jesus está voltando de lesão, tem grandes serviços prestados a Seleção e voltou com gol ante o Basel pela Champions League, o meu titular hoje seria Firmino até pela variação tática maior, mas os serviços do menino do Pery devem contar, o que também não deixa de ser justo.

Taison já viveu melhor momento e mesmo neste melhor momento pensaria noutras opções, porque não chamar novamente Jonas, um cara que mesmo com os gols na Liga Portugal valendo menos está na luta pela Chuteira de Ouro e se só o número de gols contasse dificilmente seria alcançado. Sim, Taison é um jogador de velocidade e Jonas um atacante e segundo atacante, mas ainda assim, nem como homem de velocidade, teria Neres, Malcom, até mesmo Dudu, que é mimado e não vive um grande momento, mas ele também está na frente de Taison.

Willian José tem feito muitos gols e grandes exibições pela Real Sociedad, inclusive na rádio da qual fiz parte transmiti jogos seus e é um nome interessante sim como centroavante, aquele pedido que eu pessoalmente sempre fiz, de termos um homem de área pra o momento do abafa. Jonas finaliza muito mais com o pé, é o cara do posicionamento, é verdade que não aproveitou a chance que teve, mas se foi dada uma a Willian José e Taison, acho que faltou nova chance a Jonas, artilheiro da Europa, a imprensa portuguesa que acompanho pelo ofício neste projeto está em polvorosa, com razão. poderia ser este nome também, até com mais característica desse cara do abafa que Jonas, mas fez uma opção errada de carreira indo para o Japão e deve ser carta fora do baralho.



É isso, a convocação deixou claro alguns nomes em aberto, alguns quase que impensáveis, algumas incoerências, mas que Tite está com a mente aberta e observando tudo. E para você, o que é inadmissível nesta convocação? Qual a sugestão que não fiz? Fiz alguma avaliação muito dura? Participe, só com seu feedback sabemos se estamos de fato conectados. 



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Foto: Reuters. 




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours