Olá, Tricolores do mundo! O São Paulo enfrentou o São Caetano, nas quartas-de-final do Paulistão 2018, e conseguiu classificar-se em dois jogos bem diferentes. Aqui vou explicar quais foram essas diferenças, o que deu para Aguirre aplicar, qual a projeção para semifinal e as demais decisões.

Paulistão 2018 - São Caetano 1 x 0 São Paulo

No dia 18 de março, no Anacleto Campanella, o Tricolor visitou o Azulão, comandado pelo famigerado Pintado. Em sua estreia pelo SPFC o técnico Diego Aguirre montou a equipe com: Jean; Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Junior Tavares; Jucilei e Petros; Nenê, Valdívia e Cueva; Diego Souza.

O primeiro tempo se mostrou bem preocupante. O São Paulo se mostrou lento na transição da jogada, errava passes simples e deixou-se ser pressionado pela marcação alta do time da casa. Com essa falha de mobilidade o único que jogou foi Valdívia. Jean, no final da etapa, teve que fazer uma boa defesa no arremate de Nonato.



Veio o último tempo sem alterações. O time do Morumbi não teve forças e ainda sofreu pressões mais incisivas do adversário. Tanta pressão que fez o São Caetano abrir o placar após cruzamento de Alex Pinheiro, Jean saiu para a bola totalmente errado e deixou passar, e bastou Chiquinho desviar para as redes. 

Aguirre a trocou Cueva por Marcos Guilherme e o jogo melhorou um pouco. Parte pela má atuação do peruano e parte pelo São Caetano ter já o resultado em casa.  Diego Souza desperdiçou uma boa cabeçada aos 20 minutos. Mesmo com as troca de Jucilei por Liziero e Militão por Bruno o placar não se moveu. Agora o São Paulo teria de fazer o placar de um gol de diferença para ir aos pênaltis ou dois ou mais para classificar-se, em seu estádio.

Paulistão 2018 - São Paulo 2 x 0 São Caetano

Com intervalos ridículo de apenas 3 dias o SPFC foi obrigado a dar descanso no domingo e treinar alguma coisa na segunda-feira. Depois de um temporal na capital paulista durante a tarde o Morumbi ficou todo alagado, porém bastaram algumas horas para o melhor sistema de drenagem do Brasil agir e deixar o campo em condições. Tem arena por aí que se chover assim o jogo é cancelado. (rs)

Aguirre montou o time dessa forma (em parênteses os jogadores substituídos comparando à primeira partida): Sidão (Jean); Militão, Arboleda, Bruno Alves (Rodrigo Caio) e Reinaldo (Junior Tavares) ; Jucilei e Liziero (Petros); Nenê (funcionando como Cueva), Marcos Guilherme (em lugar de Cueva) e Valdívia; Trellez (Diego Souza).

Para um time que precisava de gols o primeiro tempo foi ruim. O São Paulo não conseguia pressionar e o time de azul fechou-se em duas linhas de quatro. As melhores oportunidades foram de Trellez e uma bola na trave de Marcos Guilherme. Apesar do time todo destoar em organização Valdívia se sobressaiu. Ainda assim não jogou o que se esperava. Ainda conseguiu machucar-se  na coxa esquerdae ser substituído por Lucas Fernandes, no intervalo.



Tendo apenas 45 minutos, para ao menos ir aos pênaltis, o Tricolor precisava logo de um gol. Aos seis minutos Reinaldo cruzou a bola na cabeça de Trellez livre que desperdiçou desviando para fora. O contestado Lucas Fernandes arriscou duas vezes de fora da área e uma delas passou rente a trave. Trellez que recebeu bola de uma jogada de Liziero, mas estava impedido. Então Caíque entrou no lugar de Marcos Guilherme.

Aos 19 minutos, num lance normal e despretencioso, o goleiro Paes recebe bola recuada. Trellez partiu para cima e o goleiro demorou para se livrar da bola. Ao chutar em cima do centroavante a bola subiu livre. Só restou desviar de cabeça e abrir o placar no Morumbi. Ânimos revigorados! 



Aguirre lançou Diego Souza em lugar de Liziero, aos 34, acreditando no resultado. Bastaram cinco minutos para Lucas Fernandes receber um passe de calcanhar de Nenê e cruzar para a cabeça do camisa 9 fazer o segundo.

Ao final da partida o São Caetano pressionou para levar aos pênaltis, mas tudo acabou aos 48 minutos com muita festa dos jogadores e dos mais de 17 mil torcedores presentes.



Gols dos Rejeitados

Os mais contestados jogadores do time fizeram os gols da classificação Tricolor. Trellez e Diego Souza. Um foi premiado por brigar pela bola e outro que não deixou a bola escapar após linda jogada entre Nenê e Lucas Fernandes. O time com as peças certas no lugar certo podem fazer o Tricolor ganhar corpo. Infelicidade por parte do goleiro Paes que sofreu muito.

Mão de Aguirre?

Houve mão de Aguirre? Muito pouco! Ele treinou apenas um dia. Não dá para ensinar e aplicar nada com esse tempo. Sua mãe se deve ao fato de acreditar na vitória e abrir mão de um volante por um meia que pode avançar. Agora terá quatro dias para descansar e treinar do seu jeito. Essa classificação foi com o coração!

Futuras batalhas

O São Paulo pode pegar no fim de semana o Palmeiras ou Novorizontino na semifinal do Paulistão. O time da zona oeste paulista está com um placar tranquilo (3 a 0) e vai jogar em casa.

Dia 12/04 o Tricolor enfrenta Rosario Central, pela Copa Sulamericana, fora de casa.

Dia 14/04 começa o Brasileirão 2018 contra o Paraná, no Morumbi.

Na Copa do Brasil o São Paulo pega o Atlético-PR , em Curitiba, e decide em casa, mas ainda não há data.

Compartilhe:

João Paulo

Publicitário de formação, marqueteiro de profissão (rs) e são-paulino de alma e coração. Trabalhador, marido e pai de família. Paulistano.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours