Amigos! Nação Corinthiana! O Corinthians foi a campo neste domingo (18) pela partida de ida das quartas de final do Paulistão, onde por escolha do adversário, o Bragantino, o duelo foi disputado no estádio do Pacaembu. Apesar dessa (praticamente) inversão de mando por questões financeiras do adversário, o time de Bragança fez um grande jogo e o Corinthians nem parecia disputar uma partida decisiva e voltou a mostrar falhas defensivas, com isso, o Braga marcou três e poderia estar com o duelo ainda mais encaminhado, não fosse a estrela de Pedrinho,  que tirou uma bomba da cartola e determinou o placar de 3 x 2 para o adversário.


Na etapa inicial o Corinthians teve mais controle, mais posse, maior número de finalizações, enfim, mais volume de jogo, mas esse domínio se mostrou estéril, apesar de Maycon e Sheik serem os melhores em campo e chamarem a responsabilidade, isso foi insuficiente e para complicar ainda mais as coisas, o time toma um gol no final da etapa inicial, após parar no goleiro no ataque, contragolpe, o adversário ganha o escanteio, na cobrança a zaga marca a bola como (quase) sempre, a bola vai ao segundo pau e volta ao primeiro para a entrada no primeiro de Matheus Peixoto de cabeça, em posição legal, já que Clayson ao tentar combater a jogada ensaiada na cobrança deixou em posição legal todo o ataque adversário, fatalidade dele, mas falha de todo o sistema defensivo mais uma vez.


Sentindo que precisava dar maias efetividade ofensiva ao time, Carille voltou do intervalo com Pedrinho na vaga do apagado Clayson, mudança que surtiu efeito, o garoto agora desconta na bola a fome, não mais nos hamburgueres. O Bragantino chegou mais nos vinte minutos iniciais do segundo tempo, com uma transição mais rápida mais eficiente. Mas foi o Corinthians que chegou ao gol de empate com Balbuena de cabeça após cobrança de escanteio, Para o ex-árbitro Gaciba, Romero teria cometido falta ao supostamente impedir a ação do goleiro Alex Alves, minha interpretação do lance é de que sim, Romero para na frente do goleiro, mas rapidamente, o lance transcorre e o goleiro busca a falta, põe a mão nas costas do atacante e desiste do lance, não é papel de goleiro cavar falta, afinal o gol pode sair, eu não marcaria a falta e diferentemente da opinião oficial da Globo, penso que o gol foi legal.

Mas o gol de empate não serviu para inflar o Corinthians na partida, o time perdeu Fagner lesionado e recorreu a Mantuan, infelizmente em seu segundo lance na partida ele falhou juntamente com Romero gerando assim o segundo gol do adversário. Ótima jogada pelo lado esquerdo de ataque em que Ítalo passou pelos dois e bateu, Cássio soltou para o meio da área e Vitinho bateu para recolocar na frente o time do interior. O gol desestabilizou o Timão que cinco minutos depois tomou o terceiro, cobrança de falta lateral, quatro jogadores adversários livres já que a marcação mais uma vez ficou olhando, Cássio pega na primeira tentativa a queima roupa, mas o rebote sobra nos pés de Italo que faz o terceiro.

Mateus Vital foi a última tentativa de Carille para tentar incendiar o jogo, entrando na vaga de Romero, timidamente o time melhorou, com Pedrinho chamando o jogo, Gabriel se apresentando na frente, não parecia que o gol sairia, mas saiu, em jogada individual e finalização de Pedrinho, que mantém o time vivo na eliminatória, mas para a classificação vir, há que jogar muito mais que isso na quinta.


Em síntese é isso, o Corinthians tem oscilado entre atuações boas e atuações atuações insatisfatórias onde o time joga o "básico" ou aquém do "básico", mas em pontos corridos tem conseguido o resultado e rodado bem o seu elenco, como temos elogiado nos últimos jogos, mas essa partida é um alerta para uma provável não-evolução de seu desempenho em mata-mata, que na temporada passada foi insatisfatório, como vimos ante Inter e Racing. Tenho convicção de que este time pode atuar melhor em mata-mata, tem tática e material humano (que pode e merece também evoluir) para fazê-lo e chegar nesta e na Libertadores, mas precisa jogar com mais intensidade e segurança da própria capacidade, esta atuação ligou o sinal de alerta, resta identificar e agir perante ele.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Foto: GazetaPress. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours