Olá fãs do futebol holandês! Voltamos com mais um resumão da rodada, dessa vez para retratar o que rolou na 28ª rodada do campeonato holandês, e que rodada! Muitos gols no placar e muita emoção em campo marcaram os jogos desse final de semana em terras holandesas, e se o cenário não teve alterações na luta pelo título, o mesmo não podemos dizer da briga pela Eruopa League e também na luta contra o rebaixamento, com destaque para o drama vivido pelo Twente: lanterna do campeonato à seis jogos do fim. É hora de voetbal no Jovens Cronistas!

Twente 2-2 Willem II


Em partida determinante na luta contra o rebaixamento, os Tukkers recebiam os Tricolores em Enschede desesperados por uma vitória. E o início de jogo foi empolgante, com a equipe vermelha criando chances e dando trabalho ao goleiro Wellenreuther. Porém, o esforço inicial não foi suficiente e quem abriu o placar foi o Willem. Em jogada de contra-ataque, Tsimikas aproveitou o rebote e contou com a sorte para fazer o 1 a 0 (a bola tocou na trave e nas costas do goleiro Drommel, morrendo no fundo das redes).
A imagem pode conter: 1 pessoa, praticando um esporte e atividades ao ar livreMesmo perdendo, foi interessante notar a postura do Twente durante o jogo. Desde o início com três atacantes, Verbeek manteve o time mais ofensivo, e foi recompensado com chances de gol. Pouco antes do intervalo, coube a Thomas Lam, de cabeça, igualar as coisas no Grolsch Veste.
No segundo tempo, a partida seguiu em averto, com chances claras de gol pra ambos os lados. Um excelente jogo de futebol, que pouco parecia da luta contra o descenso! E quando parecia que o gol da virada ia amadurecendo, veio um golpe duro para o Twente. Falha de marcação do capitão Thesker e gol de Fran Sol, artilheiro da Eredivisie!
Se o empate não era bom resultado, a derrota era o pior dos cenários para os mandantes. A essa altura, só restava o tradicional chuveirinho ao Twente. E não é que ele funcionou? Aos 42 do segundo tempo, Bijen pegou a sobra dentro da área e empatou o jogo. Aos gritos de "alles of niets" (tudo ou nada), o Twente se lançou procurando uma virada heroica, mas pouco ameaçou e precisou de Drommel para evitar o 3 a 2 adversário.
O empate acabou servindo pouco para ambos. O Willem alcançou os 27 pontos, mas tem uma sequência complicada pela frente e vai precisar roubar pontos de Excelsior e PEC para se manter na elite sem precisar de playoffs. Já o Twente viu o Roda vencer nesse domingo e ser empurrado para a lanterna do campeonato. Situação mais que dramática dos Tukkers, que seriam rebaixados diretamente nessa situação. Mais do que vencer as partidas em casa, o time vermelho precisa secar e muito o Roda e o Sparta nas próximas rodadas. Terminar o ano no último lugar seria vexatório demais, o Twente não tem time pra estar nessa situação. Certamente, haverão fortes emoções para os amantes do Twente nas próximas rodadas...

AZ Alkmaar 3-2 Groningen

Enquanto o AZ sonha com a Champions League, o Groningen vive seu inferno particular: numa temporada em que nada deu certo, resta garantir logo a permanência na primeira divisão. O problema é que a equipe de John van den Brom não estava nem um pouquinho a fim de facilitar a vida do exército verde e branco. Com jogadas rápidas e passes precisos, Padt era frequentemente acionado, e graças a ele o primeiro tempo terminou 0 a 0.
Divulgação/AZ Alkmaar
Mas na segunda metade, a falta de gols daria lugar à uma chuva deles! Tudo começou com Svensson, que logo aos oito minutos deu um lindo toque de letra, completando o cruzamento de Jahanbakhsh. Minutos depois foi a vez de Til vencer Padt, colocando 2 a 0 no placar e praticamente matando o confronto.
É, mas todo o bom futebol mostrado pelo AZ não valeu de nada para segurar a vantagem. Já aos 25 do segundo tempo, Van Weert marcou seu sétimo gol na temporada, devolvendo as esperanças aos visitantes. Na base do abafa, o Groningen foi chegando perto do empate, e coube a Doan acertar um lindo chute no ângulo de Bizot, para empatar a partida com menos de 10 minutos para o fim!
O resultado era esplendoroso para o Groningen: 4 pontos em dois jogos contra equipes que lutam pela Liga Europa! Mas se o AZ é a surpresa desse campeonato não é por sorte. Aos 46 do segundo tempo, Jahanbakhsh se desmarcou na grande área e cabeceou o cruzamento de Idrissi sem chances para Padt! 3 a 2 no marcador e 3 pontos mais na tabela!
O resultado pôs o AZ com 11 pontos de vantagem sobre Feyenoord e Utrecht na terceira posição, praticamente garantindo uma vaga na Liga Europa. E o sonho da UCL não está tão distante: apenas 5 pontos separam o time de Alkmaar do Ajax. O Groningen segue com seus 29 pontos, mas ainda fora de pânico: partidas contra Roda JC e Excelsior (ambas em casa) devem garantir a permanência da equipe.

Sparta Rotterdam 2-5 Ajax


Empolgado com a sequência de duas vitórias seguidas, o Sparta Rotterdam recebeu em casa o Ajax, pressionado pela vitória do líder PSV no sábado. Com a necessidade dos três pontos, os Amsterdammers começaram o jogo um tanto quanto afobados, dando assim a possibilidade para o time da casa levar perigo nos primeiros minutos de jogo. A boa fase dos Kasteelheren durou até os 30 minutos de jogo, quando Michiel Kramer apareceu livre na pequena área para marcar de cabeça, deixando aflitos os ajacieden presentes em Roterdã.
A preocupação dos visitantes não durou mais que dois minutos, pois já na jogada seguinte, Klaas-Jan Huntelaar apareceu para deixar sua marca e igualar o marcador. A partir daí, o que se viu foi um domínio majoritário do Ajax, que mesmo criando várias chances, não conseguia superar o goleiro alemão Huth.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, atividades ao ar livre
Divulgação/Ajax
Era necessário algo diferente, o chute perfeito, indefensável para o goleiro. E ele apareceu. Lasse Schöne, aos oito do segundo tempo, cobrou falta com maestria e enquadrou o ângulo de Huth, virando o placar no Kasteel de Roterdã. Necessitado de pontos na luta contra o rebaixamento, o Sparta foi ao ataque em busca de um improvável empate (que não veio). Os espaços foram muito bem aproveitados pelo veloz ataque do time de Amsterdã, que marcou outras três vezes, com Kluivert e Ziyech (o último, autor de dois gols). Sanusi descontou para os donos da casa, mas ficou nisso.
Com a vitória, o Ajax mantém a distância de 7 pontos para o rival PSV, e conta com tropeços do adversário nas próximas duas rodadas até o confronto direto em Eindhoven, já no mês de abril. Já o Sparta pode até ter saído derrotado, mas se fortalece com a boa exibição no início de primeiro tempo, e segue vivo na briga, precisando mais do que nunca de vitórias em casa para tentar escapar da Nacompetitie.

PEC Zwolle 3-4 Feyenoord


Fechando a rodada, Zwolle e Feyenoord se encontraram no MAC³PARK Stadion em Zwolle. Muito inconstante no campeonato, uma vitória era tudo que o Fey precisava para elevar a moral da equipe, e nada melhor que o PEC, um adversário complicado (sobretudo em Zwolle) para o jogo se tornar ainda mais importante.
Com a dupla de zaga reserva, o PEC começou desligado no jogo, e apesar de El Ahmadi quase marcar contra logo aos oito minutos, foi o Feyenoord quem saiu na frente. Robin van Persie apareceu livre na pequena área para abrir a conta com 10 minutos jogados. O gol não acordou os mandantes, e em novo cochilo, dessa vez de Ryan Thomas, RvP aproveitou para fazer o segundo da tarde, 2 a 0 e parecia que vinha goleada...
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas praticando esportes e atividades ao ar livreA torcida cobrava empenho, e os Zwollenaren tentavam, se esforçavam. Mas o gol parecia longe. Não havia criação no meio campo, jogadores muito espaçados. A missão parecia fácil ao Feyenoord, e ficou ainda mais quando Boer aceitou o chute de El Ahmadi, logo aos seis do segundo tempo. 3 a 0 e jogo praticamente ganho.
Porém, na jogada seguinte, Saymak apareceu livre para descontar e reacendeu a torcida da casa. 3 a 1 no placar e o PEC pressionava, com o próprio Saymak aparecendo bem para finalizar. Mas na ânsia do gol, os espaços foram deixados, e Vilhena soube aproveitá-los para marcar o quarto dos Rotterdammers.
Sem nada a perder, Van't Schip lançou o time ao ataque. Quando todos juá davam o jogo por terminado, Menig cavou um pênalti, bem batido por Parzyszek, que novamente incendiou as arquibancadas azuis e brancas. Três minutos depois, o centroavante polonês aparecia de novo bem colocado na área pequena, para empurrar a bola às redes de Jones e fazer o impossível parecer possível em Zwolle! Para tristeza dos donos da casa, não houve milagre: 3 pontos para os Rotterdammers, mas palmas para ambos!
Boa partida dos visitantes, que souberam aproveitar como ninguém os erros do adversário. Mas fica um alerta: o Feyenoord enfrentou problemas na criação, Gio van Bronckhorst precisa prestar atenção nestes detalhes, visando especialmente a Bekerfinale. Do lado de Zwolle, já são agora seis jogos seguidos sem vitória! Uma queda de rendimento inesperada, que põe em xeque a participação do clube nos playoffs para a UEL. Van't Schip precisa encontrar uma alternativa à dependência de Thomas e Namli, caso contrário, a vaga na competição europeia vira missão impossível ao time azul e branco. 

PSV vence (mas não convence); Roda respira e empate na Frísia

Nas outras partidas da rodada, vale destacar a vitória do PSV sobre o VVV. Apesar de um placar bem elástico, a equipe de Eindhoven enfrentou problemas na hora da criação, baseando seu jogo em bolas lançadas na área especialmente no primeiro tempo. A partir da expulsão de Seuntjens, os Eindhovenaren foram tomando conta do jogo, e aproveitaram a superioridade numérica para impor o 3 a 0. Segue a vantagem de 7 pontos do líder PSV, enquanto o VVV abandona qualquer chance de luta por UEL.

Em outro jogo no sábado, Heerenveen e Utrecht fizeram partida movimentadíssima no Abe Lenstra Stadion. Quem saiu na frente foram os visitantes, mas a partir daí só deu Heerenveen, que empatou e virou já no finalzinho, com Ghoochanejhad. O centroavante Cyril Dessers foi o encarregado de devolver a igualdade ao marcador, a apenas dois minutos do fim. O empate complicou bastante a vida do Heerenveen, que segue longe da zona da UEL. Já o Utrecht perdeu o quarto lugar para o Feyenoord, mas segue como um dos favoritos à vaga na competição europeia.

E por fim, o NAC recebeu o Roda em Breda em mais um confronto dos desesperados. Lanterna da Eredivisie, o Roda precisava de pontos, enquanto para o NAC bastava uma vitória para praticamente aniquilar as chances de rebaixamento. E o confronto foi tenso: quase 30 faltas e cinco cartões amarelos. No final, o gol de Avdijaj foi o que marcou a diferença. 1 a 0 Roda JC, que sai da lanterna por um ponto. O NAC vê a distância para a zona da Nacompetitie permanecer em seis pontos, e o dérbi contra o Willem (daqui a duas rodadas) ganha suma importância aos aurinegros.

Outros resultados: 

Excelsior 1-2 ADO Den Haag
Vitesse 0-0 Heracles

Confira como ficou a classificação da Eredivisie após 28 rodadas:

Por hoje é só pessoal! Lembrando que não tem Eredivisie na semana que vem, já que todos os campeonatos nacionais param por conta da data FIFA. Um abraço a todos e até mais!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours