Amigos e adeptos, esta foi uma jornada onde o que já vinha sendo amplamente alertado pela imprensa portuguesa e nós aqui no Brasil também identificávamos aconteceu. O Paços Ferreira sempre muito difícil de ser enfrentado na capital do móvel parou o Porto e com o Benfica fazendo a sua parte na Luz, a distância caiu para dois pontos. O Sporting pode também voltar a diminuir a distância para o líder, mas preocupa-se agora em vencer seu duelo ante o Chaves também olhando no retrovisor, pois o Braga abriu a jornada com vitória e encerra o domingo com apenas um ponto de desvantagem. Vamos aos jogos!


Braga 3 x 0 Moreirense

O Braga dominou completamente a partida ante o novamente na zona de descenso Moreirense, jogando na Pedreira, para ficar a um ponto da terceira colocação na Liga Portugal, a torcer por um resultado negativo do Sporting nesta segunda, a sua parte a equipe bracarense fez. 

Nos minutos iniciais uma chance para cada lado com muito perigo. Aos 13 polêmica, após a reposição de bola do guarda-redes Brasileiro Jhonatan, o seu compatriota Bruno Viana subiu de cabeça se antecipando ao jogador do Moreirense e bola foi lançada na direção de Wilson Eduardo, que fez o gol, o VAR teve de ser consultado e assinalou a legalidade do gol por mesma linha, na minha modesta leitura do lance o número 7 está um pouco a frente, mas vale a decisão do árbitro e o gol foi validado. O restante da etapa inicial teve chances de parte a parte, mas com certeza a mais aguda foi com Ricardo Horta, que embaixo da baliza (alô Deivid) perdeu um gol feito cabeceando no poste. Assim como no último lance do primeiro tempo, onde o ataque do Braga parou novamente na trave e na sobra o cabeceio foi na mão de Jhonatan. 

Na parte final, o Moreirense tentou resistir e atacar, mas a recarga ofensiva do Braga se fez mais forte e em dois minutos, aos 18 e aos 20, o Braga fez os gols que definiram o confronto. Ambos em jogadas de Paulinho, primeiro o cruzamento da esquerda na cabeça de Wilson Eduardo, depois, a jogada pelo meio e o passe preciso para encontrar Ricardo Horta que venceu o guarda-redes. Após isso, a equipe visitante teve chances para diminuir, bem como o Braga de ampliar, mas o placar ficou nisto, ótimo resultado para o Braga e o Moreirense de volta a zona do descenso.


Benfica 2 x 0 Desportivo das Aves 

O Desportivo das Aves foi valente, fez uma boa etapa inicial e tudo que pode na parte final para segurar a pressão do Benfica, mas acabou não sendo resistindo e os Encarnados com mais uma vitória estão agora há dois pontos de desvantagem do Porto, reabrindo assim a disputa pelo título. 

Foi como dito uma primeira parte de chances de ambos os lados, com as mais agudas para o Benfica, fazendo em algumas oportunidades trabalhar o guarda-redes Brasileiro Adriano Fachini. Mas não houve porém uma grande pressão Benfiquista, isto veio a ocorrer na etapa final, dando resultado.

Foram várias oportunidades do Benfica e a defesa e o guarda-redes avenses resistiram enquanto puderam, até os 26 minutos, onde após uma grande defesa de Adriano, a bola sobrou para Cervi, que tocou para o meio onde estava Jonas, sempre ele a marcar. O gol desestabilizou os visitantes, que menos de cinco minutos depois sofreram o segundo. Após cobrança de escanteio de Cervi, novamente a defesa de Adriano na bomba de Seferovic, mas na sobra estava livre Rúben Dias para fazer o segundo e decisivo gol. Grande vitória do Benfica que na bola parada poderia ter feito mais um, mas parou em grande defesa de Adriano, que nas bolas que largou não tinha como segurar, está isento de responsabilidade. O Benfica que ganha mais ânimo na luta pelo título após esta jornada.



Paços Ferreira 1 x 0 Porto

No último jogo do domingo, o Porto viu nada dar certo na capital do móvel e acabou saindo derrotado, interrompendo a grande arrancada que imprimia na competição e vendo a distância cair a dois pontos em relação ao atual campeão. 

O jogo foi equilibrado na primeira parte, com o time da casa sabendo se aproveitar melhor da condição do terreno castigado pela chuva e sendo mais incisivo ofensivamente. Esse maior controle resultou no gol aos 33 minutos, após cobrança de escanteio a defesa Portista não foi eficiente em afastar e a bola seguiu rondando o gol, até ser carregada para o bico esquerdo da área por Filipe Ferreira, que primeiro tentou arrematar mas foi travado, mas no segundo lance carregou e tocou para a primeira trave onde estava Miguel Vieira para marcar o gol. Na base da vontade, o Porto foi para cima e teve oportunidades desperdiçadas por Aboubakar. 

O Porto então não teve outra alternativa a não ser crescer na partida, mesmo com as dificuldades que o gramado e as ausências, além da boa partida dos adversários o impunham. Este crescimento também foi empurrado pelos adeptos e pelas mexidas de Sérgio Conceição, ao colocar na equipe Otávio e Gonçalo Paciência nos lugares dos apagados Waris e André André respectivamente, isto funcionou até o infantil pênalti cometido por Rui Correia sobre o Brasileiro (ex-Corinthians) Felipe, na cobrança porém, Brahimi bateu mal, facilitando a defesa de Mario Felgueiras. 

A perda do pênalti gerou alguns minutos de perda de confiança e quando o time voltou a atacar com maior pressão, as finalizações não foram boas, tanto que a melhor chance foi em contragolpe por parte do Paços, que amarrou o final do jogo com quedas, o que gerou as reclamações de Conceição e a confusão ao final da partida, culminando com a expulsão por reclamação de José Sá. Penso que foram acrescidos mais de sete minutos, por mais que o Paços tenha e de fato amarrou o jogo, o tempo foi acrescido. João Henriques fez a sua parte no jogo, armou bem sua equipe e precisando dos três pontos deu as orientações que achou que tinha de dar a seus jogadores, Conceição não cumprimentou o técnico adversário, sua escolha, mas faltou também ao Porto fazer uma partida digna dos três pontos. 

Porém, como bem colocou ao término da partida o técnico do Porto, seu time segue dependendo apenas de si para conquistar o campeonato. Esta pode ser a solução, mas também o problema a repetir atuações como esta. 



Demais Resultados

Rio Ave 2 x 1 Feirense
Boavista 1 x 0 Estoril 
Portimonense 2 x 1 Vitória de Guimarães 
Marítimo 4 x 2 Vitória de Setúbal 
Belenenses 0 x 0 Tondela



Classificação






































Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Imagens: Kapta+, zerozero.pt e AFP. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours