Amigos e adeptos! Em um fim de semana, triste para o futebol, confesso que foi difícil reunir forças para escrever esta crônica dada a tragédia na Itália, que aliás eu também cubro a Série A (Clique) aqui para o nosso site, mas por dever jornalístico, sigo em frente, trazendo os jogos dos grandes nesta jornada 25, com clássico que praticamente reduz a dois os postulantes ao título e goleadas.


Porto 2 x 1 Sporting

O grande jogo da jornada foi disputado na sexta-feira (2), com o Porto dando um passo importante para o título ao vencer o confronto direto, em um grande jogo no Dragão. 

A primeira grande chance foi dos donos da casa aos 11 com Marega que parou na defesa após cobrança de escanteio. A resposta veio em dois lances, aos 16 Doumbia na área pede pênalti ao cair em disputa com Dalot, o árbitro consulta o VAR e decide não marcar, considerando que nem embaixo nem em cima houve choque que justificasse a queda do avançado dos Leões, depois com contragolpe desperdiçado por Doumbia, em grande intervenção de Casillas. 

Então os Dragões intensificaram a pressão e tiveram duas oportunidades, Marega desperdiçou frente e frente com Rui Patrício mas dois minutos depois veio o gol, jogada pela direita após continuação do lance na cobrança de canto pela esquerda, a bola foi levantada por Hector Herrera na cabeça de Marcano que concluiu para a rede. 

O Porto seguiu superior na partida, mas antes do intervalo o Sporting chegou a igualdade, erro na saída da equipe do Porto, bola roubada e o passe preciso de Bryan Ruiz que encontrou o garoto e promessa do futebol português Rafael Leão, que havia acabado de entrar no lugar de Doumbia lesionado, o camisa 93 finalizou consciente, entre as pernas de Casillas para decretar a igualdade no placar. 

Mas logo aos 3 minutos da parte final, lá estava novamente o Porto na frente, jogada pela direita de Gonçalo Paciência, que encontrou livre do outro lado da área Brahimi, que teve todo o tempo e tranquilidade para tirar totalmente de Rui Patrício. Depois disso o Sporting foi para o ataque sem outra alternativa e criou oportunidades, o jogo teve confusão com Coentrão envolvido na lateral, mas ainda assim, a chance mais aguda foi adversária, em contragolpe que Marega encobriu o camisa 1 do Sporting, mas foi parado sobre a linha praticamente por Battaglia. Os leões pressionaram ainda no final, mas não finalizaram bem e a vitória acabou ficando no Dragão. 

Vitória que é um passo importante para o Porto, agora oito pontos a frente do Sporting, seguindo cinco a frente do Benfica. Em relação ao Sporting, existem defensores e ofensores vorazes de JJ, para os defensores não se pode criticar, eu vejo que com inteligência, é possível sim criticar a postura em clássicos, o time se vê dominado muitas vezes quando o placar está em igualdade e corre atrás, pressiona quando está em desvantagem, é preciso propor o jogo quando do 0 x 0, quando da igualdade também, isso é um tanto decepcionante, dado o técnico vitorioso e o bom plantel da equipe. 


Benfica 5 x 0 Marítimo

Jonas foi mais uma vez o protagonista de uma grande vitória do Benfica, a vítima da vez foi o Marítimo, em um jogo que foi definido na primeira parte

O Marítimo até criou as primeiras oportunidades, mas o Benfica chegou ao primeiro gol aos 15, após a jogada pela direita entre Rafa Silva e André Almeida a bola foi tocada para trás e o camisa 10 Brasileiro bateu de primeira para marcar o gol. O segundo veio seis minutos depois, após tabela entre Zivkovic e Grimaldo, onde o espanhol concluiu para a rede adversária. Aos 34 nova jogada com André Almeida pela direita e Jonas finalizou lindamente. O quarto gol veio em cobrança de pênalti, após Rafa ser derrubado pelo zagueiro Brasileiro Pablo na entrada da área em tabela com Jonas. Na cobrança Jonas não deu chances ao compatriota Charles. 

Na parte final, com o auxílio do VAR o médio volante Gamboa foi expulso após pisar em Zivkovic. O Benfica seguiu criando possibilidades até o belíssimo gol do mesmo camisa 17 aos 35, que fechou o placar da partida. São cinco pontos de desvantagem, mas o desempenho é de luta por título por parte do Benfica. 


Estoril 0 x 6 Braga

E o último colocado Estoril de muitos Brasileiros, entre eles os ex-São Paulo Renan Ribeiro e Lucas Evengelista, acabou humilhado em casa pelo Braga, que ainda sonha com a terceira posição na tabela, a quatro pontos do Sporting. 

Na segunda chance do Braga o gol que inaugurou o placar aos seis minutos, levantamento da direita de Ricardo Horta que encontrou totalmente livre da marcação direta (o defensor ficou olhando a bola e nem subiu) Wilson Eduardo que fez de cabeça. O Estoril tentou a reação, mas parou no guarda-redes Brasileiro Matheus e acabou sofrendo o gol aos 43, após falta lateral que André Horta levantou, Paulinho veio de trás de cabeceou, com ajuda do VAR a arbitragem validou o gol pouco depois. O Braga faria o terceiro ainda na primeira parte aos 46, em arrancada veloz pela esquerda, conclusa por Ricardo Horta após passe de Jefferson. 

Aqui no Brasil se diz que "três vira, seis acaba" e assim foi, por mais que os garotos Brasileiros do Estoril não se dessem por vencidos, não foram capazes de evitar a dobra do placar. Aos 22 novamente Paulinho limpou a marcação e bateu para fazer o quarto gol. Dez minutos depois Renan fez de tudo para evitar o quinto, mas a defesa o deixou na mão e Fabio Martins que entrou em lugar de Wilson Eduardo fez. Ainda assim o Estoril teve chances, uma incrível com Allano no final da partida, mas o último gol foi mesmo do Braga, em mais uma falha grotesca da defesa do Estoril, onde a bola sobrou para Ricardo Horta fechar a humilhação. 


Demais Resultados

Feirense 3 x 0 Boavista
Tondela 2 x 0 Chaves
Moreirense 2 x 0 Paços Ferreira
Vitória de Setúbal 1 x 0 Rio Ave
Vitória de Guimarães 0 x 0 Belenenses

Desportivo das Aves x Portimonense (05/03 - 17h Brasília / 20h Lisboa) 


Classificação









































Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: AFP, Kapta+ e zerozero.pt (Tabela) 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours