Amigos e amantes do Calcio e do futebol, hoje como podem ver, em face da tragédia que acometeu o zagueiro Davide Astori, encontrado morto após parada cardíaca na manhã deste domingo (4) em hotel da cidade de Udine, onde a Fiorentina enfrentaria a equipe local pela 27ª rodada da Série A, esta é a primeira parte de uma pequena homenagem que fazemos a este grande atleta e pelos relatos, grande ser-humano que se foi, em lugar do logo da Série A TIM, exibimos sua foto, com la maglia azzurra, que é a imagem da qual queremos nos recordar dele e da melhor forma, vamos tentar cumprir nosso dever de mais década, de comentar a rodada do Italiano.

No sábado (3), três jogos foram realizados, o SPAL deixou a zona de rebaixamento (não em pontos perdidos) ao derrotar em casa por 1 x 0 com gol de Grassi o Bologna, empurrando assim o Crotone ao menos momentaneamente para a zona de rebaixamento. Nos clássicos, a Juventus nos pontos perdidos já está a frente do Napoli, surpreendido pela Roma, após a vitória no finalzinho ante a Lazio. 

A propósito, ninguém nos perguntou nada, mas a causa levantada pelos fan-perfis de Milan, Juventus, Lazio e Inter no Brasil e do Calciopedia também é nossa, o futebol italiano precisa ser mais respeitado por quem detém os direitos, foi a primeira liga europeia a ganhar expansão no Brasil e tem um público fiel, independente do momento em que se encontre, que aliás, é o melhor dos últimos anos.



Lazio 0 x 1 Juventus

A Lazio teve maior volume de jogo nos minutos iniciais da partida, exigindo inclusive defesas de Buffon, a Juve por sua vez chegou a abrir o placar em gol contra de Jordan Lukaku, mas a arbitragem já assinalava falta de ataque. O jogo seguiu até o fim do primeiro tempo com superioridade em volume dos donos da casa. 

A etapa final teve muitas alternâncias e equilíbrio, a entrada de Douglas Costa fez funcionar melhor o ataque da Juve que no terço final da partida passou a marcar mais presença no ataque e mesmo sem uma atuação brilhante, chegou a vitória nos acréscimos na individualidade de Dybala. Um jogo que se futebol fosse merecimento, não seria este o resultado, mas a camisa pesa, a vitória veio somada a derrota pouco depois do Napoli e o time vai muito motivado pra decisão pela Champions League ante o Tottenham e com totais possibilidades de erguer mais um scudetto. 


Napoli 2 x 4 Roma

Nas conversas informais eu dizia antes de a bola rolar para a rodada que a indicação, era de uma rodada melhor para o Napoli que para a Juventus, pelos momentos vividos pelas quatro equipes envolvidas nos clássicos, a Roma com dificuldades, a Lazio reencontrando o melhor jogo, a Juve com um Tottenham pela frente e não convencendo nas últimas partidas e o Napoli apesar da eliminação na Europa League com um grande futebol, mas a bola rolou, a Roma fez um jogaço e desconstruiu todas as teses pré-jogo, podendo ser fator decisivo na luta pelo título, mesmo não estando nela inserida, um resultado absolutamente trágico para os partenopei. 

A Roma deu o cartão de visitas no primeiro minuto na jogada de Nainggolan para Perotti onde o gol quase saiu, mas depois disso o Napoli parecia que seria aquela força ofensiva letal que conhecemos, na segunda chance criada o gol saiu na jogada pela esquerda que culminou com o passe de Mario Rui para Insigne fazer aos 5 minutos. Mas a resposta foi imediata, um minuto depois um golaço de Under no contragolpe após ser acionado por Nainggolan. O Napoli então criou várias chances, parando em Alisson em algumas delas e não conseguiu retomar a dianteira no placar. Até que aos 25 minutos após jogada bem trabalhada, Florenzi cruzou da direita na cabeça de Dzeko, sem chances para Reina. A etapa inicial caminhou para o fim com o Napoli ainda criando, mas a Roma ganhava confiança nas suas descidas. 

Na etapa final o Napoli seguiu buscando o empate e não sendo feliz nas finalizações, parando em Alisson que vive uma fase estupenda. Até que aos 27 num chute de muita felicidade a Roma chegou ao terceiro gol, jogo cirúrgico dos giallorossi. Insigne parou várias vezes em Alisson ao longo da partida, aos 30 duas vezes no mesmo lance, três minutos depois Perotti pegou livre o rebote no cruzamento após Mario Rui virar o bumbum para a bola, ele que já havia sido deixado no chão por Dzeko instantes antes, estava sacramentada a vitória dos visitantes. No fim, Mertens recebeu da esquerda e finalizou da entrada da área para vencer Alisson, gol que já não mudaria o panorama do jogo. 

Um resultado que divide águas para ambos, pode ser o início da redenção Romanista na temporada se o time souber manter esse percentual de acerto e a confiança demonstrada neste jogo, bem como significar o início da perda do título para o Napoli, que tem como missão agora não se abalar e tomar pontos da Juve, além de secar bastante, claro. 




Por fim, gostaria de dizer algumas palavras sobre Astori, um grande líder, formado no Milan, com grande carreira no Cagliari, com convocações de Seleção Italiana tanto na base como no principal. Passou pela Roma até chegar numa Fiorentina onde rapidamente foi abraçado e se tornou capitão, relatos emocionados, um jogador querido por todos os companheiros e adversários, uma comoção mundial em torno desta fatalidade. Se há algum consolo nisso, é que não o vimos perecer em campo, ainda assim surgirão questionamentos sobre como um atleta de altíssimo nível tem essa morte súbita, isso será pensado e investigado em momento oportuno, agora é o momento de todos os envolvidos com o futebol na Itália e no mundo, sentirem, tal qual seus familiares, companheiros e amigos, essa fatalidade e esta dor. Os demais jogos da rodada foram adiados sem data para acontecerem ainda, sábia decisão, não havia clima algum para o futebol na Itália, a volta inclusive será absolutamente dolorosa. Ciao Astori, sei per noi. 






Imagens: Acervo, AFP, Reuters. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours