"Nunca que um técnico chutado do Flamengo é a opção para o Vasco". Essa frase é minha, um mero torcedor em um momento conturbado do Vasco.

José Ricardo Mannarino, carioca, 46 anos, em sua bagagem, um bom Campeonato Brasileiro em 2016, pelo Flamengo, além de ser campeão estadual (invícto), também pelo Flamengo, em 2017. Com um número muito expressivo, 62,6% de aproveitamento em seus 90 jogos a frente do Flamengo, sendo 48 vitórias, 25 empates e 17 derrotas.

Mas, Zé Ricardo chegou, sob muitas desconfianças, talvez, não só minhas, mas de grande parte de nós torcedores, seu último jogo pelo Flamengo, parece que jogou "a Deus dará", "cavou a própria cova". Quinze dias depois, estava sendo anunciado como nosso técnico ... Seu primeiro jogo, não ficou na área técnica, vê das tribunas do Maracanã e vibra com a vitória vascaína, frente ao rival Fluminense, por 1x0. Bom começo, mas ainda sob desconfiança, mais uma vez, no Rio de Janeiro, dessa vez, na área técnica, comanda a equipe, na segunda vitória, também por 1x0, frente a equipe do Grêmio, em um jogo sem torcida, pena imposta pela CBF, após o incidente dentro de São Januário, após a derrota do Vasco da Gama, por 1x0 para o Flamengo (comandado por Zé Ricardo). Veio então o jogo contra o Corinthians, um jogo em que o Vasco da Gama é bastante ameaçado, Martín Silva se destaca, mas com um gol irregular de Jô, o Vasco da Gama sai derrotado.

                                              

Ah! O muro caiu, eis aí o motivo de desconfiança, se revelando ... Ledo engano, Zé Ricardo, com uma equipe modesta, fica 11 jogos sem perder, sonhando com uma possível vaga na Pré-Libertadores de 2018. Perde para o Atlético Paranaense e vai colocando o Vasco da Gama, nos trilhos para a tão sonhada vaga, ainda que dependendo do maior rival, para se possível, entre direto na fase de grupos, o que não dá certo e ele, junto com o Vasco da Gama, numa 7ª posição no Campeonato Brasileiro, vão disputar a Pré-Libertadores, com um aproveitamento de 58,3%, sendo 16 jogos, 7 vitórias, 7 empates e 2 derrotas.

                             

Chega 2018, com as atenções voltadas a Pré-Libertadores, Zé Ricardo e o Vasco da Gama se preparam, mas veio então a primeira bomba, Anderson Martins deixa o clube, indo para o São Paulo, o mês de janeiro, já começa conturbado e Nenê, principal e mais experiente jogador do time, também deixa o Vasco da Gama, também indo para o São Paulo.


Zé Ricardo, em seu histórico como treinador, volta às origens, dando oportunidade aos jovens (pra quem não sabe, Felipe e Pedrinho, grandes amigos e ídolos do Vasco da Gama, foram lapidados por Zé Ricardo, até então, treinador do futsal do Vasco da Gama, antes de serem profissionais, não só isso, mas Zé Ricardo, no Flamengo, foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, antes de chegar aos profissionais). Zé Ricardo e seus comandados, abdicam do primeiro turno do Campeonato Carioca, a Taça Guanabara e vê o Vasco da Gama, com 7 pontos em seu grupo, com as mesmas "2 derrotas" de 2017, foca de vez na Pré-Libertadores, mas com um time sem estrelas, tendo como o seu principal nome, o goleiro Martín Silva, vê os garotos jogarem um futebol de gente grande e vencem fácil, tanto no Chile, quanto no Rio de Janeiro, o time do Universidad Concepción, por 4x0 e 2x0. Com a eliminação da Taça Guanabara e tendo que jogar a Copa do Brasil, só mais para frente, Zé Ricardo prioriza de vez, a classificação para a fase de grupos da Taça Libertadores da América, vence fácil, a equipe boliviana do Jorge Wilstermann, por 4x0 no Rio de Janeiro, podendo ser mais e quando tudo parecia ser felicidade, a mesma equipe do Jorge Wilstermann devolve os 4x0 em seus garotos e Zé Ricardo, vê Martín Silva, seu principal nome, fazendo jus e classificando o Vasco da Gama para a Taça Libertadores da América, coisa, esta que não acontecia desde 2011, com Ricardo Gomes.

                                  

Daí eu te pergunto Zé Ricardo, depois de tanta desconfiança (não só de minha parte), depois de calar a boca de muitos (não só nós torcedores, mas jornalistas, críticos em geral), depois de tanta dor de cabeça, depois de uma classificação épica, como foi na quarta-feira, mais uma virada linda em nossa história (esta comandada por você), tem certeza de que vai nos deixar, de que vai sair
? Foi você quem construiu isso tudo, acreditou antes de todos nós, nos devolveu a alegria, quem nos reanimou, quanto a ir para a Libertadores da América, quem nos colocou de volta. Portanto, peço que por favor, esqueça a primeira frase desse texto, dita por mim, esqueça as críticas e...FICA ZÉ RICARDO!

Meus sinceros abraços e saudações vascaínas!




Da Redaçao: Zé Ricardo estaria analisando uma proposta do futebol árabe para deixar o Vasco, seguimos acompanhando aqui e em nossas Redes Sociais, neste momento é evidente que o ideal é a permanência do treinador e a continuidade do ótimo trabalho. 





Curta nossas páginas: Jovens Cronistas! (Clique) Papo de Torcedor VASCO (Clique)



Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours