Amigos e adeptos! Estamos mais uma vez juntos para a analisar parte dos principais jogos da jornada da Liga Portugal, jogos estes que tiveram goleadas por parte de Benfica, Porto e Braga, a vitória do Braga em especial ocorreu num dérbi ante o Vitória de Guimarães, um resultado humilhante que culminou com a demissão do técnico adversário. Já o Sporting após momentos de turbulência, inclusive com declarações fortes de Bruno de Carvalho, teve as propostas do Presidente apoiadas pelos sócios com ampla maioria de votos e com isso segue no comando do clube, que entra em campo nesta rodada ante o Tondela. 



Benfica 4 x 0 Boavista

O Benfica segue na luta pelo título e conseguiu nesta jornada uma maiúscula vitória ante o Boavista para a altura chegar a liderança e ao término da jornada seguir a dois pontos do Porto. Este da foto, Jardel, mais uma vez foi fundamental na vitória dos encarnados. 

O Benfica começou a partir pra cima desde os instantes iniciais, atacando muito pelo lado esquerdo do ataque e aos 13, o defensor Brasileiro Raphael Rossi derrubou Cervi na área, com espetacular aproveitamento em cobrança de grandes penalidades, Jonas foi para a a bola, mas acabou parado pelo guarda-redes também Brasileiro Vágner. Mas a alegria dos visitantes durou pouco, três minutos depois cobrança de escanteio de Cervi, Jardel na segunda trave ajeitou para o centro e Rúben Dias completou para o gol. O Benfica seguiu em cima e aos 43 minutos chegou ao segundo gol, novamente escanteio da esquerda com Cervi, na cabeça de Jardel, agora para a rede. 

O Boavista até tentou algo na etapa final, quase chegou ao gol em mais uma saída pavorosa de Varela do gol, mas o controle era totalmente benfiquista e o terceiro gol veio aos 32 minutos em uma jogada mais uma vez pela esquerda, o levantamento, Talocha tentou afastar e a bola bateu em Nuno Henrique, autogol bisonho. E aos 44 minutos veio o golpe final, jogada de André Almeida pela direita, que terminou com a conclusão de Raúl Jimenez, que entrou na vaga de Jonas na parte final da partida. Vitória inconteste do Benfica. 


Porto 5 x 0 Rio Ave

Após a tragédia no duelo ante o Liverpool pela Champions League, o que o Porto estava a precisar é de uma remontada de uma reafirmação de sua qualidade, do seu melhor futebol e a vítima disto foi o Rio Ave, que se viu sufocado desde o primeiro minuto e sucumbiu a goleada. 

E quando eu digo desde o primeiro minuto não é força de expressão, de fato, foi no primeiro minuto a jogada bem trabalhada de ataque da esquerda para o centro que culminou com o ajeitar de Tiquinho Soares para Sergio Oliveira finalizar da entrada da grande área no cantinho de Cássio. A pressão seguiu com grandes chances e aos 21 minutos em jogada brasileira o segundo gol saiu, cobrança de Alex Telles na cabeça de Soares para ampliar. Aos 33 veio o terceiro, na jogada de Brahimi pela esquerda o passe acionando Marega que chutou cruzado, o defensor Brasileiro Marcelo tentou cortar e encobriu o guarda-redes, marcando autogol. 

Na segunda parte o Rio Ave até tentou crescer na partida, exigindo boas defesas de Casillas (de volta ao gol titular após a derrota ante o Liverpool) mas aos 26 minutos veio o quarto gol, falta na ponta esquerda, sempre Alex Telles a levantar e Marega desta vez cabeceou para o gol. Aos 39 minutos o gol que deu números finais ao jogo, marcado por Soares novamente após finalização travada de Brahimi, com o uso do VAR se pode ver que o Brasileiro não estava fora de jogo. Grande vitória, importante para como disse, a remontada moral do time, me pareceu uma equipe intensa durante os 90 minutos, um jogo muito interessante e que dá confiança para a sequência, o time precisa já nesta quarta virar a partida na parte final do duelo suspenso ante o Estoril. 


Vitória de Guimarães 0 x 5 Braga

Como dito na introdução deste texto, um duelo que definitivamente não parecia um dérbi em Guimarães, um jogo de acertos de uma só equipe, o Braga, contra erros fatais da outra, o Vitória de Guimarães, que culminaram em goleada, indisciplina de jogador e demissão do treinador, que clássico trágico para os alvinegros. 

A primeira grande chegada foi da equipe da casa, como prenúncio de um grande jogo clássico, com os dois lados fortes, mas não foi o que se viu a seguir, logo aos 12 minutos, falha na saída de bola do Brasileiro Rafael Miranda no meio e Vukcevic roubou a bola para contragolpe muito veloz de Dyego Sousa que tocou na saída do guarda redes e teve lesão muscular no lance, a ver a gravidade. Aos 29 minutos o lance mais polêmico da partida (e houveram outros) que foi a falta FORA DA ÁREA cometida pelo ganês Wakaso sobre Wilson Eduardo, o lance é muito claro, a regra também nesse aspecto, não importa onde o atacante escolhe cair, importa onde foi cometida a infração e claramente analisando a imagem foi fora da área, o último trançar de pés ainda foi antes da linha da área, ainda assim, mesmo com o VAR a disposição a falta foi marcada dentro da área, pênalti e Wakaso ainda foi expulso, o que de acordo com a nova regra nem deveria ocorrer, nisto dou razão (não na ideia de complô contra o Vitória, que se diga) ao presidente Júlio Mendes. 

O egípcio substituto de Dyego, Hassan, que nada tem com isso cobrou e converteu o pênalti, daí em diante as coisas realmente ficaram ainda mais fáceis para a equipe bracarense. Aos 43 jogada pela esquerda, cruzamento, a bola foi ajeitada por Esgaio para Vukcevic finalizar de fora e contar com desvio na defesa para fazer o terceiro. Vantagem enorme ao final da primeira parte. 

Logo no começo da parte final o quarto gol, outra vez a jogada pela esquerda, novamente ninguém cortou, a bola encontrou Esgaio na direita que ajeitou para Wilson Eduardo finalizar com categoria de fora. Aos 15 minutos foi a vez de Hassan em velocidade pela esquerda servir a Esgaio para fechar o placar. 

Com a humilhação, como já dito Pedro Martins já não é mais técnico do Vitória, nem deu a coletiva pós-jogo, ele que fez uma boa temporada passada, vinha acumulando altos e baixos nesta e ninguém aguenta uma goleada com tantos erros, em casa em um dérbi. Para o Braga uma vitória importante, de reafirmação após a derrota dura na Europa League por 3 x 0 ante o Marseille, um resultado que dificilmente o time terá condições de reverter, mesmo na Pedreira. 


Demais Resultados

Feirense 1 x 3 Portimonense
Desportivo das Aves 0 x 0 Marítimo
Estoril 0 x 2 Belenenses
Vitória de Setúbal 1 x 0 Paços Ferreira
Moreirense 0 x 1 Chaves


Classificação





































Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: NurPhoto, AFP, Kapta+, zerozero.pt (Tabela) 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours