Amigos! Nação Corinthiana! Mais um Dérbi na Arena Corinthians, onde mais uma vez o time chega pressionado, o que ultimamente tem sido um grande caminho para a reabilitação do time. Mas este é um clássico onde tudo pode acontecer e sempre um grande jogo. E aconteceu o que (como já a quatro clássicos) poucos da crônica esportiva esperavam, mais uma vitória consistente do Corinthians, houve uma polêmica de arbitragem em relação a forma como o primeiro (que foi) pênalti foi marcado, mas nada que desmereça o 2 x 0. 


O jogo começou com um Corinthians melhor na partida, o Palmeiras teve duas chegadas importantes, Cássio participou bem e logo o Timão passou a chegar mais novamente, sempre explorando a velocidade de Romero. Na formação inicial o time veio com dois volantes, Renê Jr que estreou bem no time fortaleceu o meio. Maycon entrou na lateral, visto que o time tem Capixaba na posição e abdicou do centroavante (até por não ter) e ficou com dois abertos na frente, o paraguaio e Clayson. O Corinthians jogava bem com efetivamente 10 na linha, quando a defesa armada se postava no ataque e um cenário pouco imaginado durante a semana se viu, o time compacto no ataque e o adversário na defesa.

Esse domínio deu resultado aos 39, onde após trocar passes para achar o buraco na defesa verde, a jogada aconteceu entre Rodrigo, Maycon (atuando na lateral) e completada pelo camisa 26, que recebeu, deixou no chão o defensor adversário e mandou pra rede, um golaço, um gol de quem entende de bola. Gol que permitiu ao time ir para o intervalo com excelente e merecida vantagem, pela superioridade em volume de jogo.


Na etapa final o mesmo cenário, o Palmeiras tentava crescer e criar com Lucas Lima, inclusive Cássio precisou sair do gol bem em uma bola enfiada. Mas o Corinthians era melhor quando descia. Aos 14 minutos grande pressão após cobrança de escanteio e o lance terminou com Henrique limpando a marcação mas chutando pra fora de maneira bisonha. Mas no começo do lance, Jaílson dividiu com Renê Jr e cometeu pênalti, acertando o pé no camisa 32 do Corinthians. Não existe vantagem em pênalti, o fato é que o juiz não viu e foi alertado após o fim do lance pelo quarto árbitro (e sempre quando isso acontece há a dúvida se ele teve visão ou se foi alertado pela TV, o que ainda é ilegal no Brasil). Então o árbitro voltou atrás, parou e marcou o pênalti. Pela nova regra, a menos que seja uma agressão a marcação do penal seria suficiente por já ser uma penalidade máxima, somente o cartão seria necessário em caso de agressão, a chegada a la Marcos com o pé no alto, deve então ter sido considerada uma agressão pelo árbitro. Na cobrança porém, Jadson mandou pra fora do gol, agora de Fernando Prass. 

Após a perda do pênalti e o adversário ficar com um a menos, o jogo ficou um tanto morno, com o Corinthians claramente administrando, ainda assim atacava mais, muito bem postado em campo dava poucas alternativas ao Palmeiras e chegou ao segundo aos 38 após outro pênalti. Novamente lance de Rodrigo, que passou pelo primeiro e foi (tolamente) derrubado por trás pelo "capitão" adversário Dudu. Na cobrança Clayson fez, deslocando Prass. Pouca coisa aconteceu depois disso, tanto que o árbitro deu corretos seis de acréscimo, mas como rolava olé, por bom senso encerrou com menos de 48 minutos da etapa final.


Vejam, a vitória foi merecida, o Corinthians foi melhor no jogo e é impressionante o quão este time cresce em clássicos e principalmente neste. FORAM pênaltis os dois. O método utilizado pra marcação do primeiro é que me deixa numa situação difícil, pois apesar do quarto árbitro ter na regra do jogo, a possibilidade de auxiliar o juiz, ele não tem visão, então sempre fica a dúvida se foi utilizado um recurso externo, o que (ainda) não é legal no Brasil. Mas se o pessoal do Palmeiras ver o VT da partida e creio inclusive que o nosso companheiro palestrino no site irá concordar, os lances de pênalti foram faltas, o segundo completamente imbecil, de um cidadão que não pode ser capitão nem de interclasse, que dirá de um clube do tamanho do Palmeiras, mas isso falo como comentarista, como torcedor é problema deles.

Agora devemos manter esse padrão de jogo, eu disse isso naquela partida memorável que praticamente garantiu o título do Brasileiro e digo o mesmo agora, com a diferença que agora nada está ganho, temos toda uma temporada pela frente, com uma responsabilidade muito maior.



Extracampo, tudo indica que Alex Teixeira deve assinar pelo Corinthians por empréstimo, não é o "9" que tanto esperamos, é um atacante de movimentação, como eram Dentinho e Romarinho, mas mostrou qualidade sobretudo no Shakhtar, de onde foi pra China por 50 mi Euros, o que dá quase 250 mi Reais. Isso que me causa estranheza nessa negociação, os caras estão rasgando dinheiro assim? Mas se não estiver com nenhum problema é ótimo jogador.

Por outro lado, surgem rumores de que tal qual o seu ex-companheiro de zaga, Balbuena teria seus empresários travando com alta pedida a negociação por renovação, a temporada está no começo e isso não poderia ter vazado, que tudo dê certo e que o foco do atleta não seja desviado, independente de qual seja o desfecho desta por enquanto estória, que pode virar uma história e daquelas.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: Globoesporte e AFP. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours