Amigos! Estamos de volta para analisar mais uma jornada da Liga Portugal, agradecendo como sempre o grande número de acessos, sobretudo dos adeptos em Portugal, Moçambique e demais países de língua portuguesa, obrigado por prestigiarem a iniciativa de dar uma Visão Brasileira (o amigo Mario Magalhães que aqui escreve e também para o Wrestling.pt me dê licença de usar o termo) do futebol na terrinha. Uma jornada onde os quatro grandes fizeram a sua parte, uns com mais, outros com menos trabalho, mas não houveram alterações nas quatro primeiras posições da tabela.


Braga 2 x 1 Rio Ave

Um dos que não teve facilidade, mas alcançou o seu objetivo foi o Braga, em um jogo muito físico e de muito equilíbrio, a melhor qualidade e maior número de opções do time mandante falou mais alto no estádio Municipal. 

O time da casa chegava mais ao ataque nos minutos iniciais apesar de o goleiro Brasileiro Matheus ter sido também exigido. E o gol de abertura do placar saiu aos 18, em uma jogada a partir de um lateral pela esquerda, com a movimentação rápida e uma jogada entre os irmãos Horta, com André acionando Ricardo em posição milimetricamente legal, para sair de frente a baliza de Rui Vieira e abrir o placar. 

Comandado pelo camisa 10 Rúben Ribeiro, o Rio Ave aos poucos foi crescendo na partida e criando oportunidades, até chegar ao gol de empate, com passe dele, bela bola entre os defensores do Braga que encontrou João Novais de frente para empatar o duelo aos 41 minutos. 

Na etapa final um jogo muito físico e muito equilibrado com chances de parte a parte, mas o desequilíbrio em favor do Braga veio do banco, aos 37 minutos Fábio Martins foi acionado pela esquerda por Danilo Silva, fez linda jogada individual e bateu no cantinho, sem chances para o goleiro, grande gol que definiu a vitória bracarense. A se observar este número 10 do Rio Ave, o Rúben, jogador de muita técnica, um enganche legítimo, não dura muito no time verde e branco. 


Moreirense 0 x 2 Benfica

Apesar de viver uma boa arrancada para escapar da zona do descenso e jogar em casa, o Moreirense não foi páreo para o Benfica, que segue isolado na terceira posição, voltando a estar três pontos a frente do Braga. O time controlou as ações do jogo e fez por merecer o resultado de vitória. 

Em um primeiro tempo de grandes oportunidades para o Benfica, o gol não demorou muito a sair, aos 22 minutos intensa pressão dos encarnados já dentro da grande área adversária, Jonas descola um belo passe para Pizzi abrir o placar, destaque no lance também para a grande jogada do argentino Cervi. 

Apesar de algumas chegadas perigosas do time da casa, onde Varela apareceu muito bem, o time do Benfica era melhor no decorrer da partida e exigia grandes defesas do goleiro Brasileiro Jhonatan, mas a defesa seguia entregando e aos 28 não deu pra segurar, fala defensiva, Jonas foi acionado por João Carvalho, se livrou como quis do marcador e finalizou para dar números finais ao jogo. Boa vitória de um Benfica que enfim vai crescendo na temporada, baseando-se no seu ponto forte que é a zona ofensiva e tendo na alça de mira uma competição apenas, o que pode se tornar em alguma medida fator positivo, no afunilar da temporada. 


Sporting 5 x 0 Marítimo

No Alvalade uma surra do Sporting ante o Marítimo, onde mais uma vez e como sempre, este da foto, Bas Dost foi o principal protagonista, mas houveram outros, como Bruno Fernandes, que a cada dia joga melhor pelos leões. 

O time de Jorge Jesus foi tudo que não foi no derby, massacrante desde os minutos iniciais, o que fez com que o primeiro gol não demorasse muito a sair. Jogada pela direita, Gelson Martins acionado em velocidade e cruzando rasante para Dost mandar pra rede. O Sporting seguia melhor na partida, mas se viu ameaçado aos três da etapa final quando em jogada ela direita, Rui Patrício foi obrigado a trabalhar. A resposta foi imediata e com gol, jogada pela esquerda onde Bruno Fernandes com belo giro e passe acionou o costarriquenho Bryan Ruiz, de volta ao onze inicial, ele saiu de frente para o gol e fez o segundo. 

Aos 28, bela troca de passes em velocidade, que terminou com Bruno Fernandes a rolar para o meio para que Dost só empurrasse para o gol. Aos 32, jogada pela direita e pancada de Bruno Fernandes pro gol, defesa do Brasileiro Charles, mas lá estava Dost na sobra para fazer o seu hat-trick. A esta altura do jogo o Sporting já atacava com muita facilidade e atormentava a defesa rubro-verde (que não jogava com seu uniforme tradicional, evidentemente) e nos acréscimos veio o gol que fechou o placar, outra pancada para o gol, outra sobra e Acuña fechou o que foi uma grande vitória e uma exibição convincente, que era o que o time precisava após uma jornada ruim ante o rival histórico. Olho em Bruno Fernandes, não foi peça fundamental no futebol Italiano, até por ter ido muito jovem, mas o que este número 8 tem feito com esta camisa é digno de aplausos. 


Porto 4 x 2 Vitória de Guimarães

O Vitória de Guimarães mesmo sabendo da dificuldade de enfrentar o Porto, ainda mais no Dragão, vinha determinado em busca de sair do mau momento que vive, onde após estar próximo de ultrapassar o Braga na luta pela Europa League, se vê distante de seu objetivo, complicou bastante o jogo, mas no final, quem vibrou foi a torcida local. 

O Porto foi melhor nos minutos iniciais, mas quem surpreendeu e saiu na frente foi o Vitória, ótimo cruzamento da direita do venezuelano Victor Garcia e complemento de primeira, com categoria do jovem Brasileiro Raphinha, revelado pelo Avaí, grande gol, de um garoto muito promissor. O Porto dominou a partida nos minutos que se sucederam, mas o Vitória bravamente levou a partida para o intervalo com vantagem no marcador. 

O guarda-redes Brasileiro Douglas (ex-Santos) era um personagem da partida, mas sucumbiria enfim aos 12 minutos, jogada pela direita de Corona e gol dele, Aboubakar. Cinco minutos depois veio a virada e com um gol fantástico, Brahimi foi acionado por Alex Telles, se livrou da marcação e virou a partida. O terceiro veio aos 33 em cruzamento de Hernâni que encontrou a cabeça de Marega. Após mais quatro minutos, novo gol de Marega, agora em passe por baixo de Ricardo Pereira. O Vitória descontou ainda com um belo gol, passe de Sturgeon para o caboverdiano Heldon, que se livrou belamente da marcação e bateu consciente, no cantinho de José Sá. Um grande jogo, muita intensidade do Porto, um Vitória que quando foi ao ataque sempre foi perigoso e uma vitória importante para o líder da Liga Portugal. 


Demais Jogos

Chaves 1 x 1 Desportivo das Aves
Paços Ferreira 1 x 1 Portimomense 
Estoril 0 x 2 Feirense 
Tondela 1 x 1 Vitória de Setúbal  
Belenenses 1 x 1 Boavista  


Classificação






































Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: Kapta +, AFP e zerozero.pt (Tabela) 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours