Amigos! O Fala Fanático está de volta em sua sétima edição neste retorno após quase dez anos e com uma grande Nação representada, a maior do Brasil, o Clube de Regatas do Flamengo, Leonardo Leal de Carvalho, ou simplesmente Leonardo Leal, 22 anos, Estudante e Promotor de Vendas, de Nova Iguaçu/RJ, terá a responsabilidade de representar a "Maior Nação do Mundo". 




Qual foi o primeiro momento na sua vida, em que se sentiu Flamenguista? 


Acho que a vez que eu tive certeza mesmo foi na final do Carioca 1999. Gol do Rodrigo Mendes no segundo tempo, quando o Vasco jogava pelo empate. Saí correndo com meu avô na rua pra comemorar. Tinha só 4 anos. Lembrança muito boa. Mas a graduação rubro-negra, foi mesmo no gol do Pet em 2001.



Foi seu avô que lhe apresentou ao Mengo? Como era a sua casa, qual a maior influência na sua paixão pelo Rubro Negro?

Família inteira. Desde criança morava com meu avô e meus dois tios. Todos fissurados por futebol e Flamengo. Não tive escolha (Graças a Deus).


Tu chegou mais de uma década após os áureos tempos do Flamengo, como foi apresentado a esses ídolos e essas histórias? Conseguiu ter uma dimensão daquela geração de Raúl, Júnior, Andrade, Zico? 

A real dimensão eu fui ter quando tinha 7 ou 8 anos. No álbum do Brasileirão vi a lista de títulos do Flamengo e fiquei surpreso positivamente. Então passei a perguntar sobre a história e os três me contavam. Comecei a acompanhar num período difícil, em que o Vasco era a maior força do Rio e ganhava tudo, menos da gente (risos). Então não tinha a real noção da grandeza do clube.


Realmente, ali na década de 90, sobretudo entre 94 e 2000, Vasco e até o Botafogo foram dominantes inclusive em âmbito nacional? De acordo com tudo que tu ouviu, algo explica essa queda de uma geração a outra? 

Acho que o principal fator foi o amadorismo ao tratar uma geração fantástica que surgiu no clube em 90 e poderia dar sequência ao domínio em âmbito nacional. Nomes como Junior Baiano (autor do gol do título da primeira Copinha da história do clube), Marcelinho Carioca, Paulo Nunes e Djalminha. Craques que saíram daqui chutados e foram protagonistas em rivais nacionais ganhando tudo. Todo mundo lembra do quanto esses caras eram bons de bola. Marcelinho se tornou um dos maiores da história do Corinthians (para alguns até o maior); Paulo Nunes fez com Jardel uma das duplas de ataque mais marcantes da década, no Grêmio (depois ainda foi destaque no Palmeiras ganhando Libertadores, assim como no Tricolor Gaúcho); Djalminha arrebentou no Palmeiras e depois foi rei na Galícia com o La Coruña; Júnior Baiano disputou Copa do Mundo estando no grupo de uma das melhores gerações que a Seleção teve. Os quatro, ainda bem novos, ganharam o Brasileiro de 92 pelo Flamengo. Se houvesse um trabalho mais profissional dos dirigentes e os quatro permanecessem na Gávea, acredito que a década de 90 seria muito mais gloriosa.


Voltando um pouquinho ainda no tempo, tivemos aqui já a participação do torcedor do Sport. Tem que opinião formada sobre 87? 

Os dois foram campeões. A Copa União foi uma ideia maravilhosa, que poderia salvar o futebol brasileiro, porém não foi perfeita. O fato de Guarani e América-RJ (respectivos vice e semifinalista) não participarem de 86 foi um absurdo. Por mais que eu também ache esdrúxula, na prática, a ideia do Sport ser considerado campeão num ano em que paralelamente ocorreu um dos campeonatos mais inesquecíveis da história do país, não há como tirar a parte deles na esfera jurídica. Da mesma forma, não há papelada que apague a incrível Copa União de 87, nem a história do Renato Gaúcho calando o Mineirão. O campeonato foi fantástico e, na esfera futebolística, é inadmissível não reconhecerem o Fla como campeão. Como houve o reconhecimento de títulos brasileiros antes de 71 contando com duas temporadas nas quais constam dois campeões, creio que há brecha para que considerem Fla e Sport (sendo bonzinho com o segundo maior do Nordeste, é claro).


Sim, mas em cima da hora ou não, foi apresentado um regulamento onde os módulos se cruzavam. Errou o Clube dos 13 em decidir "boicotar"  regulamento da CBF? Recomendamos ao público o Documentário do Esporte Interativo: "Especial Copa União - O Brasileiro que ainda não acabou" (clique)

Não acho que foi um erro, longe disso. Inclusive admiro o Inter pela atitude de ter se recusado àquela palhaçada, mesmo tendo perdido a final da Copa União. O erro foi mandar Eurico Miranda ir assinar em nome dos clubes.



Você é um torcedor de estádio? Acha que é fundamental estar presente no estádio?

Sim. É no estádio que se entende por completo do que se trata o futebol. Vou a todos os jogos que posso, inclusive já viajei para acompanhar em outros estados em 2016, quando passamos a maior parte do tempo sem o Maracanã. Claro que é impossível cobrar presença de quem mora a milhares de quilômetros de distância, mas se você tem uma certa facilidade de acesso, vá! Sempre é válido e nunca é demais.


O Flamengo é muitas vezes acusado de ter a maior torcida do país por conta de torcedores "mistos" que por receberem o sinal da Globo e das rádios do Rio em todo o Brasil, acabaram se tornando Flamenguistas, o que tu diz sobre isso e a esses torcedores, que engrossam a torcida por todo o país, mas tem restrito acesso a ver in loco o clube? 

Flamengo é um clube nacional e bem recebido por onde passa. Isso é um dos principais fatores da grandeza do clube. Muitos desses torcedores de longe ainda têm a chance de ver o time uma ou duas vezes por ano. Quanto a estes torcedores, só tenho a agradecer por engrandecerem ainda mais o clube.


Qual o momento mais feliz que tu viveu como torcedor do Flamengo? 

Eu estava no Maraca no título brasileiro de 2009 e no tri da Copa do Brasil em 2013, mas o dia mais feliz da minha vida foi 28/08/2013. Oitavas de final daquela mesma Copa do Brasil, gol do Elias contra o Cruzeiro aos 43 do segundo tempo. Lembro cada detalhe daquele dia desde a hora que acordei. Foi minha volta ao Maraca desde o fechamento em 2010. Pouquíssimos acreditavam que eliminaríamos aquele timaço que tinha o Cruzeiro. Esse é o resumo, porque se for pra detalhar tudo que senti naquele dia, só paro de escrever amanhã.


E qual o pior momento que tu viu no clube? 

Os piores times que vi foram os de 2004 e 2005, mas o pior dia foi o Flamengo x América do México, em 2008. O time era ótimo, tínhamos boas chances de levar aquela Libertadores. Até que, do nada, acontece aquele apagão. Talvez tenha sido o dia que mais chorei na minha vida. Pensei até em parar de acompanhar futebol (ideia prontamente reconsiderada 20 minutos depois). 


Qual foi o melhor jogador que tu viu, com a camisa do Flamengo? 

Meu maior ídolo, dos que vi jogar, se chama Dejan Petkovic


E que jogador, técnico ou dirigente que não gostaria nunca mais de ver pisar na Gávea?

Cito nas três categorias, excetuando "casos óbvios": Júlio César (o Goleiro), Reinaldo Rueda e Patrícia Amorim. 


Curioso seu voto em Júlio César, comente? 

Sou fã como goleiro, um monstro em seu auge (na Inter e na Seleção). Mas não acho que sequer chegue perto de ser ídolo aqui. Agradeço por 2001, somente. De 2002 a 2004, alternou entre contusões e falhas. Em 2003, tomamos de 4x0 do Flu na semifinal do Carioca com 3 falhas dele. No fim do jogo, saiu correndo pro ataque pra querer jogar pra torcida. Em 2004, quase nos rebaixou (num time que já era horroroso) com falhas cruciais na reta final. Depois do tempo no exterior, recusava o Fla em toda investida do clube. E agora, em fim de carreira, com o mercado cada vez mais fechado pra ele, deu entrevista cavando lugar aqui. Que passe longe! Obrigado por 2001 e só.


Sobre Rueda, não acha um pouco de miz an scene a polêmica sobre sua saída, visto que pelo péssimo trabalho que ele fazia, a torcida já pedia sua cabeça? 

Não acho que o trabalho era péssimo, longe disso. Poucos pediam sua cabeça. O que deu raiva foi a hipocrisia daquele mesmo papinho de sequência, planejamento e desafio, até abandonar o clube na primeira proposta com maior ganho financeiro. Tem o "enorme" desafio de evitar que a "gigante" Seleção do Chile (que nem é seu país) não faça vergonha novamente nas Eliminatórias. Traidor, safado! Que perca pra Venezuela em casa e se afunde junto com o Chile.


Sobre Patrícia, ela realmente foi muito mal na condução do clube. Acha que isso pode prejudicar futuras Presidentas de clube? Crê que ela foi desonesta? 

Patrícia foi unanimidade como trabalho péssimo. Ultrapassa qualquer questão de machismo. Foi horrível e afundou ainda mais o clube. Usava os esportes olímpicos como muleta e mesmo assim só obteve fracassos com o principal deles (basquete). Flamengo já teve inúmeros presidentes incompetentes, o que creio impedir de julgarem o fato dela ser mulher como causa. Se uma futura presidenta se mostrar preparada para o cargo, o fator Patrícia não impediria o apoio da torcida.


E o que tu pensa sobre a atual gestão, conduzida por Eduardo Bandeira de Mello? 

Financeiramente perfeita. Uma pena que o presidente tenha se perdido completamente no personagem durante o segundo mandato. A gestão do futebol passa longe da perfeição e, em vez de buscar uma melhora, ele prefere afrontar a torcida e quem critica. Lamentável mesmo, tinha tudo pra ser o melhor presidente da história do clube, disparado.


Bandeira é frequentemente acusado de "não entender nada de futebol", isso é fato, ou parte do "personagem" como tu diz? 

Fato, ele realmente parece não entender de futebol. Basta ver como tudo desandou quando ele acumulou o cargo de vice de futebol. 


Por que na sua visão, Diego e Everton Ribeiro não conseguiram (ao menos ainda) entregar seu melhor futebol ao Flamengo? 

Diego conseguiu por um tempo. Estava muito bem desde 2016 até a lesão em 2017. Depois não conseguiu recuperar seu melhor e sumiu em jogos importantes. Há parcela própria de culpa, assim como no esquema que o sobrecarregava às vezes. Quanto ao Éverton Ribeiro, começou muito bem, mas depois foi afetado pelo cansaço. Não teve descanso na temporada. Agora, tendo um período de preparação adequada, não haverá mais desculpas. Tem que jogar bola.


Os rivais de todo Brasil tem nos últimos tempos pegado no pé do Flamengo por conta do tal "Cheirinho". Acha que a torcida do Mengo é muito ufanista ou isso é irreverência?

O cheirinho foi uma brincadeira feita exclusivamente entre a torcida do Flamengo. Sequer era usada como provocação. O fato do clube ser muito odiado ajudou nesse incômodo alheio. E só foi usada em 2016, não se viu flamenguista usando o termo em 2017, apenas rivais utilizaram para ironizar, o que mostra que realmente a brincadeira os incomodou bastante. Não mudaria, de forma alguma, esse jeito irreverente da torcida. É uma marca nossa, dane-se o que pensam os rivais.





Márcio Braga

Talvez o maior presidente da história do clube. Foi muito mal nos últimos dois mandatos, mas está perdoado pela história que tem no Fla. Pelo que representou na história do clube, sim colocaria.


Edmundo dos Santos Silva

Qualquer palavra sincera sobre ele seria censurada. Próximo, por favor. 


Juan (o zagueiro)

Ídolo, monstro. Um dos jogadores mais técnicos que pude ter o prazer de ver jogar de perto. Merece se aposentar como capitão e ganhando um título grande. Coloco as duas mãos no fogo por ele. 


Fábio Luciano

Ícone. Não consigo considerar completamente ídolo por ter um pé atrás quanto ao que aconteceu antes do Flamengo x América do México. Nunca saberemos o que realmente o deixou de fora daquela partida. É uma história muito mal contada


Léo Moura

Ícone burro e mal agradecido. Pelo o que fez dentro de campo, tinha tudo pra ser ídolo. Mas parece que a cada dia acorda e pensa numa forma diferente de se queimar ainda mais com a torcida. O cúmulo foi se oferecer ao maior rival (COM EURICO) um mês depois do Flamengo organizar um jogo de despedida em sua homenagem. Pelo jogador ponho minha mão no fogo, pela pessoa, a dele. 


Sávio

Ídolo, craque. Infelizmente não nasci a tempo de ter memórias do seu auge


Alex "Muralha"

Fraco, incompetente e amarelão. Colocou suas mãos pés e tudo mais no fogo por si mesmo. 


Adriano, o Imperador

Ah, o Didico! Ídolo é pouco. Cantar o Rap da Felicidade ("Eu só quero é ser feliz") com a torcida, após seu gol de cobertura contra o Coxa, foi um dos meus momentos mais marcantes no Maraca. Uma pena que não queira mais nada com o futebol. Entre os mortais (o que exclui Ronaldo e Romário), é top 5 dos centroavantes que vi jogar. Em que aspecto (se é que o faz) tu coloca a "Mão no Fogo" por ele? Talento e caráter. 



O goleiro Bruno

Impossível considerar como ídolo, apesar de ter sido disparadamente o melhor goleiro que vi com a camisa do Fla. Existem coisas que não podem ficar de fora da análise, e seus êxitos como goleiro são irrelevantes se comparados ao que fez fora do campo. Bandido, assassino, que apodreça eternamente na cadeia. 


Romário

202 gols em 240 jogos não é algo que passe batido. Jogou muita bola no Fla sim, embora pudesse ter feito ainda mais pelo clube. Mesmo que a conduta profissional não fosse exemplar, o Flamengo não poderia de forma alguma rescindir com o cara e deixá-lo de bandeja pro Vasco. 


Zé Ricardo

Melhor que ele, no século, só Joel Santana. Se perdeu um pouco após a eliminação da Libertadores e sofreu com a falta de experiência. No futuro, com mais bagagem e malandragem, é facilmente minha primeira opção. Colocaria a mão no fogo por ele. 


Joel Santana

Como já disse, nosso melhor técnico no século. O que ele fez em 2005 e 2007 foi absurdo. Temos muito a agradecer. Por que acha que ele "sumiu" do mercado? O futebol na década atual passou por uma transição muito radical e extrema. Nela, alguns conceitos deixaram de funcionar. E o Joel, assim como uma leva de técnicos vencedores de outra geração, não se adaptou, nem se reciclou o suficiente para ainda estar alta. 


Andrade

Como jogador, sem palavras. Como técnico, um dos principais responsáveis pelo título em 2009, porém fraco. Naquela conquista, seu mérito foi unir o grupo e fazer com que jogassem por ele. Na média geral, mãos, pés e joelhos no fogo por ele. 


Rodrigo Caetano

Superestimado. Muito mais nome do que trabalho. As negociações acontecem porque agora o clube tem dinheiro, o que torna tudo mais fácil. Mais uma banana no departamento de futebol


Paulo Cesar Carpegiani 

Nome importantíssimo na história do clube. Respeito máximo. Porém, não concordei com seu anúncio como técnico pra 2018. Ele vinha de um certo "ostracismo" mas fez um bom trabalho no Bahia, qual sua expectativa? Um título no século. Acho muito ultrapassado. Torço muito para que esteja em processo de reciclagem, mas deve ter algumas dificuldades.



Seu recado final para o torcedor, o clube e quem mais desejar? 


Esqueçam quem a veste, nós amamos a camisa. É pra ela que torcemos. Por mais incompetente que algum cidadão seja, enquanto a bola estiver rolando, apoiem, acreditem. Massacrem, reclamem, perturbem depois. Mas nada de contar derrota antes ou torcer pra alguém falhar por mera vaidade de razão. Nós, a torcida, somos a maior força do Flamengo. Sem nós, ele se enfraquece. Portanto, estejamos com ele, sempre!



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours